/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
As pesquisas sobre o letramento na Educação Infantil no Brasil: apresentações em congressos e publicações em periódicos (2008-2012)
A criança é um sujeito sócio-histórico e sua interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades desde os primeiros anos de vida. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco ano...
Autor principal: | Jullyana Campos Dias |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3389 |
id |
oai:localhost:prefix-3389 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-33892021-11-10T20:04:40Z As pesquisas sobre o letramento na Educação Infantil no Brasil: apresentações em congressos e publicações em periódicos (2008-2012) Jullyana Campos Dias Michelle de Freitas Bissoli Educação Infantil Letramento Produção científica nacional CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A criança é um sujeito sócio-histórico e sua interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades desde os primeiros anos de vida. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco anos de idade um ambiente de socialização, contribuindo para a apropriação dos conhecimentos socialmente construídos e das capacidades a eles correlatas, dentre elas a de leitura e escrita. Tal função, muitas vezes, entretanto, tem se limitado à proposição de tarefas que, a despeito das diferentes linguagens infantis, visam à reprodução de letras e sílabas, como se esta fosse a forma adequada de inserção dos pequenos na cultura letrada. Diferentes pesquisas têm sido realizadas, nos últimos anos, sobre a relação entre letramento e Educação Infantil e conhecê-las pode trazer importantes subsídios para a transformação de práticas recorrentes e pouco desenvolventes em creches e pré-escolas. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem por objetivo conhecer a produção teórica recente de pesquisadores brasileiros cujos trabalhos estão dedicados à relação entre educação infantil e práticas de letramento. Para tanto, serão objeto de análise os artigos publicados entre 2008 e 2012 nos periódicos nacionais classificados entre A1 e B2 no Qualis CAPES, bem como em Encontros Nacionais e Regionais no país, em especial nos encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED). CNPQ 2016-09-23T15:26:47Z 2016-09-23T15:26:47Z 2013-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3389 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2012 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Infantil Letramento Produção científica nacional CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Educação Infantil Letramento Produção científica nacional CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Jullyana Campos Dias As pesquisas sobre o letramento na Educação Infantil no Brasil: apresentações em congressos e publicações em periódicos (2008-2012) |
topic_facet |
Educação Infantil Letramento Produção científica nacional CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A criança é um sujeito sócio-histórico e sua interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades desde os primeiros anos de vida. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco anos de idade um ambiente de socialização, contribuindo para a apropriação dos conhecimentos socialmente construídos e das capacidades a eles correlatas, dentre elas a de leitura e escrita. Tal função, muitas vezes, entretanto, tem se limitado à proposição de tarefas que, a despeito das diferentes linguagens infantis, visam à reprodução de letras e sílabas, como se esta fosse a forma adequada de inserção dos pequenos na cultura letrada. Diferentes pesquisas têm sido realizadas, nos últimos anos, sobre a relação entre letramento e Educação Infantil e conhecê-las pode trazer importantes subsídios para a transformação de práticas recorrentes e pouco desenvolventes em creches e pré-escolas. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa, de cunho bibliográfico, tem por objetivo conhecer a produção teórica recente de pesquisadores brasileiros cujos trabalhos estão dedicados à relação entre educação infantil e práticas de letramento. Para tanto, serão objeto de análise os artigos publicados entre 2008 e 2012 nos periódicos nacionais classificados entre A1 e B2 no Qualis CAPES, bem como em Encontros Nacionais e Regionais no país, em especial nos encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED). |
author_additional |
Michelle de Freitas Bissoli |
author_additionalStr |
Michelle de Freitas Bissoli |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Jullyana Campos Dias |
title |
As pesquisas sobre o letramento na Educação Infantil no Brasil: apresentações em congressos e publicações em periódicos (2008-2012) |
title_short |
As pesquisas sobre o letramento na Educação Infantil no Brasil: apresentações em congressos e publicações em periódicos (2008-2012) |
title_full |
As pesquisas sobre o letramento na Educação Infantil no Brasil: apresentações em congressos e publicações em periódicos (2008-2012) |
title_fullStr |
As pesquisas sobre o letramento na Educação Infantil no Brasil: apresentações em congressos e publicações em periódicos (2008-2012) |
title_full_unstemmed |
As pesquisas sobre o letramento na Educação Infantil no Brasil: apresentações em congressos e publicações em periódicos (2008-2012) |
title_sort |
as pesquisas sobre o letramento na educação infantil no brasil: apresentações em congressos e publicações em periódicos (2008-2012) |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3389 |
_version_ |
1787137149087252480 |
score |
11.687526 |