Outros

Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia

Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. (a) Esp. Márcia Patrícia Ângela

Autor principal: Souza, Andreia Schneider Vieira de
Grau: Outros
Publicado em: 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/334
id oai:localhost:123456789-334
recordtype dspace
spelling oai:localhost:123456789-3342018-10-29T19:10:41Z Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia Souza, Andreia Schneider Vieira de Homem do campo - Educação Grade curricular – Educação do campo Formação de professores Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. (a) Esp. Márcia Patrícia Ângela O contexto histórico da educação do campo demonstra o descaso com que os povos do campo foram tratados de um modo geral e especificamente quanto as questões educacionais. Desta forma, o termo educação do campo nasceu das diversas lutas por políticas públicas. Teve como participação ativa o movimento dos trabalhadores sem-terra, na garantia de seus direitos usurpados ao longo dos tempos, no entanto, a educação ofertada para essa população continua sendo um modelo urbano transplantado para o campo. Assim, esta monografia tem por objetivo analisar a adaptação curricular da educação do campo. Para tal intento, realizou-se em primeiro uma pesquisa bibliográfica, fundamentando-se em autores renomados como Caldart (2012), Fernandes (2002), Saviani (2005) e Sacristán (2008) dentre outros. Assim como, na Legislação, sendo LDB 9.394/96, as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo que estabelece a Resolução CNE/CEB 1/2002 e a Resolução Nº 2, 2008. Ressaltando também o caderno de subsídios que propõe referências para uma política nacional de educação do campo. No segundo momento realizou-se a pesquisa de campo em uma escola municipal pertencente ao município de Ariquemes/Rondônia. Os sujeitos da pesquisa foram dois técnicos da SEMED, que acompanham as escolas do campo, três professoras pedagogas atuante em sala de aula, coordenadora pedagógica e cinco alunos do 5° ano. O instrumento de coleta de dados se deu por meio de entrevistas guiada por questionários semiestruturados. Com o objetivo de responder ao seguinte questionamento: como está acontecendo a adaptação curricular para a educação do campo? Após análise da pesquisa constatou-se que o currículo que está sendo implantado na educação do campo, é um currículo urbano, e ainda com professores sem formação específica para trabalhar com essa realidade. 2014-10-16T18:44:28Z 2014-10-16T18:44:28Z 2014 Other SOUZA, A. S. V. Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia. 2014, 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2014. http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/334
institution Repositório Institucional - Universidade Federal de Rondônia
collection RepositorioUNIR
topic Homem do campo - Educação
Grade curricular – Educação do campo
Formação de professores
spellingShingle Homem do campo - Educação
Grade curricular – Educação do campo
Formação de professores
Souza, Andreia Schneider Vieira de
Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia
topic_facet Homem do campo - Educação
Grade curricular – Educação do campo
Formação de professores
description Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. (a) Esp. Márcia Patrícia Ângela
format Outros
author Souza, Andreia Schneider Vieira de
title Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia
title_short Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia
title_full Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia
title_fullStr Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia
title_full_unstemmed Análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em Ariquemes - Rondônia
title_sort análise curricular da educação do campo: um estudo em uma escola polo em ariquemes - rondônia
publishDate 2014
url http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/334
_version_ 1787136387965779968
score 11.755432