Dissertação

A organização curricular por campos de experiências: como a formação continuada de professores de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação De Manaus enfoca essa questão?

Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de Mestrado, inserida na Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos desafios Amazônicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, que objetiva compreender como a formação continuada,...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Andrea Drumond Bonetti da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4864860532561008, https://orcid.org/0000-0001-9078-5590
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8707
Resumo:
Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de Mestrado, inserida na Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos desafios Amazônicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, que objetiva compreender como a formação continuada, ofertada para os professores/as de Educação Infantil pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus, tem focalizado a questão da organização curricular por campos de experiências. Tal estudo se justifica por serem os campos de experiências a forma de organização curricular preconizada pelos documentos norteadores da Educação Infantil no Brasil hoje (BRASIL, 2009; 2017). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos a pesquisa documental e bibliográfica. Esses procedimentos têm por objetivo compreender, a partir da análise dos documentos oficiais brasileiros sobre a Educação Infantil, o significado da organização curricular por campos de experiências; além de discutir as implicações pedagógicas de tal proposta de organização curricular; além de analisar as ementas das propostas de formação continuada oferecidas pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério para professores(as) de Educação Infantil, com o intuito de perceber como o conceito de campos de experiência é focalizado.