/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus
A Análise do Comportamento compreende que leitura e escrita tratam de comportamentos operantes diferentes, sendo que a leitura está sob controle discriminativo de estímulos textuais. O presente estudo pretende classificar e mensurar exercícios que treinem habilidades fonológicas presentes em livros...
Autor principal: | Nágila Rachel Targino Cavalcante |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4745 |
id |
oai:localhost:prefix-4745 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-47452021-11-11T02:13:10Z Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus Nágila Rachel Targino Cavalcante Gustavo Paiva de Carvalho Leitura Habilidades fonológicas Educação infantil CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA A Análise do Comportamento compreende que leitura e escrita tratam de comportamentos operantes diferentes, sendo que a leitura está sob controle discriminativo de estímulos textuais. O presente estudo pretende classificar e mensurar exercícios que treinem habilidades fonológicas presentes em livros didáticos adotados por uma escola pública de educação infantil de Manaus. Esta pesquisa faz parte de um estudo mais amplo conduzido por Carvalho (Orientador), o qual encontra-se aprova sob N° de CAAE 04461412.9.0000.5020. Pretende-se, também, avaliar o desempenho de 60 crianças de ambos os sexos, com idades entre 4 e 5 anos, quanto ao comportamento de leitura e quanto a suas habilidades fonológicas. Para tanto, serão utilizados três instrumentos: Testes de Leitura de Palavras (TLP), de Discriminação de Controle (TDC) e de Habilidades Fonológicas (PHF), todos desenvolvidos por Carvalho (2009). Assim, se busca verificar o grau de relacionamento entre aquisição de leitura e o treino de habilidades fonológicas. FAPEAM 2016-09-23T15:48:31Z 2016-09-23T15:48:31Z 2015-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4745 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Psicologia Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Leitura Habilidades fonológicas Educação infantil CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
spellingShingle |
Leitura Habilidades fonológicas Educação infantil CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Nágila Rachel Targino Cavalcante Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus |
topic_facet |
Leitura Habilidades fonológicas Educação infantil CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
description |
A Análise do Comportamento compreende que leitura e escrita tratam de comportamentos operantes diferentes, sendo que a leitura está sob controle discriminativo de estímulos textuais. O presente estudo pretende classificar e mensurar exercícios que treinem habilidades fonológicas presentes em livros didáticos adotados por uma escola pública de educação infantil de Manaus. Esta pesquisa faz parte de um estudo mais amplo conduzido por Carvalho (Orientador), o qual encontra-se aprova sob N° de CAAE 04461412.9.0000.5020. Pretende-se, também, avaliar o desempenho de 60 crianças de ambos os sexos, com idades entre 4 e 5 anos, quanto ao comportamento de leitura e quanto a suas habilidades fonológicas. Para tanto, serão utilizados três instrumentos: Testes de Leitura de Palavras (TLP), de Discriminação de Controle (TDC) e de Habilidades Fonológicas (PHF), todos desenvolvidos por Carvalho (2009). Assim, se busca verificar o grau de relacionamento entre aquisição de leitura e o treino de habilidades fonológicas. |
author_additional |
Gustavo Paiva de Carvalho |
author_additionalStr |
Gustavo Paiva de Carvalho |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Nágila Rachel Targino Cavalcante |
title |
Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus |
title_short |
Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus |
title_full |
Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus |
title_fullStr |
Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus |
title_full_unstemmed |
Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus |
title_sort |
desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de manaus |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4745 |
_version_ |
1831969608730411008 |
score |
11.755432 |