/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica - análise da legislação educacional vigente
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 estabelece como princípio básico a educação inclusiva, recomendando aos Estados e aos Municípios que o atendimento de aluno com deficiência seja realizado em classe regular de ensino. Os desafios para a implantação de ações que efet...
Autor principal: | Jaqueline Serique Nascimento |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1932 |
id |
oai:localhost:prefix-1932 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-19322025-03-10T20:04:19Z Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica - análise da legislação educacional vigente Jaqueline Serique Nascimento Maria Almerinda de Souza Matos Maria Almerinda de Souza Matos Maria do Perpetuo Socorro Duarte Marques http://lattes.cnpq.br/k4768646U0&f http://lattes.cnpq.br/1564437854888117 Inclusão Educacional Legislação Educacional Diretrizes Curriculares CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 estabelece como princípio básico a educação inclusiva, recomendando aos Estados e aos Municípios que o atendimento de aluno com deficiência seja realizado em classe regular de ensino. Os desafios para a implantação de ações que efetivem, com sucesso, a política pública educacional inclusiva fazem parte do cotidiano escolar. A partir da LDB, muitas normas foram estabelecidas, facilitando a criação de uma política pública educacional inclusiva que devem ser estabelecida em toda a rede de educação básica, quer pública ou privada. Realizar o estudo desta legislação é compreender as conquistas de direito como também, os desafios que ainda precisam ser considerados para que o acesso e a permanência seja um sucesso, garantindo a efetiva escolarização dos alunos com deficiência. A opção metodológica será a da investigação qualitativa e como instrumento de coleta de dados será utilizada a análise documental dos documentos oficiais: leis, decretos, portarias e pareceres referentes a educação inclusiva. Para o estudo destes documentos serão estabelecidas categorias de análises que possam explicitar algumas questões teóricas e empíricas que favoreçam a compreensão do atual estágio de implantação da políticas públicas inclusivas, no campo da educação, como forma de detectar os desafios que ainda fazer parte do cotidiano escolar. FAPEAM 2016-09-23T15:09:30Z 2016-09-23T15:09:30Z 2010-07-12 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1932 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação Programa PIBIC 2009 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Inclusão Educacional Legislação Educacional Diretrizes Curriculares CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Inclusão Educacional Legislação Educacional Diretrizes Curriculares CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Jaqueline Serique Nascimento Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica - análise da legislação educacional vigente |
topic_facet |
Inclusão Educacional Legislação Educacional Diretrizes Curriculares CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 estabelece como princípio básico a educação inclusiva, recomendando aos Estados e aos Municípios que o atendimento de aluno com deficiência seja realizado em classe regular de ensino. Os desafios para a implantação de ações que efetivem, com sucesso, a política pública educacional inclusiva fazem parte do cotidiano escolar. A partir da LDB, muitas normas foram estabelecidas, facilitando a criação de uma política pública educacional inclusiva que devem ser estabelecida em toda a rede de educação básica, quer pública ou privada. Realizar o estudo desta legislação é compreender as conquistas de direito como também, os desafios que ainda precisam ser considerados para que o acesso e a permanência seja um sucesso, garantindo a efetiva escolarização dos alunos com deficiência. A opção metodológica será a da investigação qualitativa e como instrumento de coleta de dados será utilizada a análise documental dos documentos oficiais: leis, decretos, portarias e pareceres referentes a educação inclusiva. Para o estudo destes documentos serão estabelecidas categorias de análises que possam explicitar algumas questões teóricas e empíricas que favoreçam a compreensão do atual estágio de implantação da políticas públicas inclusivas, no campo da educação, como forma de detectar os desafios que ainda fazer parte do cotidiano escolar. |
author_additional |
Maria Almerinda de Souza Matos |
author_additionalStr |
Maria Almerinda de Souza Matos |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Jaqueline Serique Nascimento |
title |
Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica - análise da legislação educacional vigente |
title_short |
Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica - análise da legislação educacional vigente |
title_full |
Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica - análise da legislação educacional vigente |
title_fullStr |
Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica - análise da legislação educacional vigente |
title_full_unstemmed |
Inclusão de alunos com deficiência na Educação Básica - análise da legislação educacional vigente |
title_sort |
inclusão de alunos com deficiência na educação básica - análise da legislação educacional vigente |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1932 |
_version_ |
1831969181001580544 |
score |
11.755432 |