Dissertação

Análise comparativa entre os livros didáticos para ensino de Inglês em Ensino Médio e a Proposta Curricular da SEDUC-AM

O ensino de língua inglesa no Brasil está regulado pela Lei 9,394 de 1996, também conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB), complementada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para Língua Estrangeira no Ensino Médio, de 1999. Na esfera estadual, a Secretaria de Estad...

ver descrição completa

Autor principal: Valdés, Ricardo Ernesto Cadena
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9509715833554611
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6062
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6062
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-60622017-12-22T05:03:23Z Análise comparativa entre os livros didáticos para ensino de Inglês em Ensino Médio e a Proposta Curricular da SEDUC-AM Valdés, Ricardo Ernesto Cadena Ferreira, Herbert Luiz Braga http://lattes.cnpq.br/9509715833554611 http://lattes.cnpq.br/4035461749959129 Ensino de inglês Proposta curricular Livro didático LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS O ensino de língua inglesa no Brasil está regulado pela Lei 9,394 de 1996, também conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB), complementada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para Língua Estrangeira no Ensino Médio, de 1999. Na esfera estadual, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino – SEDUC-AM regula o ensino de inglês nas escolas públicas, através da Proposta Curricular de Língua Inglesa para o Ensino Médio, de 2012. Um dos materiais didáticos utilizados nas escolas públicas é a coleção do livro “Take Over”, do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Apesar de os dois materiais seguir as diretrizes da LDB e dos PCN, alguns professores da rede pública estadual encontram certo descompasso na hora de planejar as aulas, o que motivou a realização desta pesquisa, cujo objetivo é fazer a análise comparativa entre os dois materiais. O aporte teórico da pesquisa foi ancorado nos pressupostos dos documentos oficiais e em autores que são referência em políticas linguísticas, em abordagens, metodologias e teorias do ensino de inglês como língua estrangeira, em formação de professores e em livro didático. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa bibliográfica. Depois de fazer a análise comparativa entre os temas transversais sugeridos nos dois materiais, os conteúdos, o desenvolvimento de habilidades comunicativas e os pressupostos teóricos de cada um deles, os resultados indicaram que o maior descompasso entre os dois está na temática dos textos a ser abordados em sala de aula como temas transversais, na sequência em que devem ser abordados os conteúdos, e nas habilidades comunicativas, diferentes da leitura de textos em língua inglesa, a ser desenvolvidas pelos educandos, o que permite concluir que ambos materiais parecem precisar de uma atualização. Entre tanto, há uma grande coincidência entre os pressupostos teóricos dos dois materiais e no desenvolvimento da habilidade de leitura, o que demonstra que o foco do ensino de inglês para o Ensino Médio nas escolas da rede pública do Estado está nas atividades de compreensão de leitura em língua inglesa, se bem é recomendável que dentre os temas sugeridos seja abordado o contexto sócio-económico-cultural dos alunos da rede pública estadual, para que as leituras sejam realmente significativas. No final do trabalho, ressalta-se a importância que tem o processo de formação inicial e continuada dos professores, quanto à utilização dos livros didáticos, a criação de um grupo de pesquisa relacionado com livros didáticos e é recomendado o ensino de inglês como língua estrangeira moderna, nas escolas da rede pública estadual, dentro de uma abordagem instrumental. Teaching English language in Brazil is regulated by Law 9,394 of 1996, also known as the Basic Education Guidelines and Bases Law (LDB), complemented by the National Curricular Parameters (NCP) for Foreign Language in Secondary Education, 1999. State Department of Education and Quality of Education - SEDUC-AM regulates the teaching of English in public schools, through the Curricular Proposal of English Language for High School, 2012. One of the didactic materials used in public schools is the collection of the "Take Over" book from the National Textbook Program (PNLD). Although the two materials follow the guidelines of the LDB and the NCPs, some teachers at the state public network find some mismatch at the time of planning classes, which motivated the accomplishment of this research, whose objective is to make the comparative analysis between both materials. The theoretical contribution of the research was anchored in the assumptions of the official documents and authors that are a reference in linguistic policies, approaches, methodologies and theories of teaching English as a foreign language, teachers formation and textbook. This study is a qualitative bibliographical research. After doing the comparative analysis between the transversal themes suggested in the two documents, the contents, the development of communicative skills and the theoretical assumptions of each one, the results indicated that the greater mismatch between them is in the thematic of the texts to be approached in the classroom as transversal topics, in the sequence in which the contents must be addressed, and in the communicative skills, rather than in the reading of texts in the English language, to be developed by the students, which allows us to