Dissertação

Crenças de professores de espanhol sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de LE

Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as crenças de professores egressos do Curso de Letras – Língua e Literatura Espanhola da UFAM sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de LE (Línguas Estrangeiras), e como específicos, levantar as crenças que os professores têm sobre a avaliação no e...

ver descrição completa

Autor principal: Rocha, Mariana Rabelo
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4885942359043479
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7324
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-7324
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-73242019-08-22T05:03:43Z Crenças de professores de espanhol sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de LE Spanish teachers' beliefs about assessment in LE teaching and learning Creencias de profesores de español sobre la evaluación en la enseñanza-aprendizaje de LE Rocha, Mariana Rabelo Ferreira, Herbert Luiz Braga http://lattes.cnpq.br/4885942359043479 http://lattes.cnpq.br/4035461749959129 Monteiro, Marta de Faria e Cunha http://lattes.cnpq.br/4672487830828193 Ponciano, Nilton Paulo http://lattes.cnpq.br/3867399119278744 Língua espanhola - Estudo e ensino LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Crenças Avaliação Ensino-aprendizagem de LE Ensino-aprendizagem de espanhol Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as crenças de professores egressos do Curso de Letras – Língua e Literatura Espanhola da UFAM sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de LE (Línguas Estrangeiras), e como específicos, levantar as crenças que os professores têm sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de LE, identificar as crenças sobre os papeis do professor e do aluno na avaliação e verificar as crenças dos professores sobre a contribuição da graduação para as suas práticas avaliativas. O referencial teórico abordou questões relacionadas às crenças (BARCELOS, 1995, 2001, 2004, 2006, 2007, 2008, 2011; PAJARES, 1992) e à avaliação (DEMO, 1996; HADJI, 1994, 2000; LUCKESI, 2002, 2003, 2005; PERRENOUD 1999, 2000; RABELO, 2004). Este é um trabalho de natureza qualitativa, situando-se no domínio do estudo de caso (NUNAN, 1992; YIN, 2001) como metodologia. O contexto de realização da pesquisa foi o Curso de Letras - Língua e Literatura Espanhola da UFAM, tendo como participantes cinco professoras egressas desse curso. Para geração de dados, foram utilizados um questionário investigativo e uma entrevista semiestruturada. Os resultados revelaram que as crenças sobre a avaliação ainda estão pautadas em abordagens tradicionais, majorando-se o uso da avaliação somativa em detrimento da diagnóstica e formativa. Evidenciou-se, também, que o professor exerce um papel centralizador na prática avaliativa, competindo ao aluno apenas ser avaliado. Por último, mostrou-se a necessidade de que os cursos de formação inicial possibilitem maiores discussões e reflexões sobre a avaliação e uma real aproximação da realidade de sala de aula. The aim of this research was to investigate the beliefs of teachers, who have graduated from UFAM Letters Course - Spanish Language and Literature, on the evaluation in the teaching and learning of FL (Foreign Languages), and as specific, to raise the beliefs that teachers have about assessment in the teaching and learning of FL, identify beliefs about teacher and student roles in assessment, and verify teachers' beliefs about the contribution of undergraduate students to their assessment practices. The theoretical framework addressed issues related to beliefs (BARCELOS, 1995, 2001, 2004, 2006, 2007, 2008, 2011; PAJARES, 1992) and to evaluation (DEMO, 1996; HADJI, 1994, 2000; LUCKESI, 2002, 2003, 2005; PERRENOUD 1999, 2000; RABELO, 2004). This was a qualitative research, in the field of case study (NUNAN, 1992; YIN, 2001) as a methodology. The context of the research was the UFAM Spanish Letters Course - Language and Literature, with five egressed teachers. For data generation, an investigative questionnaire and a semi-structured interview were used. The results revealed that the beliefs about the evaluation are still based on traditional approaches, with the use of summative evaluation in detriment of the diagnostic and formative ones. It was also noticed that the teacher still plays a centralizing role in the evaluative practice, and the student the evaluated one. Finally, the research also has shown the need for initial training courses to enable greater discussions and reflections on the assessment and a real approximation to the classroom reality. Esta investigación tuvo como objetivo general investigar las creencias de los profesores egresados del Curso de Letras con habilitación en Lengua y Literatura Española de la UFAM sobre la evaluación en la enseñanza-aprendizaje de LE (Lenguas extranjeras), y como objetivos específicos, recopilar las creencias que los profesores tienen sobre la evaluación en la enseñanza-aprendizaje de LE, identificar las