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Relatório de Pesquisa
Políticas afirmativas de promoção da igualdade étnico-racial para educação básica: Aspectos da política nacional pós anos 90 e seus reflexos no contexto manauara
O projeto situa-se no contexto dos estudos das propostas oriundas das políticas afirmativas voltadas para a promoção da igualdade étnico-racial nos espaços escolares da educação básica brasileira. Nesse cenário, propomos partir da análise mais ampla dessas políticas para compreender o contexto nacio...
Autor principal: | Deborah de Souza Barboza |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
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oai:localhost:prefix-47022021-11-10T20:36:27Z Políticas afirmativas de promoção da igualdade étnico-racial para educação básica: Aspectos da política nacional pós anos 90 e seus reflexos no contexto manauara Deborah de Souza Barboza Marines Viana de Souza Educação Políticas Afirmativas Relações Étnico-Raciais CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO O projeto situa-se no contexto dos estudos das propostas oriundas das políticas afirmativas voltadas para a promoção da igualdade étnico-racial nos espaços escolares da educação básica brasileira. Nesse cenário, propomos partir da análise mais ampla dessas políticas para compreender o contexto nacional, com recorte histórico a partir dos anos 90 onde foram publicadas as orientações normativas que se encontram vigentes voltadas para esse propósito, e pesquisar as suas ressonâncias no contexto local. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental, onde serão analisados os documentos concernentes ao estudo, como as leis federais 10.639/03 e 11.645/08, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Plano Nacional para sua implantação. Em seguida, será realizado o levantamento das orientações normativas existentes no contexto manauara, voltadas para a mesma questão, oriundas dos órgãos normativos que regem as políticas educacionais locais. CNPQ 2016-09-23T15:48:23Z 2016-09-23T15:48:23Z 2015-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4702 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Administração e Planejamento Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM |
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O projeto situa-se no contexto dos estudos das propostas oriundas das políticas afirmativas voltadas para a promoção da igualdade étnico-racial nos espaços escolares da educação básica brasileira. Nesse cenário, propomos partir da análise mais ampla dessas políticas para compreender o contexto nacional, com recorte histórico a partir dos anos 90 onde foram publicadas as orientações normativas que se encontram vigentes voltadas para esse propósito, e pesquisar as suas ressonâncias no contexto local. Trata-se de uma pesquisa exploratória e documental, onde serão analisados os documentos concernentes ao estudo, como as leis federais 10.639/03 e 11.645/08, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Plano Nacional para sua implantação. Em seguida, será realizado o levantamento das orientações normativas existentes no contexto manauara, voltadas para a mesma questão, oriundas dos órgãos normativos que regem as políticas educacionais locais. |
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