conclude that both documents seem to need an update. Meanwhile, there is a great agreement between the theoretical assumptions of the two documents and the development of reading skill, which demonstrates that the focus of teaching English at High School in State public schools is in the activities of reading comprehension in English, although it is recommended that among the topics suggested, the socio-economic-cultural context of the students of the state public network should be addressed, so that the readings are really meaningful. At the end of the study, it is emphasized the importance of the initial and continuing teacher formation process, especially with regard to the use of textbooks, the creation of a research group related to textbooks, and the teaching of English as a foreign modern language, in the schools of the state public network, within an instrumental approach. 2017-12-21T17:34:02Z 2017-08-31 Dissertação VALDÉS, Ricardo Ernesto Cadena. Análise comparativa entre os livros didáticos para ensino de Inglês em Ensino Médio e a Proposta Curricular da SEDUC-AM. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6062 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Ensino de inglês
Proposta curricular
Livro didático
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
spellingShingle Ensino de inglês
Proposta curricular
Livro didático
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Valdés, Ricardo Ernesto Cadena
Análise comparativa entre os livros didáticos para ensino de Inglês em Ensino Médio e a Proposta Curricular da SEDUC-AM
topic_facet Ensino de inglês
Proposta curricular
Livro didático
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
description O ensino de língua inglesa no Brasil está regulado pela Lei 9,394 de 1996, também conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB), complementada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para Língua Estrangeira no Ensino Médio, de 1999. Na esfera estadual, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino – SEDUC-AM regula o ensino de inglês nas escolas públicas, através da Proposta Curricular de Língua Inglesa para o Ensino Médio, de 2012. Um dos materiais didáticos utilizados nas escolas públicas é a coleção do livro “Take Over”, do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Apesar de os dois materiais seguir as diretrizes da LDB e dos PCN, alguns professores da rede pública estadual encontram certo descompasso na hora de planejar as aulas, o que motivou a realização desta pesquisa, cujo objetivo é fazer a análise comparativa entre os dois materiais. O aporte teórico da pesquisa foi ancorado nos pressupostos dos documentos oficiais e em autores que são referência em políticas linguísticas, em abordagens, metodologias e teorias do ensino de inglês como língua estrangeira, em formação de professores e em livro didático. Este trabalho é uma pesquisa qualitativa bibliográfica. Depois de fazer a análise comparativa entre os temas transversais sugeridos nos dois materiais, os conteúdos, o desenvolvimento de habilidades comunicativas e os pressupostos teóricos de cada um deles, os resultados indicaram que o maior descompasso entre os dois está na temática dos textos a ser abordados em sala de aula como temas transversais, na sequência em que devem ser abordados os conteúdos, e nas habilidades comunicativas, diferentes da leitura de textos em língua inglesa, a ser desenvolvidas pelos educandos, o que permite concluir que ambos materiais parecem precisar de uma atualização. Entre tanto, há uma grande coincidência entre os pressupostos teóricos dos dois materiais e no desenvolvimento da habilidade de leitura, o que demonstra que o foco do ensino de inglês para o Ensino Médio nas escolas da rede pública do Estado está nas atividades de compreensão de leitura em língua inglesa, se bem é recomendável que dentre os temas sugeridos seja abordado o contexto sócio-económico-cultural dos alunos da rede pública estadual, para que as leituras sejam realmente significativas. No final do trabalho, ressalta-se a importância que tem o processo de formação inicial e continuada dos professores, quanto à utilização dos livros didáticos, a criação de um grupo de pesquisa relacionado com livros didáticos e é recomendado o ensino de inglês como língua estrangeira moderna, nas escolas da rede pública estadual, dentro de uma abordagem instrumental.
author_additional Ferreira, Herbert Luiz Braga
author_additionalStr Ferreira, Herbert Luiz Braga
format Dissertação
author Valdés, Ricardo Ernesto Cadena
author2 http://lattes.cnpq.br/9509715833554611
author2Str http://lattes.cnpq.br/9509715833554611
title Análise comparativa entre os livros didáticos para ensino de Inglês em Ensino Médio e a Proposta Curricular da SEDUC-AM
title_short Análise comparativa entre os livros didáticos para ensino de Inglês em Ensino Médio e a Proposta Curricular da SEDUC-AM
title_full Análise comparativa entre os livros didáticos para ensino de Inglês em Ensino Médio e a Proposta Curricular da SEDUC-AM
title_fullStr Análise comparativa entre os livros didáticos para ensino de Inglês em Ensino Médio e a Proposta Curricular da SEDUC-AM
title_full_unstemmed Análise comparativa entre os livros didáticos para ensino de Inglês em Ensino Médio e a Proposta Curricular da SEDUC-AM
title_sort análise comparativa entre os livros didáticos para ensino de inglês em ensino médio e a proposta curricular da seduc-am
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2017
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6062
_version_ 1831969565753475072
score 11.753896