Dissertação

O uso da modelagem matemática como proposta para a melhoria do ensino da Física na região Amazônica

Um dos maiores desafios do professor atualmente é a busca pelo desenvolvimento da capacidade de aprender dos alunos e do modo como se constrói o conhecimento, ou seja, o processo de aprendizagem dos alunos é objeto de investigação. Expor conteúdos, reproduzir fórmulas e cálculos de forma alheia à...

ver descrição completa

Autor principal: Soares, Rodrigo da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1116893599757441
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6150
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-6150
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-61502018-08-23T15:43:05Z O uso da modelagem matemática como proposta para a melhoria do ensino da Física na região Amazônica Soares, Rodrigo da Silva Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/1116893599757441 http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Modelagem Matemática Aprendizagem do aluno Conteúdos da Física Cálculos CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA Um dos maiores desafios do professor atualmente é a busca pelo desenvolvimento da capacidade de aprender dos alunos e do modo como se constrói o conhecimento, ou seja, o processo de aprendizagem dos alunos é objeto de investigação. Expor conteúdos, reproduzir fórmulas e cálculos de forma alheia às aplicabilidades ao cotidiano quase sempre provoca a falta de interesse na busca do aprendizado. Este trabalho tem por objetivo destacar a modelagem matemática, por ser uma habilidade básica porque tem importantes aplicações nos conteúdos da Física aplicados no ensino médio. Existem diversas formas de abordar um conteúdo de modo a despertar o interesse e a curiosidade do aluno. Nesta dissertação, são relatadas atividades práticas que possibilitam ao aluno resolver problemas de modo prático, proporcionando o contato e a comunicação entre os estudantes, dinamizando a aprendizagem e motivação, facilitando a compreensão dos assuntos da Física. One of the greatest challenges of the teacher today is the search for the development of students ’capacity to learn and the way knowledge is constructed, that is, the students’ learning process is the object of investigation. Exposing contents, reproducing formulas and calculations in a way that is foreign to everyday applications almost always causes a lack of interest in the search for learning. This work aims to highlight mathematical modeling, as it is a basic skill because it has important applications in the contents of Physics applied in high school. There are several ways to approach content in a way that engages the interest and curiosity of the student. In this dissertation, practical activities are reported that allow the student to solve problems in a practical way, providing the contact and communication between students, stimulating learning and motivation, facilitating the understanding of the subjects of Physics. 2018-02-08T14:10:13Z 2017-11-29 Dissertação SOARES, Rodrigo da Silva. O uso da modelagem matemática como proposta para a melhoria do ensino da Física na região Amazônica. 2017. 50 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6150 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Modelagem Matemática
Aprendizagem do aluno
Conteúdos da Física
Cálculos
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
spellingShingle Modelagem Matemática
Aprendizagem do aluno
Conteúdos da Física
Cálculos
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
Soares, Rodrigo da Silva
O uso da modelagem matemática como proposta para a melhoria do ensino da Física na região Amazônica
topic_facet Modelagem Matemática
Aprendizagem do aluno
Conteúdos da Física
Cálculos
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Um dos maiores desafios do professor atualmente é a busca pelo desenvolvimento da capacidade de aprender dos alunos e do modo como se constrói o conhecimento, ou seja, o processo de aprendizagem dos alunos é objeto de investigação. Expor conteúdos, reproduzir fórmulas e cálculos de forma alheia às aplicabilidades ao cotidiano quase sempre provoca a falta de interesse na busca do aprendizado. Este trabalho tem por objetivo destacar a modelagem matemática, por ser uma habilidade básica porque tem importantes aplicações nos conteúdos da Física aplicados no ensino médio. Existem diversas formas de abordar um conteúdo de modo a despertar o interesse e a curiosidade do aluno. Nesta dissertação, são relatadas atividades práticas que possibilitam ao aluno resolver problemas de modo prático, proporcionando o contato e a comunicação entre os estudantes, dinamizando a aprendizagem e motivação, facilitando a compreensão dos assuntos da Física.
author_additional Prata, Roberto Antonio Cordeiro
author_additionalStr Prata, Roberto Antonio Cordeiro
format Dissertação
author Soares, Rodrigo da Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/1116893599757441
author2Str http://lattes.cnpq.br/1116893599757441
title O uso da modelagem matemática como proposta para a melhoria do ensino da Física na região Amazônica
title_short O uso da modelagem matemática como proposta para a melhoria do ensino da Física na região Amazônica
title_full O uso da modelagem matemática como proposta para a melhoria do ensino da Física na região Amazônica
title_fullStr O uso da modelagem matemática como proposta para a melhoria do ensino da Física na região Amazônica
title_full_unstemmed O uso da modelagem matemática como proposta para a melhoria do ensino da Física na região Amazônica
title_sort o uso da modelagem matemática como proposta para a melhoria do ensino da física na região amazônica
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2018
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6150
_version_ 1831969582092386304
score 11.753735