Relatório de Pesquisa

Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR

Em decorrência do surgimento de tais equipamentos no ambiente das indústrias, há necessidade de práticas de laboratório que permita aos estudantes conhecer os componentes industriais, a instrumentação dos equipamentos e a aplicação das estratégias de controle incluindo o controle de nível de líquido...

ver descrição completa

Autor principal: Carla Ramos Ribeiro
Grau: Relatório de Pesquisa
Idioma: pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4818
id oai:localhost:prefix-4818
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-48182021-11-26T02:09:01Z Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR Carla Ramos Ribeiro Camila Martins de Oliveira João Marcos de Oliveira Ecthon Borhis Silva de Almeida Planta didática, Medição de nível ENGENHARIAS Em decorrência do surgimento de tais equipamentos no ambiente das indústrias, há necessidade de práticas de laboratório que permita aos estudantes conhecer os componentes industriais, a instrumentação dos equipamentos e a aplicação das estratégias de controle incluindo o controle de nível de líquidos. Sendo assim, a utilização de plantas didáticas no ambiente acadêmico, favorece atividades práticas próximas da realidade das indústrias por meio da análise de diversos componentes e de ferramentas usadas nas ações de controle destes ambientes (SILVA et al, 2011). As aulas práticas, em laboratórios, são indispensáveis para que se conheça o emprego dos recursos e dos componentes existentes nas indústrias (BALEEIRO et al, 2012). Neste sentido, a planta didática que será construída fará a simulação da aplicação de controle de nível de líquidos que são realizados nos processos de diversas indústrias. Este aparato também proporcionará a integração das disciplinas e/ou conceitos como instrumentação e eletricidade básica, linguagem de programação, controle de processos e física aos alunos de Engenharia de Produção. Desta maneira, agregando uma visão multidisciplinar de modo a permitir maior versatilidade aos estudantes deste instituto. FAPEAM 2016-09-23T15:54:51Z 2016-09-23T15:54:51Z 2015-07-31 Relatório de Pesquisa http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4818 pt_BR Acesso Aberto PDF Universidade Federal do Amazonas Brasil Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara PROGRAMA PIBIC 2014 UFAM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language pt_BR
topic Planta didática, Medição de nível
ENGENHARIAS
spellingShingle Planta didática, Medição de nível
ENGENHARIAS
Carla Ramos Ribeiro
Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR
topic_facet Planta didática, Medição de nível
ENGENHARIAS
description Em decorrência do surgimento de tais equipamentos no ambiente das indústrias, há necessidade de práticas de laboratório que permita aos estudantes conhecer os componentes industriais, a instrumentação dos equipamentos e a aplicação das estratégias de controle incluindo o controle de nível de líquidos. Sendo assim, a utilização de plantas didáticas no ambiente acadêmico, favorece atividades práticas próximas da realidade das indústrias por meio da análise de diversos componentes e de ferramentas usadas nas ações de controle destes ambientes (SILVA et al, 2011). As aulas práticas, em laboratórios, são indispensáveis para que se conheça o emprego dos recursos e dos componentes existentes nas indústrias (BALEEIRO et al, 2012). Neste sentido, a planta didática que será construída fará a simulação da aplicação de controle de nível de líquidos que são realizados nos processos de diversas indústrias. Este aparato também proporcionará a integração das disciplinas e/ou conceitos como instrumentação e eletricidade básica, linguagem de programação, controle de processos e física aos alunos de Engenharia de Produção. Desta maneira, agregando uma visão multidisciplinar de modo a permitir maior versatilidade aos estudantes deste instituto.
author_additional Camila Martins de Oliveira
author_additionalStr Camila Martins de Oliveira
format Relatório de Pesquisa
author Carla Ramos Ribeiro
title Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR
title_short Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR
title_full Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR
title_fullStr Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR
title_full_unstemmed Construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadaBR
title_sort construção de uma planta didática para o ensino de automação e controle utilizando a plataforma de programação arduino e o supervisório scadabr
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2016
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4818
_version_ 1787137321671327744
score 11.675608