/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
O jogo e a brincadeira sob a ótica dos pensadores da Teoria Histórico-Cultural
O propósito desta pesquisa é analisar as concepções de jogo e brincadeira dos pensadores representantes da Teoria Histórico-Cultural, bem como, identificar o papel atribuído por estes pensadores ao professor de Educação Infantil. Quando se trata sobre o jogo e da brincadeira, e o papel do adulto nes...
Autor principal: | Ana Maria Silva da Costa |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2346 |
id |
oai:localhost:prefix-2346 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-23462021-12-01T05:21:12Z O jogo e a brincadeira sob a ótica dos pensadores da Teoria Histórico-Cultural Ana Maria Silva da Costa Ilaine Ines Both Jogo Brincadeira Teoria Histórico-Cultural CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O propósito desta pesquisa é analisar as concepções de jogo e brincadeira dos pensadores representantes da Teoria Histórico-Cultural, bem como, identificar o papel atribuído por estes pensadores ao professor de Educação Infantil. Quando se trata sobre o jogo e da brincadeira, e o papel do adulto neste contexto, muitas dúvidas ainda precisam ser elucidadas. Há autores que acreditam que a brincadeira seja um fenômeno de natureza biológica que se desenvolve naturalmente, cuja função do adulto é apenas acompanhar este processo. Autores da Teoria Histórico-Cultural, por sua vez, concebem o jogo e a brincadeira como atividade social aprendida através das interações humanas. Assim, este estudo assume os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, representada principalmente pelos pensadores L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev e D. B. Elkonin, que aprofundaram seus estudos relativos à origem e desenvolvimento do jogo e brincadeira da criança, organizando propostas para utilização destes como recurso pedagógico na Educação Infantil. Na visão de Vygotsky, Leontiev e Elkonin, o jogo e a brincadeira são instrumentos apropriados pela criança do mundo adulto. Nessa perspectiva, se de um lado no período Pré-Escolar a criança já é capaz de desenvolver algumas atividades essenciais, ela não pode sozinha satisfazer todas as suas necessidades de aprendizagem e desenvolvimento, necessitando assim da intervenção do adulto. Assim, através da pesquisa bibliográfica pretendemos extrair e analisar os conceitos de jogo e brincadeira dos pensadores da Teoria Histórico-Cultural para, posteriormente, contribuir de forma mais qualificada no curso de Pedagogia da Universidade do Amazonas (UFAM) e no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotski (GEPEV). Voluntário 2016-09-23T15:16:55Z 2016-09-23T15:16:55Z 2011-07-01 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2346 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2010 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Jogo Brincadeira Teoria Histórico-Cultural CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Jogo Brincadeira Teoria Histórico-Cultural CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Ana Maria Silva da Costa O jogo e a brincadeira sob a ótica dos pensadores da Teoria Histórico-Cultural |
topic_facet |
Jogo Brincadeira Teoria Histórico-Cultural CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
O propósito desta pesquisa é analisar as concepções de jogo e brincadeira dos pensadores representantes da Teoria Histórico-Cultural, bem como, identificar o papel atribuído por estes pensadores ao professor de Educação Infantil. Quando se trata sobre o jogo e da brincadeira, e o papel do adulto neste contexto, muitas dúvidas ainda precisam ser elucidadas. Há autores que acreditam que a brincadeira seja um fenômeno de natureza biológica que se desenvolve naturalmente, cuja função do adulto é apenas acompanhar este processo. Autores da Teoria Histórico-Cultural, por sua vez, concebem o jogo e a brincadeira como atividade social aprendida através das interações humanas. Assim, este estudo assume os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, representada principalmente pelos pensadores L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev e D. B. Elkonin, que aprofundaram seus estudos relativos à origem e desenvolvimento do jogo e brincadeira da criança, organizando propostas para utilização destes como recurso pedagógico na Educação Infantil. Na visão de Vygotsky, Leontiev e Elkonin, o jogo e a brincadeira são instrumentos apropriados pela criança do mundo adulto. Nessa perspectiva, se de um lado no período Pré-Escolar a criança já é capaz de desenvolver algumas atividades essenciais, ela não pode sozinha satisfazer todas as suas necessidades de aprendizagem e desenvolvimento, necessitando assim da intervenção do adulto. Assim, através da pesquisa bibliográfica pretendemos extrair e analisar os conceitos de jogo e brincadeira dos pensadores da Teoria Histórico-Cultural para, posteriormente, contribuir de forma mais qualificada no curso de Pedagogia da Universidade do Amazonas (UFAM) e no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotski (GEPEV). |
author_additional |
Ilaine Ines Both |
author_additionalStr |
Ilaine Ines Both |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Ana Maria Silva da Costa |
title |
O jogo e a brincadeira sob a ótica dos pensadores da Teoria Histórico-Cultural |
title_short |
O jogo e a brincadeira sob a ótica dos pensadores da Teoria Histórico-Cultural |
title_full |
O jogo e a brincadeira sob a ótica dos pensadores da Teoria Histórico-Cultural |
title_fullStr |
O jogo e a brincadeira sob a ótica dos pensadores da Teoria Histórico-Cultural |
title_full_unstemmed |
O jogo e a brincadeira sob a ótica dos pensadores da Teoria Histórico-Cultural |
title_sort |
o jogo e a brincadeira sob a ótica dos pensadores da teoria histórico-cultural |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2346 |
_version_ |
1787137017608404992 |
score |
11.653393 |