/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
O presente trabalho tem como proposta inserir uma abordagem de um fenômeno Físico considerado “avançado” ao público alvo do Ensino médio. O fenômeno escolhido foi sobre o Movimento Browniano (também conhecido como Difusão Normal), tema geralmente abordado em ensino de graduação em matérias sobre Fís...
Autor principal: | Silva, Sarah Jane Colares da |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2021
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/577 |
id |
oai:localhost:4321-577 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:4321-5772022-05-24T20:49:14Z Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio Silva, Sarah Jane Colares da Sousa, José Ricardo de http://lattes.cnpq.br/3871066069541626 Sousa, José Ricardo http://lattes.cnpq.br/3871066069541626 Albuquerque, Douglas Ferreira de http://lattes.cnpq.br/1684884358008078 Silva, Márcio Gomes da http://lattes.cnpq.br/2363782297790054 Ensino de Física Movimento browniano Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA O presente trabalho tem como proposta inserir uma abordagem de um fenômeno Físico considerado “avançado” ao público alvo do Ensino médio. O fenômeno escolhido foi sobre o Movimento Browniano (também conhecido como Difusão Normal), tema geralmente abordado em ensino de graduação em matérias sobre Física Moderna. A perspectiva desta proposta é que o discente perceba como temas de Física Moderna e Contemporânea estudados em sala de aula explicam grande número de eventos naturais observados em seu dia a dia, por exemplo, a diluição de açúcar em um copo com água, ou o espalhamento da fragrância de um perfume em ambiente fechado etc. E, com isso, pelo método de apresentação desses conteúdos, fazer com que o público alvo obtenha a compreensão destes fenômenos e a conexão geral que há entre eles. De acordo com essa metodologia, os objetivos gerais da pesquisa são: explorar e explanar esse fenômeno da Física, e além da percepção de sua aplicabilidade no cotidiano, promover a interação aluno-professor, induzir o hábito de investigação e debates, e apresentar uma correlação das diferentes linguagens presentes para se olhar um mesmo evento a partir da interdisciplinaridade com outros conteúdos apresentados a este público, tendo como base teórica a teoria de campo Ausubel. 2021-10-13T16:36:46Z 2021-10-13 2021-10-13T16:36:46Z 2020-06-19 Dissertação SILVA, Sarah Jane Colares da. Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio. 107 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/577 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM |
institution |
Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM |
collection |
IFAM-RI |
language |
por |
topic |
Ensino de Física Movimento browniano Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
spellingShingle |
Ensino de Física Movimento browniano Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Silva, Sarah Jane Colares da Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio |
topic_facet |
Ensino de Física Movimento browniano Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
description |
O presente trabalho tem como proposta inserir uma abordagem de um fenômeno Físico considerado “avançado” ao público alvo do Ensino médio. O fenômeno escolhido foi sobre o Movimento Browniano (também conhecido como Difusão Normal), tema geralmente abordado em ensino de graduação em matérias sobre Física Moderna. A perspectiva desta proposta é que o discente perceba como temas de Física Moderna e Contemporânea estudados em sala de aula explicam grande número de eventos naturais observados em seu dia a dia, por exemplo, a diluição de açúcar em um copo com água, ou o espalhamento da fragrância de um perfume em ambiente fechado etc. E, com isso, pelo método de apresentação desses conteúdos, fazer com que o público alvo obtenha a compreensão destes fenômenos e a conexão geral que há entre eles. De acordo com essa metodologia, os objetivos gerais da pesquisa são: explorar e explanar esse fenômeno da Física, e além da percepção de sua aplicabilidade no cotidiano, promover a interação aluno-professor, induzir o hábito de investigação e debates, e apresentar uma correlação das diferentes linguagens presentes para se olhar um mesmo evento a partir da interdisciplinaridade com outros conteúdos apresentados a este público, tendo como base teórica a teoria de campo Ausubel. |
author_additional |
Sousa, José Ricardo de |
author_additionalStr |
Sousa, José Ricardo de |
format |
Dissertação |
author |
Silva, Sarah Jane Colares da |
title |
Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio |
title_short |
Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio |
title_full |
Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio |
title_fullStr |
Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio |
title_sort |
uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2021 |
url |
http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/577 |
_version_ |
1787149896442183680 |
score |
11.755432 |