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Dissertação
O planejado-instituído e a prática do trabalho de profissionais de saúde na atenção básica
Trata-se de uma pesquisa de perspectiva qualitativa, cujo objetivo geral foi estudar o planejado-instituído e a prática do trabalho de profissionais de saúde na atenção básica, em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Manaus, por meio do referencial teórico da Análise Institucional Psicos...
Autor principal: | Nascimento, Janderson Maués do |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5116946204430135 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7271 |
Resumo: |
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Trata-se de uma pesquisa de perspectiva qualitativa, cujo objetivo geral foi estudar o planejado-instituído e a prática do trabalho de profissionais de saúde na atenção básica, em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Manaus, por meio do referencial teórico da Análise Institucional Psicossocial. O método utilizado foi a Observação Participante, cujo campo de observação foi a referida UBSF. A coleta de dados foi realizada através da Coleta de Material Documental da Instituição, de Diário de Campo, e de uma Conversa gravada com os participantes da pesquisa. A análise do corpus foi realizada em coerência com o referencial teórico da Análise Institucional Psicossocial e da Psicodinâmica do Trabalho, em consonância com o método da Observação Participante. Além disso, foram utilizadas a teoria dos analisadores e a análise do discurso. Os resultados mostram que os profissionais são muito unidos pelo trabalho, em cuja equipe há cooperação, flexibilidade de papéis, espaço de diálogo e de expressão de subjetividade. No entanto, não se identificou elos relacionais externos ao trabalho, o que inicialmente seria algo a se pensar, quando se considera o engajamento individual dos sujeitos em prol do grupo. A mobilização é tamanha que o trato com os pacientes do hiperdia é bastante saudável e equilibrado, pois a equipe consegue atender e manter a regularidade dos cuidados prestados a esse público com muita perícia e comprometimento. Além disso, verificaram-se também modos de gestão como fonte de insatisfação no trabalho, com normativos e regramentos em excesso, os quais não condizem com a realidade observada no cotidiano da equipe, e que geram sentimentos análogos à impotência, mesmo quando verificada a transgressão de regras para fazer dar certo o trabalho do grupo, que tem a sensação de não ser ouvido pela gestão. |