Relatório de Pesquisa

O lúdico em aulas Espanhol: integrando ensino, pesquisa e extensão na universidade

O ensino de Línguas Estrangeiras tem sido há vários anos amplo campo de pesquisas de distintas áreas, dentre as quais, destacamos a Linguística, a Linguística Aplicada, a Educação e a Análise do Discurso. Cada uma dessas áreas contribui para o desdobramento e o desenvolvimento metodológico no que co...

ver descrição completa

Autor principal: Francisca Eduarda Barroso Barbosa
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4556
Resumo:
O ensino de Línguas Estrangeiras tem sido há vários anos amplo campo de pesquisas de distintas áreas, dentre as quais, destacamos a Linguística, a Linguística Aplicada, a Educação e a Análise do Discurso. Cada uma dessas áreas contribui para o desdobramento e o desenvolvimento metodológico no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem de LE; daí, a variedade de enfoques e recursos metodológicos, dentre os quais, encontra-se o componente lúdico. Este projeto de iniciação à pesquisa visa a verificar de que forma(s) o componente lúdico está presente no discurso didático de acadêmicos do Curso de Letras - Língua Espanhola da UFAM, que atuam como estagiários bolsistas no Curso de Espanhol do Projeto CEL (Centro de Estudos de Línguas), integrando, dessa forma, as áreas de ensino, pesquisa e extensão universitárias. Para lograr êxito, além das pesquisas bibliográfica e telematizada, será realizada análise documental, com base em planos de ensino de acadêmicos que atuam e atuaram no referido Curso de Espanhol, bem como no livro didático adotado e no currículo do Curso de Graduação em Letras - Língua Espanhola. Como escopo teórico, as pesquisas sobre o lúdico se baseiam em considerações de Krashen (1995), Perrenoud (2000), Angeles del Hoyo et. al. (2003), entre outros.