/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
O papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades
A presente pesquisa tem por finalidade analisar o papel da brincadeira para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. O surgimento deste tema remete aos debates que aconteceram no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a escola de Vigotski (GEPEV), vinculado à Universidade do Amazonas (UFAM) - do qua...
Autor principal: | Isis Melo de Lima |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2347 |
id |
oai:localhost:prefix-2347 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-23472025-03-10T20:06:29Z O papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades Isis Melo de Lima Ilaine Ines Both Clotilde Tinoco Sales http://lattes.cnpq.br/5642359058931763 Brincadeira Aprendizagem Desenvolvimento CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A presente pesquisa tem por finalidade analisar o papel da brincadeira para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. O surgimento deste tema remete aos debates que aconteceram no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a escola de Vigotski (GEPEV), vinculado à Universidade do Amazonas (UFAM) - do qual somos partícipes -, e da necessidade de intensificar os estudos sobre o assunto a partir dos debates que aconteceram com os estudantes do curso de Pedagogia da UFAM, na Disciplina Fundamentos da Educação Infantil , evidenciando que há lacunas em aberto quanto ao entendimento sobre o papel das brincadeiras para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças pequenas. Nesse sentido, para responder a problemática que envolve esta pesquisa, buscaremos as contribuições de pensadores que desenvolveram seus estudos sobre as brincadeiras na vida das crianças. A metodologia de estudo para esta pesquisa constitui-se, portanto, pela investigação bibliográfica, cujo ponto de partida para a busca de informações teóricas baseia-se nos conceitos de brincadeira, aprendizagem e desenvolvimento. Após a coleta de dados, faremos à análise procurando estabelecer conexões entre as ideias dos autores pesquisados na perspectiva de obter respostas sobre o papel das brincadeiras para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. UFAM 2016-09-23T15:16:55Z 2016-09-23T15:16:55Z 2011-07-01 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2347 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2010 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Brincadeira Aprendizagem Desenvolvimento CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Brincadeira Aprendizagem Desenvolvimento CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Isis Melo de Lima O papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades |
topic_facet |
Brincadeira Aprendizagem Desenvolvimento CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A presente pesquisa tem por finalidade analisar o papel da brincadeira para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. O surgimento deste tema remete aos debates que aconteceram no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a escola de Vigotski (GEPEV), vinculado à Universidade do Amazonas (UFAM) - do qual somos partícipes -, e da necessidade de intensificar os estudos sobre o assunto a partir dos debates que aconteceram com os estudantes do curso de Pedagogia da UFAM, na Disciplina Fundamentos da Educação Infantil , evidenciando que há lacunas em aberto quanto ao entendimento sobre o papel das brincadeiras para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças pequenas. Nesse sentido, para responder a problemática que envolve esta pesquisa, buscaremos as contribuições de pensadores que desenvolveram seus estudos sobre as brincadeiras na vida das crianças. A metodologia de estudo para esta pesquisa constitui-se, portanto, pela investigação bibliográfica, cujo ponto de partida para a busca de informações teóricas baseia-se nos conceitos de brincadeira, aprendizagem e desenvolvimento. Após a coleta de dados, faremos à análise procurando estabelecer conexões entre as ideias dos autores pesquisados na perspectiva de obter respostas sobre o papel das brincadeiras para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. |
author_additional |
Ilaine Ines Both |
author_additionalStr |
Ilaine Ines Both |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Isis Melo de Lima |
title |
O papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades |
title_short |
O papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades |
title_full |
O papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades |
title_fullStr |
O papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades |
title_full_unstemmed |
O papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades |
title_sort |
o papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2347 |
_version_ |
1831969241663799296 |
score |
11.755432 |