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Dissertação
Relações sociais e afetivas de crianças com dificuldade de movimento no contexto escolar: uma análise a partir do olhar da professora e das crianças
O ambiente escolar é um local onde as crianças podem aprimorar, aprender e desenvolver suas habilidades. O espaço escolar releva situações diversas no seu cotidiano como dificuldades que as crianças possam apresentar, podendo muitas das vezes ser rotulada sem nenhum diagnóstico, ou ainda ter suas...
Autor principal: | Sodré, Marta Patrícia Faianca |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9445473938882932 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6995 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-69952022-03-30T05:03:26Z Relações sociais e afetivas de crianças com dificuldade de movimento no contexto escolar: uma análise a partir do olhar da professora e das crianças Sodré, Marta Patrícia Faianca Santos, João Otacílio Libardoni dos http://lattes.cnpq.br/9445473938882932 http://lattes.cnpq.br/1487941865277973 Formiga, Nilton Soares http://lattes.cnpq.br/5901130373066343 Fernandes, Wania Ribeiro http://lattes.cnpq.br/8182491076826479 Corpo Educação Interação social Dificuldade de movimento CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O ambiente escolar é um local onde as crianças podem aprimorar, aprender e desenvolver suas habilidades. O espaço escolar releva situações diversas no seu cotidiano como dificuldades que as crianças possam apresentar, podendo muitas das vezes ser rotulada sem nenhum diagnóstico, ou ainda ter suas particularidades esquecidas em meio tantas crianças nesse ambiente. No ensino faz-se necessário a perspectiva da educação inclusiva, exatamente para atender as necessidades dos alunos. Muitas dificuldades podem ser acarretadas por questões corporais que não foram trabalhadas no momento correto e nem na fase correta no ambiente escolar. Assim, uma prática inclusiva consiste em um olhar redimensionado para as diferenças, considerando os sujeitos como atores sociais. Em virtude desse contexto, a pesquisa analisou se a dificuldade de movimento influenciaria nas interações sociais e afetivas de crianças no contexto escolar. A pesquisa teve como objetivos: identificar as crianças que apresentaram dificuldade de movimento no contexto escolar; descrever as interações sociais e afetivas de crianças com e sem dificuldade de movimento no contexto escolar e verificar se as crianças com dificuldade de movimento apresentaram comprometimentos nas interações sociais e afetivas no contexto escolar. Quanto ao método, a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa quali-quanti. O loco da pesquisa foi uma escola municipal de educação infantil, da cidade de Manaus. Os instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas e o teste Movement Assessment Battery for Children - MABC-2. Os participantes da pesquisa foram 24 crianças com idade de 4-5 anos e a professora regente. Na análise e discussão dos dados usou-se a análise descritiva para os dados das crianças e a análise de conteúdo para analisar os dados da professora The school environment is a place where children can improve, learn and develop their skills. The school space reveals different situations in its daily life as difficulties that children can present, and can often be labeled without any diagnosis, or even have their particularities forgotten among so many children in this environment. In education, the perspective of inclusive education is necessary, precisely to meet the students’ needs. Many difficulties can be caused by bodily issues that were not worked at the right time or at the correct stage in the school environment. Thus, an inclusive practice consists of a scaled-down look at the differences, considering the subjects as social actors. Due to this context, the research analyzed whether the difficulty of movement would influence the social and affective interactions of children in the school context. The research had as objectives: to identify the children who presents difficulty of movement in the school context; to describe the social and affective interactions of children with and without movement difficulties in the school context and to verify if the children with difficulty of movement presents compromises in the social and affective interactions in the school context. As for the method, the research is characterized as a quality-quantity research. The locus of the research was a municipal school of early childhood education, in Manaus city. The instruments used were semi-structured interviews and the Movement Assessment Battery for Children (MABC-2) test. The participants of the research were 24 children aged 4-5 years old and the regent teacher. In the analysis and discussion of the data the descriptive analysis was used for the data of the children and the content analysis to analyze the data of the teacher. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2019-03-01T19:09:22Z 2018-12-14 Dissertação SODRÉ, Marta Patrícia Faianca. Relações sociais e afetivas de crianças com dificuldade de movimento no contexto escolar: uma análise a partir do olhar da professora e das crianças. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6995 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Corpo Educação Interação social Dificuldade de movimento CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
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O ambiente escolar é um local onde as crianças podem aprimorar, aprender e
desenvolver suas habilidades. O espaço escolar releva situações diversas no seu
cotidiano como dificuldades que as crianças possam apresentar, podendo muitas das
vezes ser rotulada sem nenhum diagnóstico, ou ainda ter suas particularidades
esquecidas em meio tantas crianças nesse ambiente. No ensino faz-se necessário a
perspectiva da educação inclusiva, exatamente para atender as necessidades dos
alunos. Muitas dificuldades podem ser acarretadas por questões corporais que não
foram trabalhadas no momento correto e nem na fase correta no ambiente escolar.
Assim, uma prática inclusiva consiste em um olhar redimensionado para as diferenças,
considerando os sujeitos como atores sociais. Em virtude desse contexto, a pesquisa
analisou se a dificuldade de movimento influenciaria nas interações sociais e afetivas
de crianças no contexto escolar. A pesquisa teve como objetivos: identificar as crianças
que apresentaram dificuldade de movimento no contexto escolar; descrever as
interações sociais e afetivas de crianças com e sem dificuldade de movimento no
contexto escolar e verificar se as crianças com dificuldade de movimento apresentaram
comprometimentos nas interações sociais e afetivas no contexto escolar. Quanto ao
método, a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa quali-quanti. O loco da
pesquisa foi uma escola municipal de educação infantil, da cidade de Manaus. Os
instrumentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas e o teste Movement
Assessment Battery for Children - MABC-2. Os participantes da pesquisa foram 24
crianças com idade de 4-5 anos e a professora regente. Na análise e discussão dos
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