Relatório de Pesquisa

Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus

A Análise do Comportamento compreende que leitura e escrita tratam de comportamentos operantes diferentes, sendo que a leitura está sob controle discriminativo de estímulos textuais. O presente estudo pretende classificar e mensurar exercícios que treinem habilidades fonológicas presentes em livros...

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Autor principal: Nágila Rachel Targino Cavalcante
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4745
Resumo:
A Análise do Comportamento compreende que leitura e escrita tratam de comportamentos operantes diferentes, sendo que a leitura está sob controle discriminativo de estímulos textuais. O presente estudo pretende classificar e mensurar exercícios que treinem habilidades fonológicas presentes em livros didáticos adotados por uma escola pública de educação infantil de Manaus. Esta pesquisa faz parte de um estudo mais amplo conduzido por Carvalho (Orientador), o qual encontra-se aprova sob N° de CAAE 04461412.9.0000.5020. Pretende-se, também, avaliar o desempenho de 60 crianças de ambos os sexos, com idades entre 4 e 5 anos, quanto ao comportamento de leitura e quanto a suas habilidades fonológicas. Para tanto, serão utilizados três instrumentos: Testes de Leitura de Palavras (TLP), de Discriminação de Controle (TDC) e de Habilidades Fonológicas (PHF), todos desenvolvidos por Carvalho (2009). Assim, se busca verificar o grau de relacionamento entre aquisição de leitura e o treino de habilidades fonológicas.