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Relatório de Pesquisa
O papel Sociocultural no desenvolvimento da Linguagem da criança de 0 a 5 anos
Para compreendermos o papel sociocultural no desenvolvimento da linguagem da criança, tornase pertinente refletirmos sobre o contexto histórico atual, no qual se dá a formação da criança. Na sociedade atual, presenciamos e vivemos profundas modificações nos modos de produção e reprodução da vida,...
Autor principal: | Laura Gomes Arruda Oliveira |
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Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:localhost:prefix-47522021-11-10T18:57:54Z O papel Sociocultural no desenvolvimento da Linguagem da criança de 0 a 5 anos Laura Gomes Arruda Oliveira Maria Sônia Souza de Oliveira CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO Para compreendermos o papel sociocultural no desenvolvimento da linguagem da criança, tornase pertinente refletirmos sobre o contexto histórico atual, no qual se dá a formação da criança. Na sociedade atual, presenciamos e vivemos profundas modificações nos modos de produção e reprodução da vida, nos comportamentos, nas formas de interação, apropriação, na construção do conhecimento, nas relações entre as crianças e o mundo adulto. Essas modificações se apresentam de modo complexo, no contexto da sociedade global e nos espaços locais, nas cidades, no meio rural; produzindo novas formas de relações, imagens e problemas para a formação e educação das crianças. No conjunto dessas modificações, destacam-se as sucessivas inovações tecnológicas, na indústria cultural, os jogos eletrônicos, nos padrões de consumo, relações no espaço urbano e ambiental. Tudo isso aponta para situações diferenciadas de convívio, interação e aprendizagem, as quais interpelam os sujeitos crianças. As relações sociais assumem um papel fundamental, pois é através delas que as crianças desenvolvem a linguagem e se constituem como sujeito ativo. Ou seja, a linguagem, assume uma natureza social, cultural e histórica. Assim, a criança passa a ser vista como sujeito de interação e com condições para transitar, por diferentes discursos, em diferentes modalidades (oral e escrita). FAPEAM 2016-09-23T15:48:32Z 2016-09-23T15:48:32Z 2015-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4752 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM |
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Para compreendermos o papel sociocultural no desenvolvimento da linguagem da criança, tornase
pertinente refletirmos sobre o contexto histórico atual, no qual se dá a formação da criança. Na
sociedade atual, presenciamos e vivemos profundas modificações nos modos de produção e
reprodução da vida, nos comportamentos, nas formas de interação, apropriação, na construção
do conhecimento, nas relações entre as crianças e o mundo adulto. Essas modificações se
apresentam de modo complexo, no contexto da sociedade global e nos espaços locais, nas
cidades, no meio rural; produzindo novas formas de relações, imagens e problemas para a
formação e educação das crianças. No conjunto dessas modificações, destacam-se as
sucessivas inovações tecnológicas, na indústria cultural, os jogos eletrônicos, nos padrões de
consumo, relações no espaço urbano e ambiental. Tudo isso aponta para situações diferenciadas
de convívio, interação e aprendizagem, as quais interpelam os sujeitos crianças. As relações
sociais assumem um papel fundamental, pois é através delas que as crianças desenvolvem a
linguagem e se constituem como sujeito ativo. Ou seja, a linguagem, assume uma natureza
social, cultural e histórica. Assim, a criança passa a ser vista como sujeito de interação e com
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