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Dissertação
A organização curricular por campos de experiências: como a formação continuada de professores de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação De Manaus enfoca essa questão?
Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de Mestrado, inserida na Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos desafios Amazônicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, que objetiva compreender como a formação continuada,...
Autor principal: | Silva, Andrea Drumond Bonetti da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4864860532561008, https://orcid.org/0000-0001-9078-5590 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8707 |
Resumo: |
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Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de Mestrado, inserida na Linha
de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos desafios Amazônicos
do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do
Amazonas, que objetiva compreender como a formação continuada, ofertada para os
professores/as de Educação Infantil pela Secretaria Municipal de Educação de
Manaus, tem focalizado a questão da organização curricular por campos de
experiências. Tal estudo se justifica por serem os campos de experiências a forma de
organização curricular preconizada pelos documentos norteadores da Educação
Infantil no Brasil hoje (BRASIL, 2009; 2017). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em
que adotamos como procedimentos metodológicos a pesquisa documental e
bibliográfica. Esses procedimentos têm por objetivo compreender, a partir da análise
dos documentos oficiais brasileiros sobre a Educação Infantil, o significado da
organização curricular por campos de experiências; além de discutir as implicações
pedagógicas de tal proposta de organização curricular; além de analisar as ementas
das propostas de formação continuada oferecidas pela Divisão de Desenvolvimento
Profissional do Magistério para professores(as) de Educação Infantil, com o intuito de
perceber como o conceito de campos de experiência é focalizado. |