creencias sobre los roles del profesor y del alumno en la evaluación y verificar las creencias de los profesores sobre la contribución de la graduación para sus prácticas de evaluación. El referencial teórico abordó cuestiones relacionadas a las creencias (BARCELOS, 1995, 2001, 2004, 2006, 2007, 2008, 2011, PAJARES, 1992) y la evaluación (DEMO, 1996; HADJI, 1994, 2000; LUCKESI, 2002, 2003, 2005; PERRENOUD, 1999, 2000; RABELO, 2004). Este es un trabajo de naturaliza cualitativa, situándose en el ámbito del estudio de caso (NUNAN, 1992; YIN, 2001) como metodología. El contexto de realización de la investigación fue el Curso de Letras – Letras con habilitación en Lengua y Literatura Española de la UFAM, teniendo como participantes cinco profesoras egresadas de ese curso. Para la generación de datos, fueron utilizados un cuestionario investigativo y una entrevista semiestructurada. Los resultados revelaron que las creencias sobre la evaluación todavía están pautadas en abordajes tradicionales, acentuándose el uso de la evaluación sumativa en detrimento de la diagnóstica y formativa. Se evidenció, también, que el profesor ejerce un papel centralizador en la práctica evaluativa, siendo competencia del alumno solo ser evaluado. Por último, se mostró la necesidad de que los cursos de formación inicial posibiliten mayores discusiones y reflexiones sobre la evaluación y una real aproximación de la realidad del aula. . A Plataforma é simples e de fácil manuseio. 2019-08-21T18:32:11Z 2019-08-09 Dissertação ROCHA, Mariana Rabelo. Crenças de professores de espanhol sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de LE. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7324 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Língua espanhola - Estudo e ensino
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Crenças
Avaliação
Ensino-aprendizagem de LE
Ensino-aprendizagem de espanhol
spellingShingle Língua espanhola - Estudo e ensino
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Crenças
Avaliação
Ensino-aprendizagem de LE
Ensino-aprendizagem de espanhol
Rocha, Mariana Rabelo
Crenças de professores de espanhol sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de LE
topic_facet Língua espanhola - Estudo e ensino
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Crenças
Avaliação
Ensino-aprendizagem de LE
Ensino-aprendizagem de espanhol
description Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as crenças de professores egressos do Curso de Letras – Língua e Literatura Espanhola da UFAM sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de LE (Línguas Estrangeiras), e como específicos, levantar as crenças que os professores têm sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de LE, identificar as crenças sobre os papeis do professor e do aluno na avaliação e verificar as crenças dos professores sobre a contribuição da graduação para as suas práticas avaliativas. O referencial teórico abordou questões relacionadas às crenças (BARCELOS, 1995, 2001, 2004, 2006, 2007, 2008, 2011; PAJARES, 1992) e à avaliação (DEMO, 1996; HADJI, 1994, 2000; LUCKESI, 2002, 2003, 2005; PERRENOUD 1999, 2000; RABELO, 2004). Este é um trabalho de natureza qualitativa, situando-se no domínio do estudo de caso (NUNAN, 1992; YIN, 2001) como metodologia. O contexto de realização da pesquisa foi o Curso de Letras - Língua e Literatura Espanhola da UFAM, tendo como participantes cinco professoras egressas desse curso. Para geração de dados, foram utilizados um questionário investigativo e uma entrevista semiestruturada. Os resultados revelaram que as crenças sobre a avaliação ainda estão pautadas em abordagens tradicionais, majorando-se o uso da avaliação somativa em detrimento da diagnóstica e formativa. Evidenciou-se, também, que o professor exerce um papel centralizador na prática avaliativa, competindo ao aluno apenas ser avaliado. Por último, mostrou-se a necessidade de que os cursos de formação inicial possibilitem maiores discussões e reflexões sobre a avaliação e uma real aproximação da realidade de sala de aula.
author_additional Ferreira, Herbert Luiz Braga
author_additionalStr Ferreira, Herbert Luiz Braga
format Dissertação
author Rocha, Mariana Rabelo
author2 http://lattes.cnpq.br/4885942359043479
author2Str http://lattes.cnpq.br/4885942359043479
title Crenças de professores de espanhol sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de LE
title_short Crenças de professores de espanhol sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de LE
title_full Crenças de professores de espanhol sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de LE
title_fullStr Crenças de professores de espanhol sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de LE
title_full_unstemmed Crenças de professores de espanhol sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de LE
title_sort crenças de professores de espanhol sobre a avaliação no ensino-aprendizagem de le
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2019
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7324
_version_ 1831969789108551680
score 11.753896