Dissertação

Formação em propriedade intelectual no ensino médio técnico

Objetiva contribuir para a aquisição teórico prática de conhecimentos sobre propriedade intelectual (PI) na formação técnica de nível médio dos discentes do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Utiliza abordagem qualitativa e enfoque exploratório-descritivo, a partir de um levantamento bibliográfic...

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Autor principal: Queiroz, Layde Dayelle dos Santos
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8497683926349354, https://orcid.org/0000-0002-0845-7764
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8722
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-87222022-03-05T05:03:38Z Formação em propriedade intelectual no ensino médio técnico Training in intellectual property in technical high school Queiroz, Layde Dayelle dos Santos Barbalho, Célia Regina Simonetti http://lattes.cnpq.br/8497683926349354 http://lattes.cnpq.br/4514334296000649 Cerquinho, Kleomara Gomes http://lattes.cnpq.br/5084717076270240 Salazar, Deuzilene Marques http://lattes.cnpq.br/4519799169077909 Porto Junior, Francisco Gilson Rebouças http://lattes.cnpq.br/8025807807825011 https://orcid.org/0000-0002-0845-7764 Propriedade intelectual - Ensino Orientação educacional no ensino médio CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Ensino de Propriedade Intelectual Ensino técnico IFAM Intellectual Property Teaching Technical education Objetiva contribuir para a aquisição teórico prática de conhecimentos sobre propriedade intelectual (PI) na formação técnica de nível médio dos discentes do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Utiliza abordagem qualitativa e enfoque exploratório-descritivo, a partir de um levantamento bibliográfico e documental, constituindo um estudo de caso para conhecer as particularidades do IFAM acerca dos cursos de nível médio técnico ofertados, conteúdos abordados e os aspectos sobre PI retratados no processo formativo. Coletou-se os dados por meio de questionário eletrônico aplicado junto aos coordenadores destes cursos, cujos contatos foram informados pela Coordenação de Educação Profissional, mediante assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Examina os conteúdos de PI recomendados pela literatura científica, por meio da observação de exemplos de outras instituições, bem como aqueles ministrados e/ou sugeridos pelos docentes no IFAM, identificados por meio da coleta de informações. Aponta que os dados coletados foram analisados e, a partir deles, obteve-se como resultado um panorama da oferta de PI nos cursos de nível médio técnico do IFAM, a percepção dos coordenadores sobre a relevância da oferta e de que forma um material instrucional sobre PI poderia estar estruturado para atender às demandas educacionais. Destaca que a literatura científica aponta que o ensino de PI ocorre em diversos níveis de ensino, enquanto na literatura nacional encontra-se casos isolados, onde geralmente PI é retratada na formação superior ou cursos livres. Salienta que a realidade institucional e as demandas retratadas pelos coordenadores, documentos como Plano de Desenvolvimento Institucional, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica e Política de Inovação incentivam a geração de inovação no âmbito do IFAM, enquanto instituto federal. Observa a necessidade de capacitar os discentes quanto ao tema, haja vista que na percepção da maioria dos coordenadores participantes a temática de PI é pouco retratada no processo formativo, sinalizando como conteúdo extremamente relevantes para o nível médio técnico a importância da proteção da PI, informação tecnológica e conhecimento, licenciamento de patentes, busca em bases de patentes, conhecimentos tradicionais, questões relacionadas a cultivares, registro de marca, patentes, economia e PI. Dispõe de um material instrucional de PI, em formato de guia, para orientação e suporte ao ensino, de forma a promover o desenvolvimento institucional, regional e nacional, além de oferecer novas oportunidades aos discentes, docentes e pesquisadores para a formação em PI a partir de ensino médio técnico no âmbito do IFAM. It aims to contribute to the theoretical and practical acquisition of knowledge about intellectual property (IP) in the technical training of high school students at the Federal Institute of Amazonas (IFAM). It uses a qualitative approach and an exploratory-descriptive approach, based on a bibliographic and documental survey, constituting a case study to know the particularities of IFAM about the technical secondary level courses offered, contents covered and aspects of IP portrayed in the training process. Data were collected through an electronic questionnaire applied to the coordinators of these courses, whose contacts were informed by the Coordination of Professional Education, by signing a Term of Free and Informed Consent (TCLE). It examines the IP contents recommended by the scientific literature, by observing examples from other institutions, as well as those taught and/or suggested by the professors at IFAM, identified through the collection of information. It points out that the collected data were analyzed and, from them, an overview of the IP offer in the IFAM technical secondary level courses was obtained, the perception of the coordinators about the relevance of the offer and how an instructional material about PI could be structured to meet educational demands. It highlights that the scientific literature points out that the teaching of IP occurs at different levels of education, while in the national literature there are isolated cases, where IP is usually portrayed in higher education or open courses. It emphasizes that the institutional reality and the demands portrayed by the coordinators, documents such as the Institutional Development Plan, the General National Curriculum Guidelines for Professional and Technological Education and the Innovation Policy encourage the generation of innovation within the scope of IFAM, as a Federal Institute. It observes the need to train students on the topic, given that in the perception of most participating coordinators, the IP theme is poorly portrayed in the training process, signaling as extremely relevant content for the technical secondary level the importance of IP protection, information technology and knowledge, patent licensing, patent search, traditional knowledge, cultivar issues, trademark registration, patents, economics and IP. It has an IP instructional material, in guide format, to guide and support teaching, in order to promote institutional, regional and national development, in addition to offering new opportunities for students, teachers and researchers for training in IP from technical secondary education within the scope of IFAM. 2022-03-04T17:08:26Z 2021-12-06 Dissertação QUEIROZ, Layde Dayelle dos Santos. Formação em propriedade intelectual no ensino médio técnico. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8722 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Estudos Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
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