Dissertação

Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio

O presente trabalho tem como proposta inserir uma abordagem de um fenômeno Físico considerado “avançado” ao público alvo do Ensino médio. O fenômeno escolhido foi sobre o Movimento Browniano (também conhecido como Difusão Normal), tema geralmente abordado em ensino de graduação em matérias sobre Fís...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Sarah Jane Colares da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2021
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/577
id oai:localhost:4321-577
recordtype dspace
spelling oai:localhost:4321-5772022-05-24T20:49:14Z Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio Silva, Sarah Jane Colares da Sousa, José Ricardo de http://lattes.cnpq.br/3871066069541626 Sousa, José Ricardo http://lattes.cnpq.br/3871066069541626 Albuquerque, Douglas Ferreira de http://lattes.cnpq.br/1684884358008078 Silva, Márcio Gomes da http://lattes.cnpq.br/2363782297790054 Ensino de Física Movimento browniano Aprendizagem significativa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA O presente trabalho tem como proposta inserir uma abordagem de um fenômeno Físico considerado “avançado” ao público alvo do Ensino médio. O fenômeno escolhido foi sobre o Movimento Browniano (também conhecido como Difusão Normal), tema geralmente abordado em ensino de graduação em matérias sobre Física Moderna. A perspectiva desta proposta é que o discente perceba como temas de Física Moderna e Contemporânea estudados em sala de aula explicam grande número de eventos naturais observados em seu dia a dia, por exemplo, a diluição de açúcar em um copo com água, ou o espalhamento da fragrância de um perfume em ambiente fechado etc. E, com isso, pelo método de apresentação desses conteúdos, fazer com que o público alvo obtenha a compreensão destes fenômenos e a conexão geral que há entre eles. De acordo com essa metodologia, os objetivos gerais da pesquisa são: explorar e explanar esse fenômeno da Física, e além da percepção de sua aplicabilidade no cotidiano, promover a interação aluno-professor, induzir o hábito de investigação e debates, e apresentar uma correlação das diferentes linguagens presentes para se olhar um mesmo evento a partir da interdisciplinaridade com outros conteúdos apresentados a este público, tendo como base teórica a teoria de campo Ausubel. 2021-10-13T16:36:46Z 2021-10-13 2021-10-13T16:36:46Z 2020-06-19 Dissertação SILVA, Sarah Jane Colares da. Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio. 107 f. 2020. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus Centro, Manaus, 2020. http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/577 por Acesso Aberto Brasil Campus Manaus Centro Programa de Pós-Graduação polo 4 UFAM/IFAM - Mestrado Profissional de Ensino de Física (MNPEF) Instituto Federal do Amazonas IFAM Instituto Federal do Amazonas IFAM
institution Repositório Institucional - Instituto Federal do Amazonas - IFAM
collection IFAM-RI
language por
topic Ensino de Física
Movimento browniano
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Ensino de Física
Movimento browniano
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Silva, Sarah Jane Colares da
Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
topic_facet Ensino de Física
Movimento browniano
Aprendizagem significativa
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description O presente trabalho tem como proposta inserir uma abordagem de um fenômeno Físico considerado “avançado” ao público alvo do Ensino médio. O fenômeno escolhido foi sobre o Movimento Browniano (também conhecido como Difusão Normal), tema geralmente abordado em ensino de graduação em matérias sobre Física Moderna. A perspectiva desta proposta é que o discente perceba como temas de Física Moderna e Contemporânea estudados em sala de aula explicam grande número de eventos naturais observados em seu dia a dia, por exemplo, a diluição de açúcar em um copo com água, ou o espalhamento da fragrância de um perfume em ambiente fechado etc. E, com isso, pelo método de apresentação desses conteúdos, fazer com que o público alvo obtenha a compreensão destes fenômenos e a conexão geral que há entre eles. De acordo com essa metodologia, os objetivos gerais da pesquisa são: explorar e explanar esse fenômeno da Física, e além da percepção de sua aplicabilidade no cotidiano, promover a interação aluno-professor, induzir o hábito de investigação e debates, e apresentar uma correlação das diferentes linguagens presentes para se olhar um mesmo evento a partir da interdisciplinaridade com outros conteúdos apresentados a este público, tendo como base teórica a teoria de campo Ausubel.
author_additional Sousa, José Ricardo de
author_additionalStr Sousa, José Ricardo de
format Dissertação
author Silva, Sarah Jane Colares da
title Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
title_short Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
title_full Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
title_fullStr Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
title_full_unstemmed Uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
title_sort uma proposta baseada na teoria de aprendizagem significativa para o ensino do movimento browniano no ensino médio
publisher Brasil
publishDate 2021
url http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/577
_version_ 1787149896442183680
score 11.755432