Dissertação

A prática e a formação docente no ensino de biologia

O presente trabalho tem o objetivo despontar a formação e as práticas pedagógicas dos professores de Biologia das Escolas Estaduais no município de Humaitá-Amazonas. O problema desta pesquisa salienta a importância da formação docente para o desenvolvimento das práticas pedagógicas dentro do ambient...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Paula Rayanny Mendonça
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4329367492361676
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7120
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7120
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-71202019-12-06T14:05:23Z A prática e a formação docente no ensino de biologia Silva, Paula Rayanny Mendonça Silva, Viviane Vidal da http://lattes.cnpq.br/4329367492361676 http://lattes.cnpq.br/4787853604608970 Alves, Maria Isabel Alonso http://lattes.cnpq.br/1157608326062043 Almeida, Edslei Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/6485432925797946 Papel do professor Formação docente Práticas pedagógicas Ensino e educação Materialismo histórico dialético CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O presente trabalho tem o objetivo despontar a formação e as práticas pedagógicas dos professores de Biologia das Escolas Estaduais no município de Humaitá-Amazonas. O problema desta pesquisa salienta a importância da formação docente para o desenvolvimento das práticas pedagógicas dentro do ambiente escolar, levando-se em consideração as concepções teóricas e os saberes docentes do professor, para o desenvolvimento das aulas de Biologia nas escolas públicas de Ensino Médio do município. O presente estudo classifica-se em uma Pesquisa Empírica e quanto aos seus objetivos pode ser classificado como descritivo e explicativo, com abordagem qualitativa, sendo realizado nas Escolas Estaduais do município de Humaitá, Estado do Amazonas, que possuem o Ensino Médio Regular. Primeiramente, foi realizada uma Pesquisa Documental com os Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos do Curso de Ciências: Biologia e Química para definir os verificar as problemáticas observadas durante o período de Estágio Supervisionado dos mesmos em relação ao tema deste estudo. Em seguida, a pesquisa de campo levantou dados sobre o tema, através de entrevistas aos professores da disciplina de Biologia das Escolas Estaduais Álvaro Maia, Oswaldo Cruz e Plínio Ramos Coelho. A análise dos dados se deu através do Materialismo Histórico Dialético, e ao final pôde-se chegar a um panorama sobre a questão da importância da formação inicial e contínua dos professores de Biologia, assim como de suas concepções teóricas e saberes docentes que norteiam suas práticas pedagógicas em sala de aula. The present work has the objective to show the formation and the pedagogical practices of the teachers of Biology of the State Schools in the municipality of Humaitá-Amazonas. The problem of this research emphasizes the importance of teacher training for the development of pedagogical practices within the school environment, taking into account the theoretical conceptions and teacher knowledge of the teacher, for the development of Biology classes in public high schools of the County. The present study is classified in an Empirical Research and its objectives can be classified as descriptive and explanatory, with a qualitative approach, being carried out in the State Schools of the municipality of Humaitá, State of Amazonas, which have the Regular High School. Firstly, a Documentary Survey was carried out with the Course Conclusion Works of the Academics of the Biology and Chemistry Course to define the problems observed during the Supervised Internship period in relation to the subject of this study. Then the field research collected data on the subject, through interviews with the professors of the Biology discipline of the State Schools Álvaro Maia, Oswaldo Cruz and Plínio Ramos Coelho. The analysis of the data took place through the Dialectical Historical Materialism, and in the end it was possible to arrive at a panorama on the importance of the initial and continuous formation of the teachers of Biology, as well as of their theoretical conceptions and teaching knowledge that guide their practices in the classroom. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2019-05-02T20:31:34Z 2019-03-21 Dissertação SILVA, Paula Rayanny Mendonça. A prática e a formação docente no ensino de biologia. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7120 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Papel do professor
Formação docente
Práticas pedagógicas
Ensino e educação
Materialismo histórico dialético
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Papel do professor
Formação docente
Práticas pedagógicas
Ensino e educação
Materialismo histórico dialético
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Silva, Paula Rayanny Mendonça
A prática e a formação docente no ensino de biologia
topic_facet Papel do professor
Formação docente
Práticas pedagógicas
Ensino e educação
Materialismo histórico dialético
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description O presente trabalho tem o objetivo despontar a formação e as práticas pedagógicas dos professores de Biologia das Escolas Estaduais no município de Humaitá-Amazonas. O problema desta pesquisa salienta a importância da formação docente para o desenvolvimento das práticas pedagógicas dentro do ambiente escolar, levando-se em consideração as concepções teóricas e os saberes docentes do professor, para o desenvolvimento das aulas de Biologia nas escolas públicas de Ensino Médio do município. O presente estudo classifica-se em uma Pesquisa Empírica e quanto aos seus objetivos pode ser classificado como descritivo e explicativo, com abordagem qualitativa, sendo realizado nas Escolas Estaduais do município de Humaitá, Estado do Amazonas, que possuem o Ensino Médio Regular. Primeiramente, foi realizada uma Pesquisa Documental com os Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos do Curso de Ciências: Biologia e Química para definir os verificar as problemáticas observadas durante o período de Estágio Supervisionado dos mesmos em relação ao tema deste estudo. Em seguida, a pesquisa de campo levantou dados sobre o tema, através de entrevistas aos professores da disciplina de Biologia das Escolas Estaduais Álvaro Maia, Oswaldo Cruz e Plínio Ramos Coelho. A análise dos dados se deu através do Materialismo Histórico Dialético, e ao final pôde-se chegar a um panorama sobre a questão da importância da formação inicial e contínua dos professores de Biologia, assim como de suas concepções teóricas e saberes docentes que norteiam suas práticas pedagógicas em sala de aula.
author_additional Silva, Viviane Vidal da
author_additionalStr Silva, Viviane Vidal da
format Dissertação
author Silva, Paula Rayanny Mendonça
author2 http://lattes.cnpq.br/4329367492361676
author2Str http://lattes.cnpq.br/4329367492361676
title A prática e a formação docente no ensino de biologia
title_short A prática e a formação docente no ensino de biologia
title_full A prática e a formação docente no ensino de biologia
title_fullStr A prática e a formação docente no ensino de biologia
title_full_unstemmed A prática e a formação docente no ensino de biologia
title_sort prática e a formação docente no ensino de biologia
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7120
_version_ 1831969749028831232
score 11.753896