Relatório de Pesquisa

Um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da Educação Infantil

A criança é um sujeito sócio-histórico e sua interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades desde os primeiros anos de vida. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco ano...

ver descrição completa

Autor principal: Jullyana Campos Dias
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4181
id oai:localhost:prefix-4181
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-41812021-11-10T20:04:18Z Um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da Educação Infantil Jullyana Campos Dias Michelle de Freitas Bissoli Letramento Alfabetização Educação Infantil CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A criança é um sujeito sócio-histórico e sua interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades desde os primeiros anos de vida. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco anos de idade um ambiente de socialização, contribuindo para a apropriação dos conhecimentos socialmente construídos e das capacidades a eles correlatas, dentre elas a de leitura e escrita. Tal função, muitas vezes, entretanto, tem se limitado à proposição de tarefas que, a despeito das diferentes linguagens infantis, visam à reprodução de letras e sílabas, como se esta fosse a forma adequada de inserção dos pequenos na cultura letrada. Acompanhar uma prática pedagógica que possibilite o processo de letramento com as crianças pequenas pode ser substancial para a ampliação dos estudos teóricos sobre o letramento e alfabetização e para a compreensão das influências dessas práticas na apropriação da leitura e da escrita pelas crianças pequenas. Para tanto, será objeto de análise uma turma de 1º período da Educação Infantil, sendo enfatizadas a prática pedagógica e a concepção de letramento e alfabetização que permeiam essa prática, a reação das crianças e o seu desenvolvimento frente à prática pedagógica da professora observada. CNPQ 2016-09-23T15:41:09Z 2016-09-23T15:41:09Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4181 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Letramento
Alfabetização
Educação Infantil
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Letramento
Alfabetização
Educação Infantil
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Jullyana Campos Dias
Um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da Educação Infantil
topic_facet Letramento
Alfabetização
Educação Infantil
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A criança é um sujeito sócio-histórico e sua interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades desde os primeiros anos de vida. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco anos de idade um ambiente de socialização, contribuindo para a apropriação dos conhecimentos socialmente construídos e das capacidades a eles correlatas, dentre elas a de leitura e escrita. Tal função, muitas vezes, entretanto, tem se limitado à proposição de tarefas que, a despeito das diferentes linguagens infantis, visam à reprodução de letras e sílabas, como se esta fosse a forma adequada de inserção dos pequenos na cultura letrada. Acompanhar uma prática pedagógica que possibilite o processo de letramento com as crianças pequenas pode ser substancial para a ampliação dos estudos teóricos sobre o letramento e alfabetização e para a compreensão das influências dessas práticas na apropriação da leitura e da escrita pelas crianças pequenas. Para tanto, será objeto de análise uma turma de 1º período da Educação Infantil, sendo enfatizadas a prática pedagógica e a concepção de letramento e alfabetização que permeiam essa prática, a reação das crianças e o seu desenvolvimento frente à prática pedagógica da professora observada.
author_additional Michelle de Freitas Bissoli
author_additionalStr Michelle de Freitas Bissoli
format Relatório de Pesquisa
author Jullyana Campos Dias
title Um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da Educação Infantil
title_short Um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da Educação Infantil
title_full Um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da Educação Infantil
title_fullStr Um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da Educação Infantil
title_full_unstemmed Um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da Educação Infantil
title_sort um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da educação infantil
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4181
_version_ 1787137250382839808
score 11.687526