Trabalho de Conclusão de Curso

O ensino de funções orgânicas oxigenadas: uma abordagem na perspectiva da pedagogia histórico-crítica

The research has as its theme the teaching of Organic Chemistry, highlighting mainly the teaching-learning process of oxygenated organic functions in high school integrated to the technical course in chemistry at IFAM. This theme is important because it is a content that is very recurrent in the stu...

ver descrição completa

Autor principal: Cunha, Jefferson da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1532
id oai:localhost:4321-1532
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-15322024-09-24T23:56:03Z O ensino de funções orgânicas oxigenadas: uma abordagem na perspectiva da pedagogia histórico-crítica Cunha, Jefferson da Silva Salazar, Deuzilene Marques http://lattes.cnpq.br/4519799169077909 Salazar, Deuzilene Marques http://lattes.cnpq.br/4519799169077909 Azevedo, Rosa Oliveira Marins http://lattes.cnpq.br/3056605003492861 Oliveira Neto, Nilton Azevedo de http://lattes.cnpq.br/9104921233492029 Ensino-aprendizagem Ensino de Química Funções oxigenadas Ensino Médio Integrado Pedagogia histórico-crítica Mídias audiovisuais Mídias audiovisuais CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The research has as its theme the teaching of Organic Chemistry, highlighting mainly the teaching-learning process of oxygenated organic functions in high school integrated to the technical course in chemistry at IFAM. This theme is important because it is a content that is very recurrent in the students' daily lives, because when talking about Organic Chemistry we are talking about life, in view of the numerous applications in this area of chemistry such as food, biofuels, cosmetics, medicines, natural and synthetic polymers, etc. In this context, the school must address the content of oxygenated organic functions, highlighting the different dimensions underlying the content, since the applications of organic chemistry, especially with regard to oxygenated functional groups, directly or indirectly influence life and life. social daily life that the student is inserted in. Thus, the study aimed to investigate the teaching-learning process of oxygenated organic functions from the perspective of Historical-Critical Pedagogy (PHC) in integrated high school chemistry at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - IFAM, Campus Manaus-Center. The research used a qualitative approach and involved 25 students from the integrated chemistry class. Critical Historical Pedagogy (SAVIANI, 1986; GASPARIN, 2005) based the construction of a teaching proposal, using audiovisual media (animations) as instrumentation and teaching catharsis. Through the data obtained, it was found that the social, economic and cultural dimensions of the conceptual content of oxygenated organic functions were evidenced in the records written by the students. We found that teaching based on PHC effectively contributed to the teaching-learning process of chemistry as well as the construction and consolidation of an education focused on citizenship. A pesquisa traz como temática o ensino de Química Orgânica, destacando principalmente o processo de ensino-aprendizagem de funções orgânicas oxigenadas no ensino médio integrado ao curso técnico em química do IFAM. Essa temática é importante pelo fato de ser um conteúdo que é muito recorrente no cotidiano dos alunos, pois ao se falar de Química Orgânica estamos falando da vida, tendo em vista as inúmeras aplicações dessa área da química como por exemplo em alimentos, biocombustíveis, cosméticos, medicamentos, polímeros naturais e sintéticos, etc. Nesse contexto, a escola deve abordar o conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, destacando as diferentes dimensões subjacentes ao conteúdo, uma vez que, as aplicações da química orgânica, principalmente no que diz respeito aos grupos funcionais oxigenados, influenciam direta ou indiretamente na vida e no cotidiano social que o educando está inserido. Dessa forma, o estudo se propôs a investigar o processo de ensino-aprendizagem de funções orgânicas oxigenadas na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) no ensino médio integrado de química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Manaus-Centro. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e envolveu 25 alunos da turma integrada de química. A Pedagogia Histórico Crítica (SAVIANI, 1993; GASPARIN, 2005) fundamentou a construção de uma proposta de ensino, tendo as mídias audiovisuais (animações) como instrumentação e catarse do ensino. Por intermédio dos dados obtidos, verificou-se que as dimensões sociais, econômicas e culturais do conteúdo conceitual de funções orgânicas oxigenadas foram evidenciadas nos registros escritos pelos discentes. Constatamos que o ensino fundamentado na PHC contribuiu efetivamente no processo de ensino-aprendizagem da química bem com a construção e consolidação de uma educação voltada para a cidadania. 2024-09-24T23:56:03Z 2024-09-24 2024-09-24T23:56:03Z 2021-02-25 Trabalho de Conclusão de Curso CUNHA, Jefferson da Silva. O ensino de funções orgânicas oxigenadas: uma abordagem na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. 2021. 83 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2021. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1532 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química Instituto Federal do Amazonas IFAM Licenciatura em Química
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Ensino-aprendizagem
Ensino de Química
Funções oxigenadas
Ensino Médio Integrado
Pedagogia histórico-crítica
Mídias audiovisuais
Mídias audiovisuais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Ensino-aprendizagem
Ensino de Química
Funções oxigenadas
Ensino Médio Integrado
Pedagogia histórico-crítica
Mídias audiovisuais
Mídias audiovisuais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Cunha, Jefferson da Silva
O ensino de funções orgânicas oxigenadas: uma abordagem na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
topic_facet Ensino-aprendizagem
Ensino de Química
Funções oxigenadas
Ensino Médio Integrado
Pedagogia histórico-crítica
Mídias audiovisuais
Mídias audiovisuais
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description The research has as its theme the teaching of Organic Chemistry, highlighting mainly the teaching-learning process of oxygenated organic functions in high school integrated to the technical course in chemistry at IFAM. This theme is important because it is a content that is very recurrent in the students' daily lives, because when talking about Organic Chemistry we are talking about life, in view of the numerous applications in this area of chemistry such as food, biofuels, cosmetics, medicines, natural and synthetic polymers, etc. In this context, the school must address the content of oxygenated organic functions, highlighting the different dimensions underlying the content, since the applications of organic chemistry, especially with regard to oxygenated functional groups, directly or indirectly influence life and life. social daily life that the student is inserted in. Thus, the study aimed to investigate the teaching-learning process of oxygenated organic functions from the perspective of Historical-Critical Pedagogy (PHC) in integrated high school chemistry at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - IFAM, Campus Manaus-Center. The research used a qualitative approach and involved 25 students from the integrated chemistry class. Critical Historical Pedagogy (SAVIANI, 1986; GASPARIN, 2005) based the construction of a teaching proposal, using audiovisual media (animations) as instrumentation and teaching catharsis. Through the data obtained, it was found that the social, economic and cultural dimensions of the conceptual content of oxygenated organic functions were evidenced in the records written by the students. We found that teaching based on PHC effectively contributed to the teaching-learning process of chemistry as well as the construction and consolidation of an education focused on citizenship.
author_additional Salazar, Deuzilene Marques
author_additionalStr Salazar, Deuzilene Marques
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Cunha, Jefferson da Silva
title O ensino de funções orgânicas oxigenadas: uma abordagem na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title_short O ensino de funções orgânicas oxigenadas: uma abordagem na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title_full O ensino de funções orgânicas oxigenadas: uma abordagem na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title_fullStr O ensino de funções orgânicas oxigenadas: uma abordagem na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title_full_unstemmed O ensino de funções orgânicas oxigenadas: uma abordagem na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
title_sort o ensino de funções orgânicas oxigenadas: uma abordagem na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/1532
_version_ 1811330656449331200
score 11.755432