/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Imagens que falam: poética e processo de criação do desenho na escola
O presente artigo relata a rotina dos estudantes do oitavo ano, turma 1, em atividades de desenho na Escola Estadual Professor José Ribamar da Costa, Manaus-AM, bem como a poética de suas criações e todos os processos utilizados por eles nos caminhos percorridos até o resultado. O poder de expressão...
Autor principal: | Silva, Manoel Junior Gonçalves da |
---|---|
Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/4327589779114795, https://orcid.org/0009-0002-3953-7537 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9807 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-9807 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-98072023-11-14T05:03:45Z Imagens que falam: poética e processo de criação do desenho na escola Images that speak: poetics and creation processes of drawing at school Silva, Manoel Junior Gonçalves da Barros, Rosemera Staub https://lattes.cnpq.br/4327589779114795 http://lattes.cnpq.br/2680914238480876 Rodrigues, Christiane Pereira http://lattes.cnpq.br/9416953769309047 Pinto, Renato Antonio Brandão Medeiros http://lattes.cnpq.br/5758033946288992 https://orcid.org/0009-0002-3953-7537 Arte - Estudo e ensino Arte na educação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Arte Desenho Poética Processo de criação O presente artigo relata a rotina dos estudantes do oitavo ano, turma 1, em atividades de desenho na Escola Estadual Professor José Ribamar da Costa, Manaus-AM, bem como a poética de suas criações e todos os processos utilizados por eles nos caminhos percorridos até o resultado. O poder de expressão do desenho na escola é utilizado como meio de comunicação por alguns estudantes que optam pelo uso desse recurso para externar suas ideias e pensamentos. Muitas das vezes, essas criações relatam sentimentos que refletem uma poética carregada de sensações fascinantes, em alguns casos sombrios e, que são frutos de suas vivências. Para as artes, a escola é um espaço no qual o processo de ensino-aprendizagem se dá por meio da expressão. O desenho tem muito a contribuir para a transformação e para a formação do estudante. Este, não pode desistir de seu projeto, simplesmente por achar que não tem capacidade o suficiente para concluí-lo com o mesmo nível de perfeição do modelo que lhe foi apresentado. Os mais significativos aprendizados são frutos de um conjunto de erros e acertos que nos torna capazes de superar os obstáculos enfrentados durante o percurso. É necessária uma atualização da forma como o desenho é visto na escola. Esse é um dos maiores desafios do profissional de educação em artes. Além de retratar a cultura de diversos países, o desenho na escola representa muito mais do que a expressão do estudante, ele gera imagens que falam e carrega a mensagem daqueles que clamam pela visibilidade de seus valores e problemas. This article reports the routine of eighth grade students, class 1, in drawing activities at the Professor José Ribamar da Costa State School, Manaus-AM, as well as the poetics of their creations and all the processes used by them in the paths traveled until the end result. The expressive power of drawing at school is used as a means of communication by some students who choose to use this resource to express their ideas and thoughts. Often, these creations report feelings that reflect a poetics full of fascinating sensations, in some cases somber, and which are the result of their experiences. For the arts, school is a space in which the teaching-learning process takes place through expression. Drawing has much to contribute to student transformation and education. This one cannot give up on his project, simply because he thinks he does not have enough capacity to complete it with the same level of perfection as the model that was presented to him. The most significant learnings are the result of a set of mistakes and successes that make us capable of overcoming the obstacles faced along the way. An update of the way drawing is seen in school is needed. This is one of the greatest challenges for the arts education professional. In addition to portraying the culture of different countries, drawing at school represents much more than the student's expression, it generates images that speak and carry the message of those who call for the visibility of their values and problems. 2023-11-13T17:26:40Z 2023-08-19 Dissertação SILVA, Manoel Junior Gonçalves da. Imagens que falam: poética e processo de criação do desenho na escola. 2023. 59 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9807 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Arte - Estudo e ensino Arte na educação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Arte Desenho Poética Processo de criação |
spellingShingle |
Arte - Estudo e ensino Arte na educação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Arte Desenho Poética Processo de criação Silva, Manoel Junior Gonçalves da Imagens que falam: poética e processo de criação do desenho na escola |
topic_facet |
Arte - Estudo e ensino Arte na educação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Arte Desenho Poética Processo de criação |
description |
O presente artigo relata a rotina dos estudantes do oitavo ano, turma 1, em atividades de desenho na Escola Estadual Professor José Ribamar da Costa, Manaus-AM, bem como a poética de suas criações e todos os processos utilizados por eles nos caminhos percorridos até o resultado. O poder de expressão do desenho na escola é utilizado como meio de comunicação por alguns estudantes que optam pelo uso desse recurso para externar suas ideias e pensamentos. Muitas das vezes, essas criações relatam sentimentos que refletem uma poética carregada de sensações fascinantes, em alguns casos sombrios e, que são frutos de suas vivências. Para as artes, a escola é um espaço no qual o processo de ensino-aprendizagem se dá por meio da expressão. O desenho tem muito a contribuir para a transformação e para a formação do estudante. Este, não pode desistir de seu projeto, simplesmente por achar que não tem capacidade o suficiente para concluí-lo com o mesmo nível de perfeição do modelo que lhe foi apresentado. Os mais significativos aprendizados são frutos de um conjunto de erros e acertos que nos torna capazes de superar os obstáculos enfrentados durante o percurso. É necessária uma atualização da forma como o desenho é visto na escola. Esse é um dos maiores desafios do profissional de educação em artes. Além de retratar a cultura de diversos países, o desenho na escola representa muito mais do que a expressão do estudante, ele gera imagens que falam e carrega a mensagem daqueles que clamam pela visibilidade de seus valores e problemas. |
author_additional |
Barros, Rosemera Staub |
author_additionalStr |
Barros, Rosemera Staub |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Manoel Junior Gonçalves da |
author2 |
https://lattes.cnpq.br/4327589779114795 https://orcid.org/0009-0002-3953-7537 |
author2Str |
https://lattes.cnpq.br/4327589779114795 https://orcid.org/0009-0002-3953-7537 |
title |
Imagens que falam: poética e processo de criação do desenho na escola |
title_short |
Imagens que falam: poética e processo de criação do desenho na escola |
title_full |
Imagens que falam: poética e processo de criação do desenho na escola |
title_fullStr |
Imagens que falam: poética e processo de criação do desenho na escola |
title_full_unstemmed |
Imagens que falam: poética e processo de criação do desenho na escola |
title_sort |
imagens que falam: poética e processo de criação do desenho na escola |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2023 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9807 |
_version_ |
1831970260422492160 |
score |
11.753735 |