Dissertação

Scratch como recurso pedagógico facilitador na compreensão de modelos atômicos

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) inovaram as práticas em sala de aula, no sentido de dispor de diferentes tipos de dispositivos e programas que favoreçam a práxis docente e possibilite aos estudantes aprender. A programação por meio do Scratch tem aberto novos caminhos e perspectivas...

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Autor principal: Sousa, João Batista Félix de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2450417025439022, https://orcid.org/0000-0003-4661-0093
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2020
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7717
Resumo:
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) inovaram as práticas em sala de aula, no sentido de dispor de diferentes tipos de dispositivos e programas que favoreçam a práxis docente e possibilite aos estudantes aprender. A programação por meio do Scratch tem aberto novos caminhos e perspectivas para o desenvolvimento de uma aprendizagem dinâmica e criativa, principalmente, em cursos de nível médio-técnico. O objetivo deste trabalho é mostrar como o programa Scratch pode contribuir para o processo de ensino-aprendizado de modelos atômicos no primeiro ano do ensino médio e particularmente em um curso Técnico em Desenvolvimento de Sistema. Assim, a pesquisa foi aplicada a estudantes da primeira série do Ensino Médio deste curso, no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Presidente Figueiredo. O uso do programa Scratch permitiu aos estudantes desenvolverem suas capacidades criativas na construção dos principais modelos atômicos utilizando a lógica de programação, o que entra em consonância com o contexto destes estudantes. Na programação Scratch toda a lógica se apresenta organizada na forma de blocos, e por consequência não exigem nenhum domínio de sintaxe, característica de qualquer linguagem de programação. Numa linguagem, constituída por blocos, conhecida por linguagem iconográfica, o fator predominante é o aprendizado da lógica de programação e, como a programação desenvolvida pode ser rapidamente testada, todo o processo é mais dinâmico e motivador. Com os resultados apresentados neste trabalho constatamos que as estratégias utilizadas possibilitam uma maior autonomia para as produções do estudante, potencializando a criatividade e ao mesmo tempo o tornando um sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem, onde o professor é o mediador de todas essas ações. Nesta pesquisa utilizamos a abordagem construcionista defendida por Seymour Papert, a construtivista de Jean Piaget e a educação libertadora de Paulo Freire, onde o estudante aprende não somente de forma tradicional, mas através da inclusão dos recursos tecnológicos na sala de aula. Além disso, numa perspectiva educacional Freiriana para propiciar um aprendizado de qualidade é indispensável analisar o dia a dia dos alunos, levando os assuntos de acordo com sua realidade. Para estabelecer uma conexão dos conteúdos correlacionados a modelos atômicos com a rotina dos estudantes do curso Técnico em Análise de Sistemas, utilizamos como estratégia de ensino a programação Scratch, que está alicerçada em lógica de programação, presente de modo contínuo neste curso. Desta forma, os resultados apresentados mostraram que a ferramenta Scratch foi um recurso pedagógico facilitador para o aprendizado e os estudantes conseguiram alcançar um bom aprendizado no conteúdo de modelos atômicos. Outro ponto importante a ser considerado é propiciar que o desenvolvimento das habilidades, tais como as capacidades criativas, autonomias e resiliências, aconteceram por meio do desenvolvimento dos projetos criados pelos alunos, como quizzes e simuladores no Scratch. O material pedagógico e a metodologia apresentada neste trabalho poderá ser utilizado como instrumento didático-pedagógico para aulas de ciências no Ensino médio, assim como no nono ano do ensino Fundamental 2, sendo facilmente adaptável e atendendo aos interesses de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática.