/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.
Autor principal: | Martini, Carma Maria |
---|---|
Outros Autores: | Bueno, Jose Lucas Pedreira |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1965 |
id |
oai:localhost:123456789-1965 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-19652018-10-29T19:10:57Z A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica Martini, Carma Maria Bueno, Jose Lucas Pedreira Formação de professores Licenciatura em matemática Prática pedagógica Tecnologias de informação e comunicação Tecnologia educacional Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação. A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de uma licenciatura em matemática de Rondônia para a formação de docentes aptos a incluir as TIC à prática pedagógica, com base na análise do projeto pedagógico do curso, dos planos de ensino e da percepção dos egressos. Está embasada teoricamente em autores que discutem as especificidades da Sociedade da Informação, da formação docente e da inclusão das TIC. O presente estudo se caracteriza como sendo descritivo-exploratório e de abordagem qualitativa. O locus da pesquisa foi uma instituição de ensino superior privada de Rondônia, os participantes foram 28 egressos da Licenciatura em matemática do período de 2007 a 2011, que estavam atuando na educação básica. Os dados empíricos foram obtidos por meio de análise dos documentos pedagógicos institucionais, aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada. Após a obtenção, os dados foram tratados e analisados por meio da análise temática, uma modalidade da análise de conteúdo. Os resultados apontam que a Licenciatura em Matemática ofereceu aos egressos apenas rudimentos de informática e oportunidade de vivenciar algumas experiências de aprendizagem, em que as TIC eram utilizadas como meros recursos para reanimar velhas práticas de ensino, sem modificar as formas de ensinar e de aprender. Dessa forma, conclui-se que a mesma não contribuiu para a formação de professores aptos a incluir as TIC na prática pedagógica como faculdade de dinamização crítica e reflexiva, tampouco para enfrentar os desafios decorrentes dessa prática. A presente dissertação vai relatar o percurso de pesquisa e apresentar as condições dos egressos em atuação na educação básica para o uso das TIC na sala de aula. 2017-12-18T13:10:01Z 2017-12-18T13:10:01Z 2013 http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1965 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Formação de professores Licenciatura em matemática Prática pedagógica Tecnologias de informação e comunicação Tecnologia educacional |
spellingShingle |
Formação de professores Licenciatura em matemática Prática pedagógica Tecnologias de informação e comunicação Tecnologia educacional Martini, Carma Maria A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica |
topic_facet |
Formação de professores Licenciatura em matemática Prática pedagógica Tecnologias de informação e comunicação Tecnologia educacional |
description |
Dissertação apresentada ao programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em
Educação da Universidade Federal de
Rondônia (UNIR), como requisito parcial
para obtenção do título de Mestre em
Educação. |
author |
Martini, Carma Maria |
author2 |
Bueno, Jose Lucas Pedreira |
author2Str |
Bueno, Jose Lucas Pedreira |
title |
A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica |
title_short |
A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica |
title_full |
A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica |
title_fullStr |
A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica |
title_sort |
formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica |
publishDate |
2017 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1965 |
_version_ |
1787136582564708352 |
score |
11.653393 |