Trabalho de Conclusão de Curso

As causas de evasão nos cursos de licenciatura em ciências biológicas e química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro.

The school dropout rate in higher education is a recurring issue that bothers education professionals. Given this reality, this study seeks answers to identify the main reasons and factors that lead students of university courses Degrees in Chemistry and Life Sciences to be part of the dropout...

ver descrição completa

Autor principal: Freitas, Márcia Alencar dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1100
id oai:localhost:4321-1100
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-11002023-01-09T18:54:18Z As causas de evasão nos cursos de licenciatura em ciências biológicas e química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro. Freitas, Márcia Alencar dos Santos Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de http://lattes.cnpq.br/2805649897134729 Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de http://lattes.cnpq.br/2805649897134729 Santos , Josias dos Alves, Edilson Gomes http://lattes.cnpq.br/0914810895785401 Ciências - ensino Evasão escolar Ensino superior CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS The school dropout rate in higher education is a recurring issue that bothers education professionals. Given this reality, this study seeks answers to identify the main reasons and factors that lead students of university courses Degrees in Chemistry and Life Sciences to be part of the dropout statistics of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas. Specific objectives delimit to identify the number of dropout students in degree courses in Chemistry and Biology from its inception until 2012, analyze the data and information collected in interviews and questionnaires and detect which variables can be contributing to the phenomenon of avoidance of courses. To carry out this study, we chose an exploratory descriptive research in a qualitative approach. The research allowed to observe the course for dropout numbers are different: Degree in Biological Sciences with 41%; Degree in Chemistry with 46%. The average dropout rate is 43.5%. The first half concentrates the largest evasions. The dropout rate is decreasing as the students progress through the course. As this is the first study in degree courses and Biological Sciences and Chemistry and analyzed the courses since its inception until the year 2012, it was not possible to make comparisons possible on the contents. A evasão escolar no ensino superior é uma questão recorrente que incomoda os profissionais da educação. Diante dessa realidade, este estudo busca respostas para identificar os principais motivos e fatores que levam os alunos dos cursos superiores de Licenciaturas em Química e Ciências Biológicas a fazerem parte das estatísticas de evasão escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Como objetivos específicos delimitam-se identificar o número de alunos evadidos nos cursos de Licenciatura em Química e Ciências Biológicas de seu início até 2012, analisar os dados e informações coletadas nas entrevistas e nos questionários aplicados e detectar que variáveis possam estar contribuindo para o fenômeno de evasão dos cursos. Para a realização do presente estudo, optou-se por uma pesquisa descritiva exploratória dentro de uma abordagem qualitativa. A pesquisa permitiu observar que os números de evasão por curso são diferenciados: Licenciatura em Ciências Biológicas com 41%; Licenciatura em Química com 46%. A taxa da evasão média é de 43,5%. Os primeiros semestres concentram as maiores evasões. A taxa de evasão é decrescente à medida que o aluno avança no curso. Como se trata da primeira pesquisa nos cursos de Licenciatura e Ciências Biológicas e Química e analisou os cursos desde a sua criação até o ano de 2012, não foi possível fazer possíveis comparações sobre os índices. 2023-01-04T17:55:27Z 2023-01-04 2023-01-04T17:55:27Z 2016-12-19 Trabalho de Conclusão de Curso FREITAS, Márcia Alencar dos Santos. As causas de evasão nos cursos de licenciatura em ciências biológicas e química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro. 2016. 61 p. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2016. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1100 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Ciências Biológicas
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Ciências - ensino
Evasão escolar
Ensino superior
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle Ciências - ensino
Evasão escolar
Ensino superior
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Freitas, Márcia Alencar dos Santos
As causas de evasão nos cursos de licenciatura em ciências biológicas e química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro.
topic_facet Ciências - ensino
Evasão escolar
Ensino superior
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
description The school dropout rate in higher education is a recurring issue that bothers education professionals. Given this reality, this study seeks answers to identify the main reasons and factors that lead students of university courses Degrees in Chemistry and Life Sciences to be part of the dropout statistics of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas. Specific objectives delimit to identify the number of dropout students in degree courses in Chemistry and Biology from its inception until 2012, analyze the data and information collected in interviews and questionnaires and detect which variables can be contributing to the phenomenon of avoidance of courses. To carry out this study, we chose an exploratory descriptive research in a qualitative approach. The research allowed to observe the course for dropout numbers are different: Degree in Biological Sciences with 41%; Degree in Chemistry with 46%. The average dropout rate is 43.5%. The first half concentrates the largest evasions. The dropout rate is decreasing as the students progress through the course. As this is the first study in degree courses and Biological Sciences and Chemistry and analyzed the courses since its inception until the year 2012, it was not possible to make comparisons possible on the contents.
author_additional Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de
author_additionalStr Mello, Maria Stela de Vasconcelos Nunes de
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Freitas, Márcia Alencar dos Santos
title As causas de evasão nos cursos de licenciatura em ciências biológicas e química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro.
title_short As causas de evasão nos cursos de licenciatura em ciências biológicas e química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro.
title_full As causas de evasão nos cursos de licenciatura em ciências biológicas e química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro.
title_fullStr As causas de evasão nos cursos de licenciatura em ciências biológicas e química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro.
title_full_unstemmed As causas de evasão nos cursos de licenciatura em ciências biológicas e química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro.
title_sort as causas de evasão nos cursos de licenciatura em ciências biológicas e química do instituto federal de educação, ciências e tecnologia do amazonas – campus manaus centro.
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1100
_version_ 1787149978306609152
score 11.653393