/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A prática e a formação docente no ensino de biologia
O presente trabalho tem o objetivo despontar a formação e as práticas pedagógicas dos professores de Biologia das Escolas Estaduais no município de Humaitá-Amazonas. O problema desta pesquisa salienta a importância da formação docente para o desenvolvimento das práticas pedagógicas dentro do ambient...
Autor principal: | Silva, Paula Rayanny Mendonça |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4329367492361676 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7120 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho tem o objetivo despontar a formação e as práticas pedagógicas dos professores de Biologia das Escolas Estaduais no município de Humaitá-Amazonas. O problema desta pesquisa salienta a importância da formação docente para o desenvolvimento das práticas pedagógicas dentro do ambiente escolar, levando-se em consideração as concepções teóricas e os saberes docentes do professor, para o desenvolvimento das aulas de Biologia nas escolas públicas de Ensino Médio do município. O presente estudo classifica-se em uma Pesquisa Empírica e quanto aos seus objetivos pode ser classificado como descritivo e explicativo, com abordagem qualitativa, sendo realizado nas Escolas Estaduais do município de Humaitá, Estado do Amazonas, que possuem o Ensino Médio Regular. Primeiramente, foi realizada uma Pesquisa Documental com os Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos do Curso de Ciências: Biologia e Química para definir os verificar as problemáticas observadas durante o período de Estágio Supervisionado dos mesmos em relação ao tema deste estudo. Em seguida, a pesquisa de campo levantou dados sobre o tema, através de entrevistas aos professores da disciplina de Biologia das Escolas Estaduais Álvaro Maia, Oswaldo Cruz e Plínio Ramos Coelho. A análise dos dados se deu através do Materialismo Histórico Dialético, e ao final pôde-se chegar a um panorama sobre a questão da importância da formação inicial e contínua dos professores de Biologia, assim como de suas concepções teóricas e saberes docentes que norteiam suas práticas pedagógicas em sala de aula. |