Dissertação

A formação docente e sua importância para a educação profissional e tecnológica no IFAM-Campus Coari

This work aimed to analyze the formative processes experienced by the teaching staff of the technical course in administration, as integrated with the high school of the Federal Institute of Amazonas, Coari campus, identifying the alignment of these processes with the Professional and Technological...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Robson Freitas da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/405
id oai:localhost:4321-405
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-4052020-03-06T01:22:25Z A formação docente e sua importância para a educação profissional e tecnológica no IFAM-Campus Coari Silva, Robson Freitas da Aquino, Soraya Farias http://lattes.cnpq.br/4240604515975477 Aquino, Soraya Farias http://lattes.cnpq.br/4240604515975477 Scalabrin, Rosemeri http://lattes.cnpq.br/5879858352336875 Ponciano, Nilton Paulo Educação Profissional e Tecnológica Saberes docentes Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This work aimed to analyze the formative processes experienced by the teaching staff of the technical course in administration, as integrated with the high school of the Federal Institute of Amazonas, Coari campus, identifying the alignment of these processes with the Professional and Technological Education. For this purpose, a study of the legal landmarks of professional and technological education was also developed, with emphasis on the requirements for teacher training. This is a research developed in the scope of the Master in Professional and Technological Education (ProfEPT) that had as methodological theoretical basis the Case Study developed from the proposal of Yin (2005) which allowed the researcher to deepen the phenomenon studied. The main instruments for data collection were the application of questionnaires and semi-structured interviews, preceded by bibliographic review and documentary research. The theoretical foundation used for the analysis of teacher education processes is based on the teaching knowledge present in the studies by Tardif (2014). The research results guided the development of an educational product in the form of two Pedagogical Teacher Training Workshops elaborated in the perspective of providing a space for reflection, discussion and creation of alternatives for the teaching work through the exchange of experiences and based elements as the “Integral Human Formation” and “Work as an Educational Principle” that compose the EPT Theoretical bases. Este trabalho teve como objetivo a nalisar os processos formativos vivenciados pelos docentes do curso Técnico em Administração, na forma integrada ao Ensino Médio do Instituto Federal do A mazonas, Campus Coari, identificando o alinhamento desses processos com a Educação Profissional e tecnológica. Para tanto, desenvolveu se um estudo dos marcos legais da Educação profissional e Tecnológica, com ênfase nas exigências para a formação docente. Trata se de um a pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), que teve como aporte teórico metodológico o Estudo de Caso desenvolvido a partir da proposta de Yin (2005), o que permitiu ao pesquisador um aprofundamento sobr e o fenômeno estudado. Os principais instrumentos de coletas de dados foram a aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas, precedida de revisão bibliográfica e pesquisa documental. A fundamentação utilizada para a análise dos processos de formação de professores tem sua base referencial nos saberes docentes presente nos estudos de Tardif (2014). Os resultados da pesquisa orientaram o desenvolvimento de um produto educacional na forma de duas Oficinas Pedagógicas de Formação de Professores, elaboradas com a perspectiva de proporcionar um espaço de reflexão, discussão e de criação de alternativas para o trabalho docente, por meio da troca de experiências e baseadas em elementos como a “Formação Humana Integral” e o “Trabalho enquanto Principio Educativo”, que compõem as bases Teóricas da EPT. 2020-03-06T01:22:24Z 2020-03-06 2020-03-06T01:22:24Z 2019-10-31 Dissertação SILVA, Robson Freitas da. A formação docente e sua importância para a educação profissional e tecnológica no IFAM-Campus Coari. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2019. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/405 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Educação Profissional e Tecnológica
Saberes docentes
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Educação Profissional e Tecnológica
Saberes docentes
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Silva, Robson Freitas da
A formação docente e sua importância para a educação profissional e tecnológica no IFAM-Campus Coari
topic_facet Educação Profissional e Tecnológica
Saberes docentes
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description This work aimed to analyze the formative processes experienced by the teaching staff of the technical course in administration, as integrated with the high school of the Federal Institute of Amazonas, Coari campus, identifying the alignment of these processes with the Professional and Technological Education. For this purpose, a study of the legal landmarks of professional and technological education was also developed, with emphasis on the requirements for teacher training. This is a research developed in the scope of the Master in Professional and Technological Education (ProfEPT) that had as methodological theoretical basis the Case Study developed from the proposal of Yin (2005) which allowed the researcher to deepen the phenomenon studied. The main instruments for data collection were the application of questionnaires and semi-structured interviews, preceded by bibliographic review and documentary research. The theoretical foundation used for the analysis of teacher education processes is based on the teaching knowledge present in the studies by Tardif (2014). The research results guided the development of an educational product in the form of two Pedagogical Teacher Training Workshops elaborated in the perspective of providing a space for reflection, discussion and creation of alternatives for the teaching work through the exchange of experiences and based elements as the “Integral Human Formation” and “Work as an Educational Principle” that compose the EPT Theoretical bases.
author_additional Aquino, Soraya Farias
author_additionalStr Aquino, Soraya Farias
format Dissertação
author Silva, Robson Freitas da
title A formação docente e sua importância para a educação profissional e tecnológica no IFAM-Campus Coari
title_short A formação docente e sua importância para a educação profissional e tecnológica no IFAM-Campus Coari
title_full A formação docente e sua importância para a educação profissional e tecnológica no IFAM-Campus Coari
title_fullStr A formação docente e sua importância para a educação profissional e tecnológica no IFAM-Campus Coari
title_full_unstemmed A formação docente e sua importância para a educação profissional e tecnológica no IFAM-Campus Coari
title_sort formação docente e sua importância para a educação profissional e tecnológica no ifam-campus coari
publisher Brasil
publishDate 2020
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/405
_version_ 1787149872871243776
score 11.653393