/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A integração das tecnologias digitais às salas de aula: características e enquadramento a partir da teoria crítica
A presente dissertação aborda o tema das tecnologias aplicadas às salas de aula nas duas primeiras décadas do século XXI, desenvolvida em três diferentes movimentos. Primeiramente mapeou-se publicações em perspectiva global, identificando-se embasamento teórico e tipologias nas pesquisas sobre a int...
Autor principal: | Santos, Fabiano Pereira dos |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7201940546310354, https://orcid.org/0000-0002-9075-0934 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9068 |
Resumo: |
---|
A presente dissertação aborda o tema das tecnologias aplicadas às salas de aula nas duas primeiras décadas do século XXI, desenvolvida em três diferentes movimentos. Primeiramente mapeou-se publicações em perspectiva global, identificando-se embasamento teórico e tipologias nas pesquisas sobre a integração das TIC na educação. Objetivou-se investigar pesquisas científicas, política pública e um projeto de integração de tecnologias à educação nos aspectos tipológicos e teóricos. Para tanto, concepções foram baseadas na Teoria Crítica da Tecnologia desenvolvida por Andrew Feenberg e investigadas as diferentes tipologias das tecnologias aplicadas. O segundo movimento buscou identificar e investigar os documentos oficiais da política pública de Educação Básica no Brasil definidores das meta e estratégias de integração de tecnologias às salas de aula e as tipologias dessas tecnologias. Por fim, foi analisado o processo de integração das tecnologias na educação técnica federal de nível médio no Amazonas, a partir do estudo da realidade dada, de um projeto em curso de financiamento federal e seu edital, objetos que materializam a política pública de educação brasileira. Na abordagem metodológica empregou-se o procedimento de método misto de aspecto tanto quantitativo quanto qualitativo. Sendo assim, utilizou-se a bibliometria para selecionar artigos de pesquisas científicas, distinguindo-os por grau de relevância na constituição do corpus, para tipificar as pesquisas aplicadas às tecnologias no século XXI e seu enquadramento conforme teoria crítica. Para prospecção e qualificação dos dados empregou-se a análise de conteúdo das obras do corpus. Para responder a problematização de como a tecnologia tem sido entendida, utilizada no campo da política pública brasileira e empregada na elaboração do projeto, reflexo do edital de chamada pública que incentiva o uso da tecnologia Maker na sala de aula, foi realizada uma análise crítica do projeto IFMaker/IFAM-AM. Os resultados apresentam as tipologias de tecnologias em integração nas salas de aulas, as perspectivas das pesquisas cientificas quanto a teoria crítica da tecnologia, as metas e estratégias caracterizadas em subcategorias de artefatos técnicos e socioculturais e sua correlação com posicionamentos acrítico e crítico e a crítica do processo de implantação do laboratório IFMaker/IFAM-AM no Amazonas. Assim, o estudo incorpora a discussão do processo de integração de tecnologias, em curso, na educação pública federal de nível médio do Amazonas de forma a assumir a centralidade da questão amazônica no estudo. |