/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Outros
Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia
Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. (a) Esp. Márcia Patrícia Ângela
Autor principal: | Souza, Andreia Schneider Vieira de |
---|---|
Grau: | Outros |
Publicado em: |
2014
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/334 |
id |
oai:localhost:123456789-334 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-3342018-10-29T19:10:41Z Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia Souza, Andreia Schneider Vieira de Homem do campo - Educação Grade curricular – Educação do campo Formação de professores Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. (a) Esp. Márcia Patrícia Ângela O contexto histórico da educação do campo demonstra o descaso com que os povos do campo foram tratados de um modo geral e especificamente quanto as questões educacionais. Desta forma, o termo educação do campo nasceu das diversas lutas por políticas públicas. Teve como participação ativa o movimento dos trabalhadores sem-terra, na garantia de seus direitos usurpados ao longo dos tempos, no entanto, a educação ofertada para essa população continua sendo um modelo urbano transplantado para o campo. Assim, esta monografia tem por objetivo analisar a adaptação curricular da educação do campo. Para tal intento, realizou-se em primeiro uma pesquisa bibliográfica, fundamentando-se em autores renomados como Caldart (2012), Fernandes (2002), Saviani (2005) e Sacristán (2008) dentre outros. Assim como, na Legislação, sendo LDB 9.394/96, as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo que estabelece a Resolução CNE/CEB 1/2002 e a Resolução Nº 2, 2008. Ressaltando também o caderno de subsídios que propõe referências para uma política nacional de educação do campo. No segundo momento realizou-se a pesquisa de campo em uma escola municipal pertencente ao município de Ariquemes/Rondônia. Os sujeitos da pesquisa foram dois técnicos da SEMED, que acompanham as escolas do campo, três professoras pedagogas atuante em sala de aula, coordenadora pedagógica e cinco alunos do 5° ano. O instrumento de coleta de dados se deu por meio de entrevistas guiada por questionários semiestruturados. Com o objetivo de responder ao seguinte questionamento: como está acontecendo a adaptação curricular para a educação do campo? Após análise da pesquisa constatou-se que o currículo que está sendo implantado na educação do campo, é um currículo urbano, e ainda com professores sem formação específica para trabalhar com essa realidade. 2014-10-16T18:44:28Z 2014-10-16T18:44:28Z 2014 Other SOUZA, A. S. V. Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia. 2014, 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/334 |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia |
collection |
RepositorioUNIR |
topic |
Homem do campo - Educação Grade curricular – Educação do campo Formação de professores |
spellingShingle |
Homem do campo - Educação Grade curricular – Educação do campo Formação de professores Souza, Andreia Schneider Vieira de Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia |
topic_facet |
Homem do campo - Educação Grade curricular – Educação do campo Formação de professores |
description |
Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. (a) Esp.
Márcia Patrícia Ângela |
format |
Outros |
author |
Souza, Andreia Schneider Vieira de |
title |
Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia |
title_short |
Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia |
title_full |
Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia |
title_fullStr |
Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia |
title_full_unstemmed |
Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia |
title_sort |
análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em ariquemes - rondônia |
publishDate |
2014 |
url |
http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/334 |
_version_ |
1787136387965779968 |
score |
11.755432 |