/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Análise sensorial: aplicação de uma sequência didática contextualizada no ensino de funções orgânicas
Contextualizing the contents of chemistry subjects in a playful way is a way to contribute to the teaching/learning process in a pleasant and effective way, in addition to arousing the interest of students. In this context, this work aimed to develop a didactic sequence on organic functions, the oxy...
Autor principal: | Santos, Maria Luzineide Ribeiro dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6611 |
id |
oai:localhost:prefix-6611 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-66112025-03-10T20:54:20Z Análise sensorial: aplicação de uma sequência didática contextualizada no ensino de funções orgânicas Santos, Maria Luzineide Ribeiro dos Carmo, Dominique Fernandes de Moura do http://lattes.cnpq.br/5335872795706515 Menezes, Jean Michel dos Santos http://lattes.cnpq.br/8814043936631116 Maia, Paulo José de Sousa http://lattes.cnpq.br/7563056909720108 Corrêa, Geone Maia http://lattes.cnpq.br/7274488066461409 Química orgânica Sequência didática Análise sensorial Jogos didáticos Experimentação Organic Chemistry Following teaching Didactic games Experimentation Sensory analysis CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO Química (Ensino médio) Química orgânica - Estudo e ensino (Ensino médio) Jogos no ensino de ciências Contextualizing the contents of chemistry subjects in a playful way is a way to contribute to the teaching/learning process in a pleasant and effective way, in addition to arousing the interest of students. In this context, this work aimed to develop a didactic sequence on organic functions, the oxygenated and nitrogenous ones, and on the solubility of organic compounds based on the theme Sensory Analysis. The activities were applied in a class of the 3rd Grade of High School of a Public School in the city of Itacoatiara. The methodological procedures for the elaboration of this project were based on the quali/quant approach, characterized by using the results of one method to assist in the interpretation of the other method and thus discover the paradox that leads to reconsider the research question. The teaching methodology followed a didactic sequence that included the following activities as a teaching instrument: a memory game, a Quiz and Experimentation with the use of smell and tasting. As a result, qualitative reports were obtained to verify the students' perception of knowledge and understanding of the subjects, as well as questionnaires and quantitative graphs that showed that the methodology used contributed to the students' learning, allowing them to understand the content Organic Functions in a dynamic way. and attractive, providing them with fun, knowledge, socialization, proactivity and authenticity. The graphs generated with data from the questionnaires show that in the Final Questionnaire there was a greater amount of positive results in relation to the Initial questionnaire, with question 1 getting 37% more correct answers than in the Initial Questionnaire, question 2 with 48%, question 3 with 11%, question 5 with 42%, question 6 with 22%, question 7 with 26% and question 8 with 64%. Contextualizar de forma lúdica os conteúdos das disciplinas de química é uma maneira de contribuir com o processo de ensino/aprendizagem de forma prazerosa e eficaz, além de despertar o interesse dos discentes. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma sequência didática sobre funções orgânicas, as oxigenadas e nitrogenadas, e sobre a solubilidade dos compostos orgânicos a partir da temática Análise Sensorial. As atividades foram aplicadas em uma turma da 3ª Série do Ensino Médio de uma Escola Pública do município de Itacoatiara. Os procedimentos metodológicos para a elaboração deste projeto foram baseados na abordagem quali/quant, caracterizada por utilizar os resultados de um método para auxiliar na interpretação do outro método e assim, descobrir o paradoxo que leva a reconsiderar a questão da pesquisa. A metodologia de ensino foi de acordo com uma sequência didática que incluiu como instrumento de ensino as seguintes atividades: um jogo da memória, um Quiz e a Experimentação com uso do olfato e da degustação. Como resultado foram obtidos relatórios qualitativos para verificar a percepção dos alunos quanto ao conhecimento e compreensão dos assuntos, bem como questionários e gráficos quantitativos que constaram que a metodologia utilizada contribuiu para o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes compreender o conteúdo Funções Orgânicas de forma dinâmica e atrativa, proporcionando-lhes diversão, conhecimento, socialização, pro atividade e autenticidade. Os gráficos gerados com dados dos questionários evidenciam que no Questionário Final houve uma maior quantidade de resultados positivos com relação ao questionário Inicial, sendo que a questão 1 obteve 37% de acertos a mais do que no Questionário Inicial, a questão 2 com 48%, a questão 3 com 11%, a questão 5 com 42%, a questão 6 com 22%, a questão 7 com 26% e a questão 8 com 64%. 