A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica

Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.

Autor principal: Martini, Carma Maria
Outros Autores: Bueno, Jose Lucas Pedreira
Publicado em: 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1965
id oai:localhost:123456789-1965
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-19652018-10-29T19:10:57Z A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica Martini, Carma Maria Bueno, Jose Lucas Pedreira Formação de professores Licenciatura em matemática Prática pedagógica Tecnologias de informação e comunicação Tecnologia educacional Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação. A pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições de uma licenciatura em matemática de Rondônia para a formação de docentes aptos a incluir as TIC à prática pedagógica, com base na análise do projeto pedagógico do curso, dos planos de ensino e da percepção dos egressos. Está embasada teoricamente em autores que discutem as especificidades da Sociedade da Informação, da formação docente e da inclusão das TIC. O presente estudo se caracteriza como sendo descritivo-exploratório e de abordagem qualitativa. O locus da pesquisa foi uma instituição de ensino superior privada de Rondônia, os participantes foram 28 egressos da Licenciatura em matemática do período de 2007 a 2011, que estavam atuando na educação básica. Os dados empíricos foram obtidos por meio de análise dos documentos pedagógicos institucionais, aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada. Após a obtenção, os dados foram tratados e analisados por meio da análise temática, uma modalidade da análise de conteúdo. Os resultados apontam que a Licenciatura em Matemática ofereceu aos egressos apenas rudimentos de informática e oportunidade de vivenciar algumas experiências de aprendizagem, em que as TIC eram utilizadas como meros recursos para reanimar velhas práticas de ensino, sem modificar as formas de ensinar e de aprender. Dessa forma, conclui-se que a mesma não contribuiu para a formação de professores aptos a incluir as TIC na prática pedagógica como faculdade de dinamização crítica e reflexiva, tampouco para enfrentar os desafios decorrentes dessa prática. A presente dissertação vai relatar o percurso de pesquisa e apresentar as condições dos egressos em atuação na educação básica para o uso das TIC na sala de aula. 2017-12-18T13:10:01Z 2017-12-18T13:10:01Z 2013 http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1965
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Formação de professores
Licenciatura em matemática
Prática pedagógica
Tecnologias de informação e comunicação
Tecnologia educacional
spellingShingle Formação de professores
Licenciatura em matemática
Prática pedagógica
Tecnologias de informação e comunicação
Tecnologia educacional
Martini, Carma Maria
A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
topic_facet Formação de professores
Licenciatura em matemática
Prática pedagógica
Tecnologias de informação e comunicação
Tecnologia educacional
description Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.
author Martini, Carma Maria
author2 Bueno, Jose Lucas Pedreira
author2Str Bueno, Jose Lucas Pedreira
title A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
title_short A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
title_full A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
title_fullStr A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
title_full_unstemmed A formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
title_sort formação do professor de matemática e os desafios da inclusão das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
publishDate 2017
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/1965
_version_ 1787136582564708352
score 11.653393