Relatório de Pesquisa

As pesquisas sobre o letramento na Educação Infantil no Brasil: apresentações em congressos e publicações em periódicos (2008-2012)

A criança é um sujeito sócio-histórico e sua interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades desde os primeiros anos de vida. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco ano...

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Autor principal: Jullyana Campos Dias
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3389
Resumo:
A criança é um sujeito sócio-histórico e sua interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades desde os primeiros anos de vida. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco anos de idade um ambiente de socialização, contribuindo para a apropriação dos conhecimentos socialmente construídos e das capacidades a eles correlatas, dentre elas a de leitura e escrita. Tal função, muitas vezes, entretanto, tem se limitado à proposição de tarefas que, a despeito das diferentes linguagens infantis, visam à reprodução de letras e sílabas, como se esta fosse a forma adequada de inserção dos pequenos na cultura letrada. Diferentes pesquisas têm sido realizadas, nos últimos anos, sobre a relação entre letramento e Educação Infantil e conhecê-las pode trazer importantes subsídios para a transformação de práticas recorrentes e pouco desenvolventes em creches e pré-escolas. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem por objetivo conhecer a produção teórica recente de pesquisadores brasileiros cujos trabalhos estão dedicados à relação entre educação infantil e práticas de letramento. Para tanto, serão objeto de análise os artigos publicados entre 2008 e 2012 nos periódicos nacionais classificados entre A1 e B2 no Qualis CAPES, bem como em Encontros Nacionais e Regionais no país, em especial nos encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED).