/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
O papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades
A presente pesquisa tem por finalidade analisar o papel da brincadeira para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. O surgimento deste tema remete aos debates que aconteceram no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a escola de Vigotski (GEPEV), vinculado à Universidade do Amazonas (UFAM) - do qua...
Autor principal: | Isis Melo de Lima |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2347 |
Resumo: |
---|
A presente pesquisa tem por finalidade analisar o papel da brincadeira para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. O surgimento deste tema remete aos debates que aconteceram no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a escola de Vigotski (GEPEV), vinculado à Universidade do Amazonas (UFAM) - do qual somos partícipes -, e da necessidade de intensificar os estudos sobre o assunto a partir dos debates que aconteceram com os estudantes do curso de Pedagogia da UFAM, na Disciplina Fundamentos da Educação Infantil , evidenciando que há lacunas em aberto quanto ao entendimento sobre o papel das brincadeiras para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças pequenas. Nesse sentido, para responder a problemática que envolve esta pesquisa, buscaremos as contribuições de pensadores que desenvolveram seus estudos sobre as brincadeiras na vida das crianças. A metodologia de estudo para esta pesquisa constitui-se, portanto, pela investigação bibliográfica, cujo ponto de partida para a busca de informações teóricas baseia-se nos conceitos de brincadeira, aprendizagem e desenvolvimento. Após a coleta de dados, faremos à análise procurando estabelecer conexões entre as ideias dos autores pesquisados na perspectiva de obter respostas sobre o papel das brincadeiras para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. |