/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da Educação Infantil
A criança é um sujeito sócio-histórico e sua interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades desde os primeiros anos de vida. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco ano...
Autor principal: | Jullyana Campos Dias |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4181 |
id |
oai:localhost:prefix-4181 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-41812021-11-10T20:04:18Z Um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da Educação Infantil Jullyana Campos Dias Michelle de Freitas Bissoli Letramento Alfabetização Educação Infantil CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A criança é um sujeito sócio-histórico e sua interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades desde os primeiros anos de vida. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco anos de idade um ambiente de socialização, contribuindo para a apropriação dos conhecimentos socialmente construídos e das capacidades a eles correlatas, dentre elas a de leitura e escrita. Tal função, muitas vezes, entretanto, tem se limitado à proposição de tarefas que, a despeito das diferentes linguagens infantis, visam à reprodução de letras e sílabas, como se esta fosse a forma adequada de inserção dos pequenos na cultura letrada. Acompanhar uma prática pedagógica que possibilite o processo de letramento com as crianças pequenas pode ser substancial para a ampliação dos estudos teóricos sobre o letramento e alfabetização e para a compreensão das influências dessas práticas na apropriação da leitura e da escrita pelas crianças pequenas. Para tanto, será objeto de análise uma turma de 1º período da Educação Infantil, sendo enfatizadas a prática pedagógica e a concepção de letramento e alfabetização que permeiam essa prática, a reação das crianças e o seu desenvolvimento frente à prática pedagógica da professora observada. CNPQ 2016-09-23T15:41:09Z 2016-09-23T15:41:09Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4181 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Letramento Alfabetização Educação Infantil CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Letramento Alfabetização Educação Infantil CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Jullyana Campos Dias Um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da Educação Infantil |
topic_facet |
Letramento Alfabetização Educação Infantil CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
A criança é um sujeito sócio-histórico e sua interação com os construtos históricos e culturais é responsável pelo desenvolvimento de suas diferentes capacidades desde os primeiros anos de vida. Disso decorre a importância da Educação Infantil, cuja função é proporcionar às crianças de até cinco anos de idade um ambiente de socialização, contribuindo para a apropriação dos conhecimentos socialmente construídos e das capacidades a eles correlatas, dentre elas a de leitura e escrita. Tal função, muitas vezes, entretanto, tem se limitado à proposição de tarefas que, a despeito das diferentes linguagens infantis, visam à reprodução de letras e sílabas, como se esta fosse a forma adequada de inserção dos pequenos na cultura letrada. Acompanhar uma prática pedagógica que possibilite o processo de letramento com as crianças pequenas pode ser substancial para a ampliação dos estudos teóricos sobre o letramento e alfabetização e para a compreensão das influências dessas práticas na apropriação da leitura e da escrita pelas crianças pequenas. Para tanto, será objeto de análise uma turma de 1º período da Educação Infantil, sendo enfatizadas a prática pedagógica e a concepção de letramento e alfabetização que permeiam essa prática, a reação das crianças e o seu desenvolvimento frente à prática pedagógica da professora observada. |
author_additional |
Michelle de Freitas Bissoli |
author_additionalStr |
Michelle de Freitas Bissoli |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Jullyana Campos Dias |
title |
Um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da Educação Infantil |
title_short |
Um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da Educação Infantil |
title_full |
Um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da Educação Infantil |
title_fullStr |
Um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da Educação Infantil |
title_sort |
um olhar reflexivo sobre a teoria e a prática de letramento/alfabetização no 1º período da educação infantil |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4181 |
_version_ |
1787137250382839808 |
score |
11.687526 |