Dissertação

Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade

INTRODUÇÃO: Atividades esportivas pedagogicamente estruturadas possibilitam aos participantes aquisições de novas competências e habilidades, promovendo benefícios para os aspectos motor, social, afetivo e cognitivo. Dessa maneira, programas destinados ao desenvolvimento integral dos indivíduos...

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Autor principal: Oliveira, Patrícia Barroso de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3644238755736328, https://orcid.org/0000-0001-9809-9026
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8174
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-81742021-03-23T05:03:39Z Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade Oliveira, Patrícia Barroso de Santos, João Otacilio Libardoni dos http://lattes.cnpq.br/3644238755736328 http://lattes.cnpq.br/1487941865277973 Souza, Cleverton José Farias de http://lattes.cnpq.br/1333241542378574 Streit, Inês Amanda http://lattes.cnpq.br/2903228491671741 https://orcid.org/0000-0001-9809-9026 Atividades esportivas Habilidades motora Aspecto afetivo Crianças em situação de vulnerabilidade Social Skills Rating System CIÊNCIAS DA SAÚDE Projeto Social Esportivo Desempenho Motor Habilidades Sociais Desenvolvimento INTRODUÇÃO: Atividades esportivas pedagogicamente estruturadas possibilitam aos participantes aquisições de novas competências e habilidades, promovendo benefícios para os aspectos motor, social, afetivo e cognitivo. Dessa maneira, programas destinados ao desenvolvimento integral dos indivíduos são essencialmente importantes para sua formação. Tais atividades acontecem por meio de Projetos Sociais Esportivos, que ocorrem, sobretudo, em favor da inclusão social de indivíduos em situação de vulnerabilidade social. OBJETIVO: O objetivo do presente trabalho foi descrever se um projeto social esportivo tem implicação no desempenho de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade. MATERIAIS E MÉTODOS: Participaram do presente estudo 18 crianças, com idade entre 6 anos a 12 anos, de ambos os sexos, sendo 6 meninas e 14 meninos de um Projeto Social Esportivo e uma Escola Estadual da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. Para avaliar o aspecto motor foi utilizado o KTK (Körperkoordination Test Für Kinder) que mede o desempenho de tarefas motoras e, para avaliar o aspecto social, foi utilizado o SSRS (Social Skills Rating System) que avalia habilidades sociais. Os instrumentos foram aplicados na escola dos participantes onde funciona o projeto, seguindo os protocolos dos testes, com uma equipe composta por quatro profissionais de educação física e uma psicóloga. RESULTADOS: Ao comparar o desempenho entre os grupos, não foram observadas diferenças significativas, tanto nas tarefas motoras e quociente motor geral quanto nas habilidades sociais e escore geral. CONCLUSÃO: Foi possível observar que a prática esportiva oferecida no projeto social não apresentou efeito nas habilidades motoras e sociais das crianças participantes quando comparadas a quem não participa. INTRODUCTION: Pedagogically structured sports activities enable participants to acquire new skills and abilities, promoting benefits for the motor, social, affective and cognitive aspects. Thus, programs aimed at the integral development of individuals are essentially important for their training. Such activities take place through Social Sports Projects, which occur, above all, in favor of the social inclusion of individuals in a situation of social vulnerability. OBJECTIVE: The objective of the present study was to describe whether a social sport project has implications for the performance of motors and socials skills of children in vulnerable situations. MATERIALS AND METHODS: Eighteen children from 6 to 12 years old of both sexes participated, 6 girls and 14 boys from a Social Sport Project and from a State School in the city of Manaus, Amazonas, Brazil. To assess the motor aspect, the KTK (Körperkoordination Test Für Kinder) was used, which measures the performance of motor tasks and, to assess the social aspect, the SSRS (Social Skills Rating System) was used to assess social skills. The instruments were applied in the school of the participants where the project takes place, following the test protocols, with a team composed of four physical education professionals and a psychology. RESULTS: When comparing the performance between the groups, no significant differences were observed, both in motor tasks and general motor quotient, as well as in social skills and general score. CONCLUSION: It was possible to observe that the sports practice offered in the social project had no effect on the motor and social skills of the participating children when compared to those who do not participate. 2021-03-22T13:53:59Z 2020-04-22 Dissertação OLIVEIRA, Patrícia Barroso de. Projeto social esportivo: possíveis implicações para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais de crianças em situação de vulnerabilidade. 2020. 69 f. Dissertação (Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8174 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Física e Fisioterapia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
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