Tese

"Não me contaram essa História": análise do livro didático de história do ensino fundamental adotado pelas escolas municipais de Manaus

A supressão dos Fundamentos de História do Amazonas (FHA) do currículo tornou-se um dos embargos para a difusão da história local e/ou regional; um deles está assentado no problema levantado por esta tese, a (in) visibilidade da História do Amazonas no livro didático de História do Ensino Fundamenta...

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Autor principal: Dutra, Marcos Afonso
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3550669425589821
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9062
Resumo:
A supressão dos Fundamentos de História do Amazonas (FHA) do currículo tornou-se um dos embargos para a difusão da história local e/ou regional; um deles está assentado no problema levantado por esta tese, a (in) visibilidade da História do Amazonas no livro didático de História do Ensino Fundamental aprovado nos editais do PNLD. Quanto à estrutura dos capítulos, inicialmente, o presente trabalho apresenta um apanhado sobre o percurso histórico do livro didático enquanto política pública no Brasil, sem deixar de considerar os documentos oficiais que norteiam este programa, dentre eles a BNCC e seus desdobramentos na construção do currículo. Tomou-se o cuidado de pontuar sobre a História enquanto ciência e suas ramificações, como o ensino. Selecionou-se coleções didáticas que compreendessem editais que vão da primeira década dos anos 2000 aos atuais, cujo prazo de validade permite uso na sala de aula. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa apoiou-se nos pressupostos teóricos do método histórico-crítico; quanto aos instrumentos de coleta de dados, oportunizou-se espaço para os professores expressarem seus pensamentos acerca do livro didático de História, por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Em vista disso, levantou-se referencial teórico-metodológico, com o objetivo de analisar o objeto livro didático de História. Por fim, com base no estudo realizado, encaminhou-se discussão da questão abordada neste trabalho junto ao Conselho Municipal de Educação, na perspectiva de medidas assertivas, ora em elaboração. Ademais, sugere-se que a SEMED capitaneie iniciativas que se voltem à retomada da discussão sobre os FHA, sob pena de a História do Amazonas continuar à margem dos conteúdos dos livros didáticos aprovados pelo PNLD.