/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica - análise da legislação educacional vigente
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 estabelece como princípio básico a educação inclusiva, recomendando aos Estados e aos Municípios que o atendimento de aluno com deficiência seja realizado em classe regular de ensino. Os desafios para a implantação de ações que efet...
Autor principal: | Jaqueline Serique Nascimento |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1932 |
Resumo: |
---|
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 estabelece como princípio básico a educação inclusiva, recomendando aos Estados e aos Municípios que o atendimento de aluno com deficiência seja realizado em classe regular de ensino. Os desafios para a implantação de ações que efetivem, com sucesso, a política pública educacional inclusiva fazem parte do cotidiano escolar. A partir da LDB, muitas normas foram estabelecidas, facilitando a criação de uma política pública educacional inclusiva que devem ser estabelecida em toda a rede de educação básica, quer pública ou privada. Realizar o estudo desta legislação é compreender as conquistas de direito como também, os desafios que ainda precisam ser considerados para que o acesso e a permanência seja um sucesso, garantindo a efetiva escolarização dos alunos com deficiência. A opção metodológica será a da investigação qualitativa e como instrumento de coleta de dados será utilizada a análise documental dos documentos oficiais: leis, decretos, portarias e pareceres referentes a educação inclusiva. Para o estudo destes documentos serão estabelecidas categorias de análises que possam explicitar algumas questões teóricas e empíricas que favoreçam a compreensão do atual estágio de implantação da políticas públicas inclusivas, no campo da educação, como forma de detectar os desafios que ainda fazer parte do cotidiano escolar. |