Relatório de Pesquisa

O papel Sociocultural no desenvolvimento da Linguagem da criança de 0 a 5 anos

Para compreendermos o papel sociocultural no desenvolvimento da linguagem da criança, tornase pertinente refletirmos sobre o contexto histórico atual, no qual se dá a formação da criança. Na sociedade atual, presenciamos e vivemos profundas modificações nos modos de produção e reprodução da vida,...

ver descrição completa

Autor principal: Laura Gomes Arruda Oliveira
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4752
id oai:localhost:prefix-4752
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-47522021-11-10T18:57:54Z O papel Sociocultural no desenvolvimento da Linguagem da criança de 0 a 5 anos Laura Gomes Arruda Oliveira Maria Sônia Souza de Oliveira CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO Para compreendermos o papel sociocultural no desenvolvimento da linguagem da criança, tornase pertinente refletirmos sobre o contexto histórico atual, no qual se dá a formação da criança. Na sociedade atual, presenciamos e vivemos profundas modificações nos modos de produção e reprodução da vida, nos comportamentos, nas formas de interação, apropriação, na construção do conhecimento, nas relações entre as crianças e o mundo adulto. Essas modificações se apresentam de modo complexo, no contexto da sociedade global e nos espaços locais, nas cidades, no meio rural; produzindo novas formas de relações, imagens e problemas para a formação e educação das crianças. No conjunto dessas modificações, destacam-se as sucessivas inovações tecnológicas, na indústria cultural, os jogos eletrônicos, nos padrões de consumo, relações no espaço urbano e ambiental. Tudo isso aponta para situações diferenciadas de convívio, interação e aprendizagem, as quais interpelam os sujeitos crianças. As relações sociais assumem um papel fundamental, pois é através delas que as crianças desenvolvem a linguagem e se constituem como sujeito ativo. Ou seja, a linguagem, assume uma natureza social, cultural e histórica. Assim, a criança passa a ser vista como sujeito de interação e com condições para transitar, por diferentes discursos, em diferentes modalidades (oral e escrita). FAPEAM 2016-09-23T15:48:32Z 2016-09-23T15:48:32Z 2015-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4752 pt_BR Acesso Restrito PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Teorias e Fundamentos Faculdade de Educação PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
spellingShingle CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
Laura Gomes Arruda Oliveira
O papel Sociocultural no desenvolvimento da Linguagem da criança de 0 a 5 anos
topic_facet CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO
description Para compreendermos o papel sociocultural no desenvolvimento da linguagem da criança, tornase pertinente refletirmos sobre o contexto histórico atual, no qual se dá a formação da criança. Na sociedade atual, presenciamos e vivemos profundas modificações nos modos de produção e reprodução da vida, nos comportamentos, nas formas de interação, apropriação, na construção do conhecimento, nas relações entre as crianças e o mundo adulto. Essas modificações se apresentam de modo complexo, no contexto da sociedade global e nos espaços locais, nas cidades, no meio rural; produzindo novas formas de relações, imagens e problemas para a formação e educação das crianças. No conjunto dessas modificações, destacam-se as sucessivas inovações tecnológicas, na indústria cultural, os jogos eletrônicos, nos padrões de consumo, relações no espaço urbano e ambiental. Tudo isso aponta para situações diferenciadas de convívio, interação e aprendizagem, as quais interpelam os sujeitos crianças. As relações sociais assumem um papel fundamental, pois é através delas que as crianças desenvolvem a linguagem e se constituem como sujeito ativo. Ou seja, a linguagem, assume uma natureza social, cultural e histórica. Assim, a criança passa a ser vista como sujeito de interação e com condições para transitar, por diferentes discursos, em diferentes modalidades (oral e escrita).
author_additional Maria Sônia Souza de Oliveira
author_additionalStr Maria Sônia Souza de Oliveira
format Relatório de Pesquisa
author Laura Gomes Arruda Oliveira
title O papel Sociocultural no desenvolvimento da Linguagem da criança de 0 a 5 anos
title_short O papel Sociocultural no desenvolvimento da Linguagem da criança de 0 a 5 anos
title_full O papel Sociocultural no desenvolvimento da Linguagem da criança de 0 a 5 anos
title_fullStr O papel Sociocultural no desenvolvimento da Linguagem da criança de 0 a 5 anos
title_full_unstemmed O papel Sociocultural no desenvolvimento da Linguagem da criança de 0 a 5 anos
title_sort o papel sociocultural no desenvolvimento da linguagem da criança de 0 a 5 anos
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4752
_version_ 1831969609896427520
score 11.753896