Dissertação

O componente lúdico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de espanhol: ressignificando a avaliação no contexto pandêmico

Este trabalho tem como objetivo geral analisar a ressignificação da avaliação de Espanhol no contexto pandêmico, a partir do emprego do componente lúdico, como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos são analisar de que maneiras o componente lúdico vem sendo aplicado...

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Autor principal: Barbosa, Francisca Eduarda Barroso
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/2874376338051993, https://orcid.org/0000-0003-3892-0833
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9881
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-98812023-12-19T05:03:35Z O componente lúdico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de espanhol: ressignificando a avaliação no contexto pandêmico Barbosa, Francisca Eduarda Barroso Teixeira, Wagner Barros https://lattes.cnpq.br/2874376338051993 http://lattes.cnpq.br/6227315631560289 Rodrigues, Luana Ferreira Matos, Doris Cristina Vicente da Silva https://orcid.org/0000-0003-3892-0833 Língua espanhola - Estudo e ensino Jogos educativos LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Ensino-aprendizagem de Espanhol Componente lúdico Avaliação Este trabalho tem como objetivo geral analisar a ressignificação da avaliação de Espanhol no contexto pandêmico, a partir do emprego do componente lúdico, como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos são analisar de que maneiras o componente lúdico vem sendo aplicado no processo de avaliação de Espanhol, refletir sobre impressões do professor de Espanhol sobre as ferramentas lúdicas em avaliações e averiguar de que formas o componente lúdico está presente na formação inicial e continuada do professor de Espanhol do Amazonas. Como base teórica são considerados postulados sobre o componente lúdico em Baptista et al. (2003), Bartaburu (2003), Brasil (1988, 1990), Caletti de Marenco (2003), Kishimoto (1990 e 1994 ), Mayrink (2003); avaliação em Luckesi (2003 e 2018). A pesquisa é um estudo pertencente à área de Linguística Aplicada, de natureza qualitativo e tem como referencial metodológico o estudo de campo, tendo como base Gil (2008) e Paiva (2019). Para alcançar os objetivos propostos, além da pesquisa bibliográfica impressa e telematizada, foi utilizada a pesquisa documental, através de questionários investigativos e análise documental das avaliações realizadas e disponibilizadas pelos professores de Espanhol da rede pública estadual amazonense. Este trabajo tiene como objetivo general analizar la resignificación de la evaluación del español en el contexto de la pandemia, a partir del uso del componente lúdico, como herramienta en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Los objetivos específicos son analizar las formas en que se ha aplicado el componente lúdico en el proceso de evaluación del español, reflexionar sobre las impresiones del profesor de español sobre las herramientas lúdicas en las evaluaciones y averiguar de qué manera el componente lúdico está presente en el proceso de evaluación inicial y final. educación continua del alumno.Profesor de español amazónico. Como base teórica, se consideran postulados sobre el componente lúdico en Baptista et al. (2003), Bartaburu (2003), Brasil (1988, 1990), Caletti de Marenco (2003), Kishimoto (1990 y 1994), Mayrink (2003); evaluación en Luckesi (2003 y 2018). La investigación es un estudio perteneciente al área de Lingüística Aplicada, de carácter cualitativo y tiene como referente metodológico el estudio de campo, basado en Gil (2008) y Paiva (2019). Para lograr los objetivos propuestos, además de la investigación bibliográfica impresa y telemática, se utilizó la investigación documental, a través de cuestionarios de investigación y análisis documental de las evaluaciones realizadas y puestas a disposición por docentes españoles de la red pública estatal de Amazonas. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2023-12-18T19:43:04Z 2022-09-09 Dissertação BARBOSA , Francisca Eduarda Barroso. O componente lúdico como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem de espanhol: ressignificando a avaliação no contexto pandêmico. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9881 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
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