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Dissertação
Contribuições das atividades experimentais da revista Ciência Hoje das Crianças para a construção de conceitos científicos
Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa que se propôs compreender qual a contribuição das atividades experimentais de Física da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) para a construção de conceitos científicos. Escolhemos a CHC como objeto de pesquisa pela importância de reflexões s...
Autor principal: | Santos, Jéssica Taynara Martins dos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2087113576956220 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2021
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8446 |
Resumo: |
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Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa que se propôs compreender qual a
contribuição das atividades experimentais de Física da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC)
para a construção de conceitos científicos. Escolhemos a CHC como objeto de pesquisa pela
importância de reflexões sobre materiais que se propõem a divulgar conteúdos científicos para
os anos iniciais. Esses materiais podem incentivar a discussão racional de conceitos como
também podem suscitar obstáculos epistemológicos gerando um conhecimento parcial,
equivocado ou mantendo o estudante no conhecimento comum. Assim, com base na
metodologia da análise de conteúdo, analisamos as edições da CHC do período de 2009 a 2020,
por considerar que uma década de publicações nos permitiria observar as limitações e
possibilidades dessa revista. O referencial teórico adotado nesta dissertação baseia-se na
epistemologia de Bachelard por seu potencial para suscitar reflexão crítica para análise de
materiais que publicam informações sobre Ciência. Os resultados mostram que a revista CHC
é organizada em seções que utilizam variadas metodologias para abordar as temáticas em cada
edição. Nas revistas analisadas, identificamos que são propostas cento e noventa e quatro
atividades experimentais para diversas áreas das Ciências Naturais e Humanas. Na área de
Física, identificamos sessenta e cinco propostas que abordam todas as áreas tradicionais dessa
Ciência. A Mecânica é a área mais abordada e, em Física Moderna, a menos tratada,
encontramos somente uma atividade. A maioria dessas atividades são divididas em quatro
etapas: 1) imagem e contextualização, 2) materiais, 3) procedimentos e 4) resultados. Na etapa
da contextualização, observamos que os experimentos trazem frases que relacionam a Ciência
a um show de mágica, como uma forma de motivação para sua prática. Nos procedimentos,
vimos que a maioria das propostas experimentais apresenta uma forma estruturada, com o passo
a passo para a sua realização. Nos resultados, são apresentadas as explicações para os
fenômenos observados, consideramos que a apresentação imediata das respostas, na última
etapa, reduz a ação reflexiva e crítica do estudante para construir suas próprias interpretações
sobre o que foi observado. Em relação aos obstáculos epistemológicos, os identificamos em
vinte das sessenta cinco atividades experimentais de Física da revista CHC. Compreendemos,
a partir dos resultados, que as atividades experimentais da revista CHC cumprem seu objetivo
de despertar a curiosidade das crianças em relação aos temas diversos das Ciências. Apresenta
potencialidade no que se refere ao campo motivacional, visto que recorrentemente apresenta a
Ciência de forma divertida e ilustrada. Permite também uma primeira aproximação com os
conteúdos científicos, oportunizando a observação e compreensão inicial desses conceitos
através da experiência. Porém, essa primeira aproximação com os conceitos científicos pode
ser potencializada com a intervenção do professor, na identificação e superação dos obstáculos
epistemológicos. Porém, consideramos que esses materiais necessitam passar por uma revisão
de pesquisadores com conhecimentos específicos da área para evitar inadequações, para que a
responsabilidade de superação dos limites, encontrados em materiais utilizados nas escolas, não
fique à cargo do professor. |