/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR
Em decorrência do surgimento de tais equipamentos no ambiente das indústrias, há necessidade de práticas de laboratório que permita aos estudantes conhecer os componentes industriais, a instrumentação dos equipamentos e a aplicação das estratégias de controle incluindo o controle de nível de líquido...
Autor principal: | Carla Ramos Ribeiro |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4818 |
Resumo: |
---|
Em decorrência do surgimento de tais equipamentos no ambiente das indústrias, há necessidade de práticas de laboratório que permita aos estudantes conhecer os componentes industriais, a instrumentação dos equipamentos e a aplicação das estratégias de controle incluindo o controle de nível de líquidos. Sendo assim, a utilização de plantas didáticas no ambiente acadêmico, favorece atividades práticas próximas da realidade das indústrias por meio da análise de diversos componentes e de ferramentas usadas nas ações de controle destes ambientes (SILVA et al, 2011).
As aulas práticas, em laboratórios, são indispensáveis para que se conheça o emprego dos recursos e dos componentes existentes nas indústrias (BALEEIRO et al, 2012). Neste sentido, a planta didática que será construída fará a simulação da aplicação de controle de nível de líquidos que são realizados nos processos de diversas indústrias.
Este aparato também proporcionará a integração das disciplinas e/ou conceitos como instrumentação e eletricidade básica, linguagem de programação, controle de processos e física aos alunos de Engenharia de Produção. Desta maneira, agregando uma visão multidisciplinar de modo a permitir maior versatilidade aos estudantes deste instituto. |