Relatório de Pesquisa

A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi

Diante das recorrentes práticas pedagógicas utilizadas na educação infantil na tentativa de inserir as crianças no mundo da escrita e leitura, e percebendo que essas práticas por vezes são ineficazes e acabam tornando-se um fator de distanciamento e desinteresse para a criança e ainda, fazendo refer...

ver descrição completa

Autor principal: Marta Abreu dos Santos
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4189
id oai:localhost:prefix-4189
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-41892021-11-10T20:11:42Z A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi Marta Abreu dos Santos Michelle de Freitas Bissoli Cultura escrita Educação Infantil Letramento CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Diante das recorrentes práticas pedagógicas utilizadas na educação infantil na tentativa de inserir as crianças no mundo da escrita e leitura, e percebendo que essas práticas por vezes são ineficazes e acabam tornando-se um fator de distanciamento e desinteresse para a criança e ainda, fazendo referência às propostas de utilização das práticas de letramento no processo educativo como caminho eficaz para apresentar e trabalhar com as crianças a leitura e escrita de maneira que possam apropriar-se destas linguagens por meios mais eficientes capazes de ampliar suas aprendizagens nestes âmbitos, torna-se pertinente questionar: de que maneira as práticas de letramento podem auxiliar na inserção da criança da Educação infantil na cultura escrita? Para responder a esta questão, buscaremos compreender, por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, os processos de letramento que podem favorecer a inserção da criança da educação infantil na cultura escrita. Utilizaremos como fontes de pesquisa mais especialmente as obras de dois pensadores cujas contribuições são bastante caras à Educação Infantil: Celestin Freinet e Loris Malaguzzi. FAPEAM 2016-09-23T15:41:10Z 2016-09-23T15:41:10Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4189 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Cultura escrita
Educação Infantil
Letramento
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
spellingShingle Cultura escrita
Educação Infantil
Letramento
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Marta Abreu dos Santos
A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi
topic_facet Cultura escrita
Educação Infantil
Letramento
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description Diante das recorrentes práticas pedagógicas utilizadas na educação infantil na tentativa de inserir as crianças no mundo da escrita e leitura, e percebendo que essas práticas por vezes são ineficazes e acabam tornando-se um fator de distanciamento e desinteresse para a criança e ainda, fazendo referência às propostas de utilização das práticas de letramento no processo educativo como caminho eficaz para apresentar e trabalhar com as crianças a leitura e escrita de maneira que possam apropriar-se destas linguagens por meios mais eficientes capazes de ampliar suas aprendizagens nestes âmbitos, torna-se pertinente questionar: de que maneira as práticas de letramento podem auxiliar na inserção da criança da Educação infantil na cultura escrita? Para responder a esta questão, buscaremos compreender, por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, os processos de letramento que podem favorecer a inserção da criança da educação infantil na cultura escrita. Utilizaremos como fontes de pesquisa mais especialmente as obras de dois pensadores cujas contribuições são bastante caras à Educação Infantil: Celestin Freinet e Loris Malaguzzi.
author_additional Michelle de Freitas Bissoli
author_additionalStr Michelle de Freitas Bissoli
format Relatório de Pesquisa
author Marta Abreu dos Santos
title A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi
title_short A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi
title_full A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi
title_fullStr A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi
title_full_unstemmed A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi
title_sort inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de celestin freinet e loris malaguzzi
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4189
_version_ 1831969535336382464
score 11.755432