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Relatório de Pesquisa
Negligência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: aspectos da família e da escola
Este projeto, de certa forma é continuidade do PIBIC 2013 que tem como titulo negligência na educação Infantil: aspectos da família e da escola . Este, o foco é para os anos iniciais do ensino fundamental objetivando com isso uma sequencia para futuras análises do tema abordado. Sabemos que as ba...
Autor principal: | Márcia Marques Azevedo |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4750 |
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oai:localhost:prefix-47502021-11-10T20:01:20Z Negligência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: aspectos da família e da escola Márcia Marques Azevedo Francisca Maria Coelho Cavalcanti Negligência Crianças Anos Iniciais/Ensino Fundamental CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO Este projeto, de certa forma é continuidade do PIBIC 2013 que tem como titulo negligência na educação Infantil: aspectos da família e da escola . Este, o foco é para os anos iniciais do ensino fundamental objetivando com isso uma sequencia para futuras análises do tema abordado. Sabemos que as bases conjunturais da sociedade brasileira ao longo da história vêm determinadas por grandes contradições e grandes desigualdades sociais e econômicas. Diante disso, temos contextos sociais diversos que são atingidos pela pobreza, pela miséria e pela falta de consumo à cultura e a educação, o que levam a desinformação e a desumanização muitas vezes generalizadas e que são determinantes para compreensão de práticas relativas à atenção e cuidado que se deve ter com gerações mais novas, como é o caso de crianças e adolescentes. Os atos de negligência, contra crianças e adolescentes, manifestem-se amiúde nos meios mais pobres e no seio familiar constituindo-se, muitas vezes, a única forma de percepção retratada na sociedade. Porém, nosso estudo quer verificar quais aspectos de negligencia estão mais presentes na família e para além, verificar quais aspectos estão presentes na escola, já que família e escola são instituições por excelência em propiciar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Dessa forma, família e escola devem e são corresponsáveis na formação integral das crianças desde a mais tenra idade. Porem deve-se entender que existem aspectos fundamentais para o bom desenvolvimento biopsicossocial que é específico da família e da escola e se as mesmas não praticarem de forma clara e satisfatória, ambas podem incorrer na prática de negligencia, o que poderá levar a perdas significativas de quem tanto precisa de cuidado e atenção em todos os aspectos que compõem um desenvolvimento humano. Nesse sentido, este projeto de iniciação a pesquisa inquire as seguintes questões: Quais negligências familiares estão mais perceptíveis na educação nos anos iniciais? Quais negligências escolares estão mais perceptíveis na educação nos anos iniciais? Que consequências as negligências familiares e escolares causam as crianças escolares? Como está se efetivando o papel da escola e o da família, levando em consideração a complementaridade que a LDB propõe? FAPEAM 2016-09-23T15:48:31Z 2016-09-23T15:48:31Z 2015-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4750 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM |
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Este projeto, de certa forma é continuidade do PIBIC 2013 que tem como titulo negligência na educação Infantil: aspectos da família e da escola . Este, o foco é para os anos iniciais do ensino fundamental objetivando com isso uma sequencia para futuras análises do tema abordado.
Sabemos que as bases conjunturais da sociedade brasileira ao longo da história vêm determinadas por grandes contradições e grandes desigualdades sociais e econômicas. Diante disso, temos contextos sociais diversos que são atingidos pela pobreza, pela miséria e pela falta de consumo à cultura e a educação, o que levam a desinformação e a desumanização muitas vezes generalizadas e que são determinantes para compreensão de práticas relativas à atenção e cuidado que se deve ter com gerações mais novas, como é o caso de crianças e adolescentes. Os atos de negligência, contra crianças e adolescentes, manifestem-se amiúde nos meios mais pobres e no seio familiar constituindo-se, muitas vezes, a única forma de percepção retratada na sociedade. Porém, nosso estudo quer verificar quais aspectos de negligencia estão mais presentes na família e para além, verificar quais aspectos estão presentes na escola, já que família e escola são instituições por excelência em propiciar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
Dessa forma, família e escola devem e são corresponsáveis na formação integral das crianças desde a mais tenra idade. Porem deve-se entender que existem aspectos fundamentais para o bom desenvolvimento biopsicossocial que é específico da família e da escola e se as mesmas não praticarem de forma clara e satisfatória, ambas podem incorrer na prática de negligencia, o que poderá levar a perdas significativas de quem tanto precisa de cuidado e atenção em todos os aspectos que compõem um desenvolvimento humano.
Nesse sentido, este projeto de iniciação a pesquisa inquire as seguintes questões:
Quais negligências familiares estão mais perceptíveis na educação nos anos iniciais?
Quais negligências escolares estão mais perceptíveis na educação nos anos iniciais?
Que consequências as negligências familiares e escolares causam as crianças escolares?
Como está se efetivando o papel da escola e o da família, levando em consideração a complementaridade que a LDB propõe? |
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