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Dissertação
Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade
INTRODUÇÃO: Atividades esportivas pedagogicamente estruturadas possibilitam aos participantes aquisições de novas competências e habilidades, promovendo benefícios para os aspectos motor, social, afetivo e cognitivo. Dessa maneira, programas destinados ao desenvolvimento integral dos indivíduos...
Autor principal: | Oliveira, Patrícia Barroso de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3644238755736328, https://orcid.org/0000-0001-9809-9026 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8174 |
Resumo: |
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INTRODUÇÃO: Atividades esportivas pedagogicamente estruturadas
possibilitam aos participantes aquisições de novas competências e habilidades,
promovendo benefícios para os aspectos motor, social, afetivo e cognitivo.
Dessa maneira, programas destinados ao desenvolvimento integral dos
indivíduos são essencialmente importantes para sua formação. Tais atividades
acontecem por meio de Projetos Sociais Esportivos, que ocorrem, sobretudo,
em favor da inclusão social de indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
OBJETIVO: O objetivo do presente trabalho foi descrever se um projeto social
esportivo tem implicação no desempenho de habilidades motoras e sociais de
crianças em situação de vulnerabilidade. MATERIAIS E MÉTODOS:
Participaram do presente estudo 18 crianças, com idade entre 6 anos a 12
anos, de ambos os sexos, sendo 6 meninas e 14 meninos de um Projeto Social
Esportivo e uma Escola Estadual da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.
Para avaliar o aspecto motor foi utilizado o KTK (Körperkoordination Test Für
Kinder) que mede o desempenho de tarefas motoras e, para avaliar o aspecto
social, foi utilizado o SSRS (Social Skills Rating System) que avalia habilidades
sociais. Os instrumentos foram aplicados na escola dos participantes onde
funciona o projeto, seguindo os protocolos dos testes, com uma equipe
composta por quatro profissionais de educação física e uma psicóloga.
RESULTADOS: Ao comparar o desempenho entre os grupos, não foram
observadas diferenças significativas, tanto nas tarefas motoras e quociente
motor geral quanto nas habilidades sociais e escore geral. CONCLUSÃO: Foi
possível observar que a prática esportiva oferecida no projeto social não
apresentou efeito nas habilidades motoras e sociais das crianças participantes
quando comparadas a quem não participa. |