Dissertação

Análises e percepções no ensino de ciências naturais através do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no município de Humaitá-AM

A pandemia de COVID-19 impactou com modificações no cotidiano das pessoas pelo mundo, em decorrência das medidas de distanciamento social que visa conter o avanço da doença e o colapso dos sistemas de saúde. No estado do Amazonas e, assim como em outros Estados do Brasil, as medidas sanitárias...

ver descrição completa

Autor principal: Costa, Jéssica Pollyana Celeste Santana
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4280103555984374
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9126
Resumo:
A pandemia de COVID-19 impactou com modificações no cotidiano das pessoas pelo mundo, em decorrência das medidas de distanciamento social que visa conter o avanço da doença e o colapso dos sistemas de saúde. No estado do Amazonas e, assim como em outros Estados do Brasil, as medidas sanitárias decretadas pela OMS e o Governo provocaram o fechamento das atividades não essenciais e de vários serviços públicos e privados. Dentre eles, as redes de educação pública e privada da cidade de Humaitá. A presente dissertação trata de uma pesquisa dedicada em analisar as práticas docentes enfatizando as estratégias didáticas adotadas pelos educadores no ensino de Ciências da Natureza, através da modalidade de ensino adotada pelos órgãos educacionais na qual ocorreu a migração do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os protagonistas participantes da nossa pesquisa foram os “docentes” do ensino de Ciências Naturais que lecionaram a disciplina no período de isolamento social na rede estadual e municipal de ensino do munícipio sendo o nosso objeto de estudo voltado para o “ensino remoto” com a articulação das interfaces do cenário vivido durante o período pandêmico (entre 2020 e 2021), procurando analisar quais os desafios e/ou obstáculos enfrentados dentro da realidade das aulas remotas de Ciências no contexto amazônico. A pesquisa foi tratada através de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo agregando os aspectos qualitativos e quantitativos, articulando-se pelo viés da abordagem da dialética. Para a coleta de dados selecionamos o uso dos seguintes instrumentos: a) Observação de Campo; b) Mapeamento das escolas que fizeram parte do campo da pesquisa; c) Entrevistas através da aplicação de um questionário on-line (Google Meet/ WhatsApp) e presencial. Os dados foram coletados e analisado pelo procedimento metodológico de interpretação e categorização que a técnica da análise de conteúdo fundamenta. Os resultados da pesquisa nos mostraram as seguintes evidências: dificuldades dos alunos na aprendizagem em relação a leitura e interpretação de texto; exigiu um novo perfil de docente, que precisou se reinventar, e se adaptar as novas tecnologias, novas metodologias, transformando-se e superando-se em meios aos desafios do ensino aprendizagem no por vir. Contudo, se torna urgente e emergente estabelecer metas para um novo processo de construção de conhecimento a fim de para os alunos com níveis de aprendizado diferentes, tais prática e ações necessitam de fomento das autoridades públicas e órgãos educacionais por projetos que atenuem além das desigualdades sociais as desigualdades de aprendizagem para o ensino de ciências naturais.