/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
O Desenvolvimento infantil fundamentado nos Jogos e Brincadeiras
Este projeto de pesquisa tem por base os estudos de fundamentação acerca do desenvolvimento da criança, pautado nos aspectos dos jogos, das brincadeiras e brinquedos. De modo geral, nas escolas da Educação infantil, esses aspectos são tomados segundo uma abordagem recreativa, ou mesmo de ludicidade,...
Autor principal: | Andréia Henrique da Silva |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4212 |
id |
oai:localhost:prefix-4212 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-42122021-12-01T14:05:54Z O Desenvolvimento infantil fundamentado nos Jogos e Brincadeiras Andréia Henrique da Silva Luiz Carlos Cerquinho de Brito Desenvolvimento infantil Jogos e Brincadeiras CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Este projeto de pesquisa tem por base os estudos de fundamentação acerca do desenvolvimento da criança, pautado nos aspectos dos jogos, das brincadeiras e brinquedos. De modo geral, nas escolas da Educação infantil, esses aspectos são tomados segundo uma abordagem recreativa, ou mesmo de ludicidade, comprometendo a força propulsora que os jogos e as brincadeiras representam para o desenvolvimento da criança. Em verdade, os jogos e as brincadeiras estão na base no desenvolvimento humano, desde as fases da primeira infância, quando a criança adquire a linguagem e realiza simbolização, até os momentos de socialização, de troca afetiva e cultural com os adultos. Com a importância cada vez maior da Educação Infantil, da obrigatoriedade de matricula das crianças a partir dos quatro anos de idade, as Escolas começam a se organizar de modo diferenciado, tendo que proceder a ajustes de organização dos espaços, dos tempos e da logística de funcionamento do processo pedagógico com crianças pequenas. Não obstante, as bases de fundamentação ainda se apresentam limitadas, requerendo continuo investimento para a compreensão do que significa o brincar e o jogar na educação infantil. Este projeto de pesquisa pretende investigar os fundamentos dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança na educação infantil,ressaltando os aspectos do desenvolvimento cognitivo, da linguagem, corporeidade, afetividade. Como resultado do estudo, busca produzir referencias que orientem os processos de planejamento e intervenção nas escolas da Educação Infantil. A referencia teórica do projeto esta assentada nos estudos de Piaget e Vigotsky, salientando os conceitos chaves de formação simbólica, imaginação, imitação, relações da criança com o universo da cultura. A intenção não é colocar os autores em confronto, mas buscar evidenciar as contribuições de ambos para o entendimento do jogo, da brincadeira e do brinquedo para o desenvolvimento da criança. Como pesquisa bibliográfica, outros autores serão tratados, tais como Kishimoto. FAPEAM 2016-09-23T15:41:14Z 2016-09-23T15:41:14Z 2014-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4212 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2013 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Desenvolvimento infantil Jogos e Brincadeiras CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
Desenvolvimento infantil Jogos e Brincadeiras CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Andréia Henrique da Silva O Desenvolvimento infantil fundamentado nos Jogos e Brincadeiras |
topic_facet |
Desenvolvimento infantil Jogos e Brincadeiras CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
description |
Este projeto de pesquisa tem por base os estudos de fundamentação acerca do desenvolvimento da criança, pautado nos aspectos dos jogos, das brincadeiras e brinquedos. De modo geral, nas escolas da Educação infantil, esses aspectos são tomados segundo uma abordagem recreativa, ou mesmo de ludicidade, comprometendo a força propulsora que os jogos e as brincadeiras representam para o desenvolvimento da criança.
Em verdade, os jogos e as brincadeiras estão na base no desenvolvimento humano, desde as fases da primeira infância, quando a criança adquire a linguagem e realiza simbolização, até os momentos de socialização, de troca afetiva e cultural com os adultos.
Com a importância cada vez maior da Educação Infantil, da obrigatoriedade de matricula das crianças a partir dos quatro anos de idade, as Escolas começam a se organizar de modo diferenciado, tendo que proceder a ajustes de organização dos espaços, dos tempos e da logística de funcionamento do processo pedagógico com crianças pequenas.
Não obstante, as bases de fundamentação ainda se apresentam limitadas, requerendo continuo investimento para a compreensão do que significa o brincar e o jogar na educação infantil.
Este projeto de pesquisa pretende investigar os fundamentos dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança na educação infantil,ressaltando os aspectos do desenvolvimento cognitivo, da linguagem, corporeidade, afetividade. Como resultado do estudo, busca produzir referencias que orientem os processos de planejamento e intervenção nas escolas da Educação Infantil.
A referencia teórica do projeto esta assentada nos estudos de Piaget e Vigotsky, salientando os conceitos chaves de formação simbólica, imaginação, imitação, relações da criança com o universo da cultura. A intenção não é colocar os autores em confronto, mas buscar evidenciar as contribuições de ambos para o entendimento do jogo, da brincadeira e do brinquedo para o desenvolvimento da criança. Como pesquisa bibliográfica, outros autores serão tratados, tais como Kishimoto. |
author_additional |
Luiz Carlos Cerquinho de Brito |
author_additionalStr |
Luiz Carlos Cerquinho de Brito |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Andréia Henrique da Silva |
title |
O Desenvolvimento infantil fundamentado nos Jogos e Brincadeiras |
title_short |
O Desenvolvimento infantil fundamentado nos Jogos e Brincadeiras |
title_full |
O Desenvolvimento infantil fundamentado nos Jogos e Brincadeiras |
title_fullStr |
O Desenvolvimento infantil fundamentado nos Jogos e Brincadeiras |
title_full_unstemmed |
O Desenvolvimento infantil fundamentado nos Jogos e Brincadeiras |
title_sort |
o desenvolvimento infantil fundamentado nos jogos e brincadeiras |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4212 |
_version_ |
1831969539086090240 |
score |
11.753896 |