Relatório de Pesquisa

Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus

A Análise do Comportamento compreende que leitura e escrita tratam de comportamentos operantes diferentes, sendo que a leitura está sob controle discriminativo de estímulos textuais. O presente estudo pretende classificar e mensurar exercícios que treinem habilidades fonológicas presentes em livros...

ver descrição completa

Autor principal: Nágila Rachel Targino Cavalcante
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4745
id oai:localhost:prefix-4745
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-47452021-11-11T02:13:10Z Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus Nágila Rachel Targino Cavalcante Gustavo Paiva de Carvalho Leitura Habilidades fonológicas Educação infantil CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA A Análise do Comportamento compreende que leitura e escrita tratam de comportamentos operantes diferentes, sendo que a leitura está sob controle discriminativo de estímulos textuais. O presente estudo pretende classificar e mensurar exercícios que treinem habilidades fonológicas presentes em livros didáticos adotados por uma escola pública de educação infantil de Manaus. Esta pesquisa faz parte de um estudo mais amplo conduzido por Carvalho (Orientador), o qual encontra-se aprova sob N° de CAAE 04461412.9.0000.5020. Pretende-se, também, avaliar o desempenho de 60 crianças de ambos os sexos, com idades entre 4 e 5 anos, quanto ao comportamento de leitura e quanto a suas habilidades fonológicas. Para tanto, serão utilizados três instrumentos: Testes de Leitura de Palavras (TLP), de Discriminação de Controle (TDC) e de Habilidades Fonológicas (PHF), todos desenvolvidos por Carvalho (2009). Assim, se busca verificar o grau de relacionamento entre aquisição de leitura e o treino de habilidades fonológicas. FAPEAM 2016-09-23T15:48:31Z 2016-09-23T15:48:31Z 2015-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4745 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Psicologia Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Leitura
Habilidades fonológicas
Educação infantil
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
spellingShingle Leitura
Habilidades fonológicas
Educação infantil
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Nágila Rachel Targino Cavalcante
Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus
topic_facet Leitura
Habilidades fonológicas
Educação infantil
CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
description A Análise do Comportamento compreende que leitura e escrita tratam de comportamentos operantes diferentes, sendo que a leitura está sob controle discriminativo de estímulos textuais. O presente estudo pretende classificar e mensurar exercícios que treinem habilidades fonológicas presentes em livros didáticos adotados por uma escola pública de educação infantil de Manaus. Esta pesquisa faz parte de um estudo mais amplo conduzido por Carvalho (Orientador), o qual encontra-se aprova sob N° de CAAE 04461412.9.0000.5020. Pretende-se, também, avaliar o desempenho de 60 crianças de ambos os sexos, com idades entre 4 e 5 anos, quanto ao comportamento de leitura e quanto a suas habilidades fonológicas. Para tanto, serão utilizados três instrumentos: Testes de Leitura de Palavras (TLP), de Discriminação de Controle (TDC) e de Habilidades Fonológicas (PHF), todos desenvolvidos por Carvalho (2009). Assim, se busca verificar o grau de relacionamento entre aquisição de leitura e o treino de habilidades fonológicas.
author_additional Gustavo Paiva de Carvalho
author_additionalStr Gustavo Paiva de Carvalho
format Relatório de Pesquisa
author Nágila Rachel Targino Cavalcante
title Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus
title_short Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus
title_full Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus
title_fullStr Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus
title_full_unstemmed Desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de Manaus
title_sort desempenho de alunos em processo de alfabetização e avaliação de materiais didáticos referentes ao treino de habilidades fonológicas em uma escola pública de educação infantil de manaus
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4745
_version_ 1831969608730411008
score 11.755432