/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Relatório de Pesquisa
Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR
Em decorrência do surgimento de tais equipamentos no ambiente das indústrias, há necessidade de práticas de laboratório que permita aos estudantes conhecer os componentes industriais, a instrumentação dos equipamentos e a aplicação das estratégias de controle incluindo o controle de nível de líquido...
Autor principal: | Carla Ramos Ribeiro |
---|---|
Grau: | Relatório de Pesquisa |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4818 |
id |
oai:localhost:prefix-4818 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-48182021-11-26T02:09:01Z Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR Carla Ramos Ribeiro Camila Martins de Oliveira João Marcos de Oliveira Ecthon Borhis Silva de Almeida Planta didática, Medição de nível ENGENHARIAS Em decorrência do surgimento de tais equipamentos no ambiente das indústrias, há necessidade de práticas de laboratório que permita aos estudantes conhecer os componentes industriais, a instrumentação dos equipamentos e a aplicação das estratégias de controle incluindo o controle de nível de líquidos. Sendo assim, a utilização de plantas didáticas no ambiente acadêmico, favorece atividades práticas próximas da realidade das indústrias por meio da análise de diversos componentes e de ferramentas usadas nas ações de controle destes ambientes (SILVA et al, 2011). As aulas práticas, em laboratórios, são indispensáveis para que se conheça o emprego dos recursos e dos componentes existentes nas indústrias (BALEEIRO et al, 2012). Neste sentido, a planta didática que será construída fará a simulação da aplicação de controle de nível de líquidos que são realizados nos processos de diversas indústrias. Este aparato também proporcionará a integração das disciplinas e/ou conceitos como instrumentação e eletricidade básica, linguagem de programação, controle de processos e física aos alunos de Engenharia de Produção. Desta maneira, agregando uma visão multidisciplinar de modo a permitir maior versatilidade aos estudantes deste instituto. FAPEAM 2016-09-23T15:54:51Z 2016-09-23T15:54:51Z 2015-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4818 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
pt_BR |
topic |
Planta didática, Medição de nível ENGENHARIAS |
spellingShingle |
Planta didática, Medição de nível ENGENHARIAS Carla Ramos Ribeiro Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR |
topic_facet |
Planta didática, Medição de nível ENGENHARIAS |
description |
Em decorrência do surgimento de tais equipamentos no ambiente das indústrias, há necessidade de práticas de laboratório que permita aos estudantes conhecer os componentes industriais, a instrumentação dos equipamentos e a aplicação das estratégias de controle incluindo o controle de nível de líquidos. Sendo assim, a utilização de plantas didáticas no ambiente acadêmico, favorece atividades práticas próximas da realidade das indústrias por meio da análise de diversos componentes e de ferramentas usadas nas ações de controle destes ambientes (SILVA et al, 2011).
As aulas práticas, em laboratórios, são indispensáveis para que se conheça o emprego dos recursos e dos componentes existentes nas indústrias (BALEEIRO et al, 2012). Neste sentido, a planta didática que será construída fará a simulação da aplicação de controle de nível de líquidos que são realizados nos processos de diversas indústrias.
Este aparato também proporcionará a integração das disciplinas e/ou conceitos como instrumentação e eletricidade básica, linguagem de programação, controle de processos e física aos alunos de Engenharia de Produção. Desta maneira, agregando uma visão multidisciplinar de modo a permitir maior versatilidade aos estudantes deste instituto. |
author_additional |
Camila Martins de Oliveira |
author_additionalStr |
Camila Martins de Oliveira |
format |
Relatório de Pesquisa |
author |
Carla Ramos Ribeiro |
title |
Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR |
title_short |
Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR |
title_full |
Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR |
title_fullStr |
Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR |
title_full_unstemmed |
Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR |
title_sort |
construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadabr |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2016 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4818 |
_version_ |
1787137321671327744 |
score |
11.675608 |