/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
O lúdico em aulas Espanhol: integrando ensino, pesquisa e extensão na universidade
O ensino de Línguas Estrangeiras tem sido há vários anos amplo campo de pesquisas de distintas áreas, dentre as quais, destacamos a Linguística, a Linguística Aplicada, a Educação e a Análise do Discurso. Cada uma dessas áreas contribui para o desdobramento e o desenvolvimento metodológico no que co...
Autor principal: | Francisca Eduarda Barroso Barbosa |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4556 |
id |
oai:localhost:prefix-4556 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-45562021-11-28T20:03:39Z O lúdico em aulas Espanhol: integrando ensino, pesquisa e extensão na universidade Francisca Eduarda Barroso Barbosa Wagner Barros Teixeira Lúdico Ensino de línguas estrangeiras Discurso didático LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES O ensino de Línguas Estrangeiras tem sido há vários anos amplo campo de pesquisas de distintas áreas, dentre as quais, destacamos a Linguística, a Linguística Aplicada, a Educação e a Análise do Discurso. Cada uma dessas áreas contribui para o desdobramento e o desenvolvimento metodológico no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem de LE; daí, a variedade de enfoques e recursos metodológicos, dentre os quais, encontra-se o componente lúdico. Este projeto de iniciação à pesquisa visa a verificar de que forma(s) o componente lúdico está presente no discurso didático de acadêmicos do Curso de Letras - Língua Espanhola da UFAM, que atuam como estagiários bolsistas no Curso de Espanhol do Projeto CEL (Centro de Estudos de Línguas), integrando, dessa forma, as áreas de ensino, pesquisa e extensão universitárias. Para lograr êxito, além das pesquisas bibliográfica e telematizada, será realizada análise documental, com base em planos de ensino de acadêmicos que atuam e atuaram no referido Curso de Espanhol, bem como no livro didático adotado e no currículo do Curso de Graduação em Letras - Língua Espanhola. Como escopo teórico, as pesquisas sobre o lúdico se baseiam em considerações de Krashen (1995), Perrenoud (2000), Angeles del Hoyo et. al. (2003), entre outros. FAPEAM 2016-09-23T15:47:39Z 2016-09-23T15:47:39Z 2015-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4556 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Línguas e Literaturas Estrangeiras Instituto de Ciências Humanas e Letras PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Lúdico Ensino de línguas estrangeiras Discurso didático LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Lúdico Ensino de línguas estrangeiras Discurso didático LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Francisca Eduarda Barroso Barbosa O lúdico em aulas Espanhol: integrando ensino, pesquisa e extensão na universidade |
topic_facet |
Lúdico Ensino de línguas estrangeiras Discurso didático LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
description |
O ensino de Línguas Estrangeiras tem sido há vários anos amplo campo de pesquisas de distintas áreas, dentre as quais, destacamos a Linguística, a Linguística Aplicada, a Educação e a Análise do Discurso. Cada uma dessas áreas contribui para o desdobramento e o desenvolvimento metodológico no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem de LE; daí, a variedade de enfoques e recursos metodológicos, dentre os quais, encontra-se o componente lúdico. Este projeto de iniciação à pesquisa visa a verificar de que forma(s) o componente lúdico está presente no discurso didático de acadêmicos do Curso de Letras - Língua Espanhola da UFAM, que atuam como estagiários bolsistas no Curso de Espanhol do Projeto CEL (Centro de Estudos de Línguas), integrando, dessa forma, as áreas de ensino, pesquisa e extensão universitárias. Para lograr êxito, além das pesquisas bibliográfica e telematizada, será realizada análise documental, com base em planos de ensino de acadêmicos que atuam e atuaram no referido Curso de Espanhol, bem como no livro didático adotado e no currículo do Curso de Graduação em Letras - Língua Espanhola. Como escopo teórico, as pesquisas sobre o lúdico se baseiam em considerações de Krashen (1995), Perrenoud (2000), Angeles del Hoyo et. al. (2003), entre outros. |
author_additional |
Wagner Barros Teixeira |
author_additionalStr |
Wagner Barros Teixeira |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Francisca Eduarda Barroso Barbosa |
title |
O lúdico em aulas Espanhol: integrando ensino, pesquisa e extensão na universidade |
title_short |
O lúdico em aulas Espanhol: integrando ensino, pesquisa e extensão na universidade |
title_full |
O lúdico em aulas Espanhol: integrando ensino, pesquisa e extensão na universidade |
title_fullStr |
O lúdico em aulas Espanhol: integrando ensino, pesquisa e extensão na universidade |
title_full_unstemmed |
O lúdico em aulas Espanhol: integrando ensino, pesquisa e extensão na universidade |
title_sort |
o lúdico em aulas espanhol: integrando ensino, pesquisa e extensão na universidade |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4556 |
_version_ |
1831969575552417792 |
score |
11.755432 |