1 Não 2023-02-27T14:07:55Z 2023-02-27T14:07:55Z 2022-05-02 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6611 por Acesso Aberto Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Itacoatiara (AM) Ciências: Biologia e Química - Licenciatura - Itacoatiara |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Química orgânica Sequência didática Análise sensorial Jogos didáticos Experimentação Organic Chemistry Following teaching Didactic games Experimentation Sensory analysis CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO Química (Ensino médio) Química orgânica - Estudo e ensino (Ensino médio) Jogos no ensino de ciências |
spellingShingle |
Química orgânica Sequência didática Análise sensorial Jogos didáticos Experimentação Organic Chemistry Following teaching Didactic games Experimentation Sensory analysis CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO Química (Ensino médio) Química orgânica - Estudo e ensino (Ensino médio) Jogos no ensino de ciências Santos, Maria Luzineide Ribeiro dos Análise sensorial: aplicação de uma sequência didática contextualizada no ensino de funções orgânicas |
topic_facet |
Química orgânica Sequência didática Análise sensorial Jogos didáticos Experimentação Organic Chemistry Following teaching Didactic games Experimentation Sensory analysis CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO Química (Ensino médio) Química orgânica - Estudo e ensino (Ensino médio) Jogos no ensino de ciências |
description |
Contextualizing the contents of chemistry subjects in a playful way is a way to contribute to the teaching/learning process in a pleasant and effective way, in addition to arousing the interest of students. In this context, this work aimed to develop a didactic sequence on organic functions, the oxygenated and nitrogenous ones, and on the solubility of organic compounds based on the theme Sensory Analysis. The activities were applied in a class of the 3rd Grade of High School of a Public School in the city of Itacoatiara. The methodological procedures for the elaboration of this project were based on the quali/quant approach, characterized by using the results of one method to assist in the interpretation of the other method and thus discover the paradox that leads to reconsider the research question. The teaching methodology followed a didactic sequence that included the following activities as a teaching instrument: a memory game, a Quiz and Experimentation with the use of smell and tasting. As a result, qualitative reports were obtained to verify the students' perception of knowledge and understanding of the subjects, as well as questionnaires and quantitative graphs that showed that the methodology used contributed to the students' learning, allowing them to understand the content Organic Functions in a dynamic way. and attractive, providing them with fun, knowledge, socialization, proactivity and authenticity. The graphs generated with data from the questionnaires show that in the Final Questionnaire there was a greater amount of positive results in relation to the Initial questionnaire, with question 1 getting 37% more correct answers than in the Initial Questionnaire, question 2 with 48%, question 3 with 11%, question 5 with 42%, question 6 with 22%, question 7 with 26% and question 8 with 64%. |
author_additional |
Carmo, Dominique Fernandes de Moura do |
author_additionalStr |
Carmo, Dominique Fernandes de Moura do |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Santos, Maria Luzineide Ribeiro dos |
title |
Análise sensorial: aplicação de uma sequência didática contextualizada no ensino de funções orgânicas |
title_short |
Análise sensorial: aplicação de uma sequência didática contextualizada no ensino de funções orgânicas |
title_full |
Análise sensorial: aplicação de uma sequência didática contextualizada no ensino de funções orgânicas |
title_fullStr |
Análise sensorial: aplicação de uma sequência didática contextualizada no ensino de funções orgânicas |
title_full_unstemmed |
Análise sensorial: aplicação de uma sequência didática contextualizada no ensino de funções orgânicas |
title_sort |
análise sensorial: aplicação de uma sequência didática contextualizada no ensino de funções orgânicas |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6611 |
_version_ |
1831969893610684416 |
score |
11.755432 |