Relatório de Pesquisa

Os impactos da teoria da psicogênese da língua escrita no processo de alfabetização no Brasil: uma revisão bibliográfica para articulação do ensino-aprendizagem

A pesquisa tem como objetivo analisar os impactos positivos e negativos da teoria da Psicogênese da língua escrita desenvolvida por Emília Ferreiro e Ana Teberosky que provocou no Brasil, uma revolução conceitual sobre o conceito de alfabetização a partir da década de 80. Tomaremos como referenciai...

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Autor principal: Havila de Almeida Matos
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4535
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spelling oai:localhost:prefix-45352021-11-14T02:01:07Z Os impactos da teoria da psicogênese da língua escrita no processo de alfabetização no Brasil: uma revisão bibliográfica para articulação do ensino-aprendizagem Havila de Almeida Matos Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo Psicogênese da língua escrita Ensino Aprendizagem CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO A pesquisa tem como objetivo analisar os impactos positivos e negativos da teoria da Psicogênese da língua escrita desenvolvida por Emília Ferreiro e Ana Teberosky que provocou no Brasil, uma revolução conceitual sobre o conceito de alfabetização a partir da década de 80. Tomaremos como referenciais para essa investigaação, os diversos olhares dos principais pesquisadores brasileiros no campo da alfabetização como Magda Soares, Arthur Gomes de Morais, Telma Ferraz Leal, Ana Albuquerque, Esther Grossi e Telma Weisz de modo a propor caminhos metodológicos para uma prática alfabetizadora mais segura e que considere concomitantemente o ensinar e o aprender. A pesquisa é relevante tendo em vista que acompanhamos no período anterior e posterior a essa teoria, um predomínio de um destes eixos em detrimento ao outro. É importante ressaltar que a apropriação desta teoria implica no entendimento de que o aprendizado da leitura e da escrita é de ordem conceitual, ou seja, os aprendizes precisam compreender o que a escrita representa e como se criam essas representações. Um olhar mais crítico sobre a psicogênese da língua escrita pretende assim, considerar a relevância da apropriação destes conhecimentos por parte dos professores alfabetizadores, compreendendo a necessidade de intervenções didáticas para o avanço nas hipóteses dos alunos e o entendimento de que a teoria representa uma das facetas do processo de alfabetização, cuja natureza é complexa e multifacetada. Palavras-chave: Psicogênese da língua escrita. Alfabetização. Ensino e aprendizagem Voluntário 2016-09-23T15:47:34Z 2016-09-23T15:47:34Z 2015-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4535 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Métodos e Técnicas Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM
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description A pesquisa tem como objetivo analisar os impactos positivos e negativos da teoria da Psicogênese da língua escrita desenvolvida por Emília Ferreiro e Ana Teberosky que provocou no Brasil, uma revolução conceitual sobre o conceito de alfabetização a partir da década de 80. Tomaremos como referenciais para essa investigaação, os diversos olhares dos principais pesquisadores brasileiros no campo da alfabetização como Magda Soares, Arthur Gomes de Morais, Telma Ferraz Leal, Ana Albuquerque, Esther Grossi e Telma Weisz de modo a propor caminhos metodológicos para uma prática alfabetizadora mais segura e que considere concomitantemente o ensinar e o aprender. A pesquisa é relevante tendo em vista que acompanhamos no período anterior e posterior a essa teoria, um predomínio de um destes eixos em detrimento ao outro. É importante ressaltar que a apropriação desta teoria implica no entendimento de que o aprendizado da leitura e da escrita é de ordem conceitual, ou seja, os aprendizes precisam compreender o que a escrita representa e como se criam essas representações. Um olhar mais crítico sobre a psicogênese da língua escrita pretende assim, considerar a relevância da apropriação destes conhecimentos por parte dos professores alfabetizadores, compreendendo a necessidade de intervenções didáticas para o avanço nas hipóteses dos alunos e o entendimento de que a teoria representa uma das facetas do processo de alfabetização, cuja natureza é complexa e multifacetada. Palavras-chave: Psicogênese da língua escrita. Alfabetização. Ensino e aprendizagem
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