Relatório de Pesquisa

Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica - análise da legislação educacional vigente

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 estabelece como princípio básico a educação inclusiva, recomendando aos Estados e aos Municípios que o atendimento de aluno com deficiência seja realizado em classe regular de ensino. Os desafios para a implantação de ações que efet...

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Autor principal: Jaqueline Serique Nascimento
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1932
Resumo:
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 estabelece como princípio básico a educação inclusiva, recomendando aos Estados e aos Municípios que o atendimento de aluno com deficiência seja realizado em classe regular de ensino. Os desafios para a implantação de ações que efetivem, com sucesso, a política pública educacional inclusiva fazem parte do cotidiano escolar. A partir da LDB, muitas normas foram estabelecidas, facilitando a criação de uma política pública educacional inclusiva que devem ser estabelecida em toda a rede de educação básica, quer pública ou privada. Realizar o estudo desta legislação é compreender as conquistas de direito como também, os desafios que ainda precisam ser considerados para que o acesso e a permanência seja um sucesso, garantindo a efetiva escolarização dos alunos com deficiência. A opção metodológica será a da investigação qualitativa e como instrumento de coleta de dados será utilizada a análise documental dos documentos oficiais: leis, decretos, portarias e pareceres referentes a educação inclusiva. Para o estudo destes documentos serão estabelecidas categorias de análises que possam explicitar algumas questões teóricas e empíricas que favoreçam a compreensão do atual estágio de implantação da políticas públicas inclusivas, no campo da educação, como forma de detectar os desafios que ainda fazer parte do cotidiano escolar.