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Dissertação
Formação inicial de professores: uma análise da prática como componente curricular da Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Amazonas
Esta dissertação teve como finalidade compreender a percepção da Prática como Componente Curricular (PCC) de professores e alunos no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para compreensão da PCC, analisaram-se documentos oficiais (Resoluções e Pa...
Autor principal: | Nascimento, Gisele de Almeida |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6718522744209371 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8039 |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-80392020-12-09T05:04:27Z Formação inicial de professores: uma análise da prática como componente curricular da Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Amazonas Nascimento, Gisele de Almeida Vasconcelos, Elizandra Rego de http://lattes.cnpq.br/6718522744209371 http://lattes.cnpq.br/1550272521787389 Souza, Renato Henriques de http://lattes.cnpq.br/1108446279263711 Rocha, Iza Marineves Almeida da http://lattes.cnpq.br/1425265408666803 Mohr, Adriana http://lattes.cnpq.br/3231406048465358 Biologia (Licenciatura) Professores - Formação Professores - Participação no planejamento curricular Prática profissional Análise textual discursiva CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Formação de professores Prática Como componente Curricular Ciências Biológicas Esta dissertação teve como finalidade compreender a percepção da Prática como Componente Curricular (PCC) de professores e alunos no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para compreensão da PCC, analisaram-se documentos oficiais (Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação) e institucionais (Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFAM) sobre a PCC. Realizaram-se entrevistas com os professores e aplicou-se o questionário e a técnica de grupo focal com os alunos. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi. Para compreender a percepção da PCC nos pareceres e resoluções, recorreu-se a alguns conceitos como teoria-prática, responsabilidade social e prática como componente curricular. Os resultados permitiram compreender que ainda é incipiente a compreensão do conceito de PCC na UFAM, e que esta universidade ainda está distante das discussões de outras universidades do país, que já tiveram mais ajustes depois do Parecer 02/ 2015. Os professores da UFAM percebem a PCC como uma dimensão prática da teoria, mas existe alguns esforços para combater as confusões de conceito na instituição. No entanto, a dicotomia entre teoria e prática, a resistência de alguns profissionais, bem como a falta de experiencia de como pode ser feita a PCC, tem representado um entrave na formação. Os alunos têm 3 percepções da PCC: como momento de aplicação de ferramentas didáticas, como momento de construção de materiais didáticos e como momento de inovação de metodologias de ensino. Conclui-se que a PCC na UFAM, tem potencial para auxiliar na formação docente, mas, para isto precisa de alguns ajustes institucionais e profissionais. This dissertation aimed to understand the perception of Practice as a Component Curriculum (PCC) of teachers and students in the Biological Sciences Degree course from the Federal University of Amazonas (UFAM). To understand the PCC, we analyzed official documents (Resolutions and Opinions of the National Education Council) and institutional (Pedagogical Project of the Degree Course in Biological Sciences of the UFAM) about the CCP. Interviews were conducted with teachers and the questionnaire and focus group technique with students. For data analysis, we used the Discursive Textual Analysis (ATD), by Moraes and Galiazzi. To understand the perception of In the opinions and resolutions, some concepts were used, such as theory-practice, social and practical responsibility as a curricular component. The results allowed understand that the understanding of the concept of CCP at UFAM is still incipient, and that this university is still far from the discussions of other universities in the country, which have already had further adjustments after Opinion 02 / 2015. UFAM professors perceive the PCC as practical dimension of the theory, but there are some efforts to combat the confusion of concept in the institution. However, the dichotomy between theory and practice, the resistance of some professionals, as well as the lack of experience of how CCP can be done, has an obstacle in training. Students have 3 perceptions of the CCP: as a moment application of didactic tools, such as the moment of construction of didactic materials and as a moment of innovation in teaching methodologies. It is concluded that the PCC at UFAM, has the potential to assist in teacher training, but for this it needs some adjustments institutional and professional. 2020-12-08T21:20:23Z 2019-08-20 Dissertação NASCIMENTO, Gisele de Almeida. Formação inicial de professores: uma análise da prática como componente curricular da Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Amazonas. 2019. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8039 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Esta dissertação teve como finalidade compreender a percepção da Prática como Componente
Curricular (PCC) de professores e alunos no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para compreensão da PCC, analisaram-se
documentos oficiais (Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação) e
institucionais (Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da
UFAM) sobre a PCC. Realizaram-se entrevistas com os professores e aplicou-se o
questionário e a técnica de grupo focal com os alunos. Para a análise dos dados, utilizou-se a
Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi. Para compreender a percepção da
PCC nos pareceres e resoluções, recorreu-se a alguns conceitos como teoria-prática,
responsabilidade social e prática como componente curricular. Os resultados permitiram
compreender que ainda é incipiente a compreensão do conceito de PCC na UFAM, e que esta
universidade ainda está distante das discussões de outras universidades do país, que já tiveram
mais ajustes depois do Parecer 02/ 2015. Os professores da UFAM percebem a PCC como
uma dimensão prática da teoria, mas existe alguns esforços para combater as confusões de
conceito na instituição. No entanto, a dicotomia entre teoria e prática, a resistência de alguns
profissionais, bem como a falta de experiencia de como pode ser feita a PCC, tem
representado um entrave na formação. Os alunos têm 3 percepções da PCC: como momento
de aplicação de ferramentas didáticas, como momento de construção de materiais didáticos e
como momento de inovação de metodologias de ensino. Conclui-se que a PCC na UFAM,
tem potencial para auxiliar na formação docente, mas, para isto precisa de alguns ajustes
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