Relatório de Pesquisa

O papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades

A presente pesquisa tem por finalidade analisar o papel da brincadeira para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. O surgimento deste tema remete aos debates que aconteceram no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a escola de Vigotski (GEPEV), vinculado à Universidade do Amazonas (UFAM) - do qua...

ver descrição completa

Autor principal: Isis Melo de Lima
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2347
id oai:localhost:prefix-2347
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-23472025-03-10T20:06:29Z O papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades Isis Melo de Lima Ilaine Ines Both Clotilde Tinoco Sales http://lattes.cnpq.br/5642359058931763 Brincadeira Aprendizagem Desenvolvimento CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A presente pesquisa tem por finalidade analisar o papel da brincadeira para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. O surgimento deste tema remete aos debates que aconteceram no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a escola de Vigotski (GEPEV), vinculado à Universidade do Amazonas (UFAM) - do qual somos partícipes -, e da necessidade de intensificar os estudos sobre o assunto a partir dos debates que aconteceram com os estudantes do curso de Pedagogia da UFAM, na Disciplina Fundamentos da Educação Infantil , evidenciando que há lacunas em aberto quanto ao entendimento sobre o papel das brincadeiras para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças pequenas. Nesse sentido, para responder a problemática que envolve esta pesquisa, buscaremos as contribuições de pensadores que desenvolveram seus estudos sobre as brincadeiras na vida das crianças. A metodologia de estudo para esta pesquisa constitui-se, portanto, pela investigação bibliográfica, cujo ponto de partida para a busca de informações teóricas baseia-se nos conceitos de brincadeira, aprendizagem e desenvolvimento. Após a coleta de dados, faremos à análise procurando estabelecer conexões entre as ideias dos autores pesquisados na perspectiva de obter respostas sobre o papel das brincadeiras para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. UFAM 2016-09-23T15:16:55Z 2016-09-23T15:16:55Z 2011-07-01 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2347 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2010 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Brincadeira
Aprendizagem
Desenvolvimento
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Brincadeira
Aprendizagem
Desenvolvimento
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Isis Melo de Lima
O papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades
topic_facet Brincadeira
Aprendizagem
Desenvolvimento
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A presente pesquisa tem por finalidade analisar o papel da brincadeira para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. O surgimento deste tema remete aos debates que aconteceram no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a escola de Vigotski (GEPEV), vinculado à Universidade do Amazonas (UFAM) - do qual somos partícipes -, e da necessidade de intensificar os estudos sobre o assunto a partir dos debates que aconteceram com os estudantes do curso de Pedagogia da UFAM, na Disciplina Fundamentos da Educação Infantil , evidenciando que há lacunas em aberto quanto ao entendimento sobre o papel das brincadeiras para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças pequenas. Nesse sentido, para responder a problemática que envolve esta pesquisa, buscaremos as contribuições de pensadores que desenvolveram seus estudos sobre as brincadeiras na vida das crianças. A metodologia de estudo para esta pesquisa constitui-se, portanto, pela investigação bibliográfica, cujo ponto de partida para a busca de informações teóricas baseia-se nos conceitos de brincadeira, aprendizagem e desenvolvimento. Após a coleta de dados, faremos à análise procurando estabelecer conexões entre as ideias dos autores pesquisados na perspectiva de obter respostas sobre o papel das brincadeiras para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
author_additional Ilaine Ines Both
author_additionalStr Ilaine Ines Both
format Relatório de Pesquisa
author Isis Melo de Lima
title O papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades
title_short O papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades
title_full O papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades
title_fullStr O papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades
title_full_unstemmed O papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades
title_sort o papel da brincadeira para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança: limites e possibilidades
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2347
_version_ 1831969241663799296
score 11.755432