/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi
Diante das recorrentes práticas pedagógicas utilizadas na educação infantil na tentativa de inserir as crianças no mundo da escrita e leitura, e percebendo que essas práticas por vezes são ineficazes e acabam tornando-se um fator de distanciamento e desinteresse para a criança e ainda, fazendo refer...
Autor principal: | Marta Abreu dos Santos |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4189 |
id |
oai:localhost:prefix-4189 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-41892021-11-10T20:11:42Z A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi Marta Abreu dos Santos Michelle de Freitas Bissoli Cultura escrita Educação Infantil Letramento CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Diante das recorrentes práticas pedagógicas utilizadas na educação infantil na tentativa de inserir as crianças no mundo da escrita e leitura, e percebendo que essas práticas por vezes são ineficazes e acabam tornando-se um fator de distanciamento e desinteresse para a criança e ainda, fazendo referência às propostas de utilização das práticas de letramento no processo educativo como caminho eficaz para apresentar e trabalhar com as crianças a leitura e escrita de maneira que possam apropriar-se destas linguagens por meios mais eficientes capazes de ampliar suas aprendizagens nestes âmbitos, torna-se pertinente questionar: de que maneira as práticas de letramento podem auxiliar na inserção da criança da Educação infantil na cultura escrita? Para responder a esta questão, buscaremos compreender, por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, os processos de letramento que podem favorecer a inserção da criança da educação infantil na cultura escrita. Utilizaremos como fontes de pesquisa mais especialmente as obras de dois pensadores cujas contribuições são bastante caras à Educação Infantil: Celestin Freinet e Loris Malaguzzi. FAPEAM 2016-09-23T15:41:10Z 2016-09-23T15:41:10Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4189 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Cultura escrita Educação Infantil Letramento CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Cultura escrita Educação Infantil Letramento CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Marta Abreu dos Santos A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi |
topic_facet |
Cultura escrita Educação Infantil Letramento CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
Diante das recorrentes práticas pedagógicas utilizadas na educação infantil na tentativa de inserir as crianças no mundo da escrita e leitura, e percebendo que essas práticas por vezes são ineficazes e acabam tornando-se um fator de distanciamento e desinteresse para a criança e ainda, fazendo referência às propostas de utilização das práticas de letramento no processo educativo como caminho eficaz para apresentar e trabalhar com as crianças a leitura e escrita de maneira que possam apropriar-se destas linguagens por meios mais eficientes capazes de ampliar suas aprendizagens nestes âmbitos, torna-se pertinente questionar: de que maneira as práticas de letramento podem auxiliar na inserção da criança da Educação infantil na cultura escrita? Para responder a esta questão, buscaremos compreender, por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, os processos de letramento que podem favorecer a inserção da criança da educação infantil na cultura escrita. Utilizaremos como fontes de pesquisa mais especialmente as obras de dois pensadores cujas contribuições são bastante caras à Educação Infantil: Celestin Freinet e Loris Malaguzzi. |
author_additional |
Michelle de Freitas Bissoli |
author_additionalStr |
Michelle de Freitas Bissoli |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Marta Abreu dos Santos |
title |
A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi |
title_short |
A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi |
title_full |
A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi |
title_fullStr |
A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi |
title_full_unstemmed |
A inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de Celestin Freinet e Loris Malaguzzi |
title_sort |
inserção da criança da educação infantil na cultura escrita: contribuições de celestin freinet e loris malaguzzi |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4189 |
_version_ |
1831969535336382464 |
score |
11.755432 |