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Tese
"Não me contaram essa História": análise do livro didático de história do ensino fundamental adotado pelas escolas municipais de Manaus
A supressão dos Fundamentos de História do Amazonas (FHA) do currículo tornou-se um dos embargos para a difusão da história local e/ou regional; um deles está assentado no problema levantado por esta tese, a (in) visibilidade da História do Amazonas no livro didático de História do Ensino Fundamenta...
Autor principal: | Dutra, Marcos Afonso |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/3550669425589821 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-90622022-09-14T05:03:39Z "Não me contaram essa História": análise do livro didático de história do ensino fundamental adotado pelas escolas municipais de Manaus Dutra, Marcos Afonso Soares, Artemis de Araújo http://lattes.cnpq.br/3550669425589821 http://lattes.cnpq.br/0487210816377783 Normando, Tarcisio Serpa http://lattes.cnpq.br/7698576507317746 Scherer, Elenise Faria http://lattes.cnpq.br/9963969899295818 Pinheiro, Harald Sá Peixoto http://lattes.cnpq.br/8413331972028683 Livros didáticos - História - Amazonas História do Amazonas (Ensino fundamental) - Estudo e ensino Currículos - História CIENCIAS HUMANAS Livro didático História Currículo PNLD A supressão dos Fundamentos de História do Amazonas (FHA) do currículo tornou-se um dos embargos para a difusão da história local e/ou regional; um deles está assentado no problema levantado por esta tese, a (in) visibilidade da História do Amazonas no livro didático de História do Ensino Fundamental aprovado nos editais do PNLD. Quanto à estrutura dos capítulos, inicialmente, o presente trabalho apresenta um apanhado sobre o percurso histórico do livro didático enquanto política pública no Brasil, sem deixar de considerar os documentos oficiais que norteiam este programa, dentre eles a BNCC e seus desdobramentos na construção do currículo. Tomou-se o cuidado de pontuar sobre a História enquanto ciência e suas ramificações, como o ensino. Selecionou-se coleções didáticas que compreendessem editais que vão da primeira década dos anos 2000 aos atuais, cujo prazo de validade permite uso na sala de aula. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa apoiou-se nos pressupostos teóricos do método histórico-crítico; quanto aos instrumentos de coleta de dados, oportunizou-se espaço para os professores expressarem seus pensamentos acerca do livro didático de História, por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Em vista disso, levantou-se referencial teórico-metodológico, com o objetivo de analisar o objeto livro didático de História. Por fim, com base no estudo realizado, encaminhou-se discussão da questão abordada neste trabalho junto ao Conselho Municipal de Educação, na perspectiva de medidas assertivas, ora em elaboração. Ademais, sugere-se que a SEMED capitaneie iniciativas que se voltem à retomada da discussão sobre os FHA, sob pena de a História do Amazonas continuar à margem dos conteúdos dos livros didáticos aprovados pelo PNLD. La suppression des Fondements d’Histoire de l’Amazone (FHA) du programme est devenue l’un des embargos pour la diffusion de l’histoire locale et/ou régionale; l’un d’eux est basé sur le problème soulevé par cette thèse, la (in) visibilité de l’histoire de l’Amazonie dans le manuel d’histoire de l’enseignement primaire approuvé dans les édits du PNLD. Em par raport à la structure des chapitres, dans un premier moment, ce travail présente un aperçu du parcours historique du manuel en tant que politique publique au Brésil, tout en tenant compte des documents officiels qui guident ce programme, Parmi eux, BNCC et ses développements dans la construction du programme. On a pris soin de noter sur l’histoire en tant que science et ses ramifications, comme l’enseignement. On a sélectionné des collections didactiques comprenant des édits allant de la première décennie des années 2000 jusqu’à nos jours, dont la durée de validité permet une utilisation dan la salle de classe. D’un point de vue méthodologique, la recherche s’est appuyée sur les hypothèses théoriques de la méthode historico-critique; en ce qui concerne les instruments de collecte de données, des espaces sont prévus pour que les enseignants puissent exprimer leurs pensées sur le manuel d’histoire, au moyen d’un questionnaire avec des questions ouvertes et fermées. En vue de cela, il a été soulevé référentiel théorique et méthodologique, dans le but d’analyser l’objet du manuel d’histoire. Enfin, sur la base de l’étude réalisée, la question abordée dans ce travail a été acheminée au conseil municipal de l’éducation, dans la perspective de mesures affirmées, en cours d’élaboration. En outre, il est suggéré que la SEMED est en avant des initiatives qui reprennent la discussion sur les FHA, sous peine que l’histoire de l’Amazone reste en marge des contenus des Livres Didactiques approuvés par le PNLD. 2022-09-13T17:25:40Z 2022-07-29 Tese DUTRA, Marcos Afonso. "Não me contaram essa História": análise do livro didático de história do ensino fundamental adotado pelas escolas municipais de Manaus. 2022. 204 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9062 por Acesso Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia |
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A supressão dos Fundamentos de História do Amazonas (FHA) do currículo tornou-se um dos embargos para a difusão da história local e/ou regional; um deles está assentado no problema levantado por esta tese, a (in) visibilidade da História do Amazonas no livro didático de História do Ensino Fundamental aprovado nos editais do PNLD. Quanto à estrutura dos capítulos, inicialmente, o presente trabalho apresenta um apanhado sobre o percurso histórico do livro didático enquanto política pública no Brasil, sem deixar de considerar os documentos oficiais que norteiam este programa, dentre eles a BNCC e seus desdobramentos na construção do currículo. Tomou-se o cuidado de pontuar sobre a História enquanto ciência e suas ramificações, como o ensino. Selecionou-se coleções didáticas que compreendessem editais que vão da primeira década dos anos 2000 aos atuais, cujo prazo de validade permite uso na sala de aula. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa apoiou-se nos pressupostos teóricos do método histórico-crítico; quanto aos instrumentos de coleta de dados, oportunizou-se espaço para os professores expressarem seus pensamentos acerca do livro didático de História, por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Em vista disso, levantou-se referencial teórico-metodológico, com o objetivo de analisar o objeto livro didático de História. Por fim, com base no estudo realizado, encaminhou-se discussão da questão abordada neste trabalho junto ao Conselho Municipal de Educação, na perspectiva de medidas assertivas, ora em elaboração. Ademais, sugere-se que a SEMED capitaneie iniciativas que se voltem à retomada da discussão sobre os FHA, sob pena de a História do Amazonas continuar à margem dos conteúdos dos livros didáticos aprovados pelo PNLD. |
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