Trabalho de Conclusão de Curso

A Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo

This research presents Libras as a Linguistic Cultural Artifact in the Family Environment of the Deaf Subject, in which it promotes the knowledge and importance of sign language in the family environment and the relationship of the hearing family with the deaf person, where it reveals the linguis...

ver descrição completa

Autor principal: Melgueiro, Maria Neide Gomes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7190
id oai:localhost:prefix-7190
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-71902025-03-10T21:14:39Z A Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo Melgueiro, Maria Neide Gomes Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de http://lattes.cnpq.br/6205231136528785 Vale, Janderclei da Silva Gomes, Lívia Martins Artefato Cultural Linguístico Linguistic Cultural Artifact Libras Sujeito Surdo Ambiente Familiar Deaf Subject Family Environment CIENCIAS HUMANAS Lingua brasileira de sinais Lingua de sinais Surdos - Meios de comunicação This research presents Libras as a Linguistic Cultural Artifact in the Family Environment of the Deaf Subject, in which it promotes the knowledge and importance of sign language in the family environment and the relationship of the hearing family with the deaf person, where it reveals the linguistic cultural ignorance that involves the deaf; in addition to the struggle undertaken by the deaf community to have the right to information and access to knowledge through sign language. With the general objective to know the importance of Libras as a linguistic cultural artifact in the family environment of the deaf person, having as theorists the authors Strobel (2008) with linguistic and family cultural artifacts, Sacks (2010) with reports of families and deaf people showing their reality, and Gesser (2009) where she presents the importance of sign language for the knowledge and learning of the deaf person. A bibliographic methodology was used with texts, articles and books and qualitative methods such as a small questionnaire with mothers who have deaf children in the Letras Libras course, whether it is a transforming contribution in a given social and cultural reality. Finally, the results found through the parents of deaf children realize the importance of sign language in the family environment and that through communication they begin to have access and a new language learning in their family environment. Esta pesquisa apresenta a Libras como Artefato Cultural Linguístico no Ambiente Familiar do Sujeito Surdo, na qual promove o conhecimento e a importância da língua de sinais no ambiente familiar e a relação da família ouvinte com a pessoa surda onde revela o desconhecimento cultural linguístico que envolve o surdo; além da luta percorrida pela comunidade surda para ter direito à informação e o acesso ao conhecimento por meio da língua de sinais. Com o objetivo Geral conhecer a importância da Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar da pessoa surda tendo como teóricos os autores Strobel (2008) com artefatos culturais linguísticas e familiar, Sacks (2010) com relatos de famílias e pessoas surdas mostrando suas realidade, e Gesser (2009) onde ela apresenta a importância da língua de sinais para o conhecimento e o aprendizado da pessoa surda. Foi usada uma metodologia bibliográfica com textos, artigos e livros e métodos qualitativos como um pequeno questionário com mães que têm filhos (a) surdos que fazem o curso de Letras Libras, seja uma contribuição transformadora em determinada realidade social e cultural. Por fim, os resultados encontrados através dos pais de filhos (as) surdos perceberem a importância da língua de sinais no ambiente familiar e que através da comunicação começa ter acesso e um novo aprendizado linguístico no seu ambiente familiar. 4 Falta acessibilidade para os alunos surdos. Fazer vídeo explicação do auto depósito em Libras. Sim O passo a passo. 2023-12-05T18:41:49Z 2023-12-05T18:41:49Z 2023-07-17 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7190 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus (AM) Letras - Libras - Licenciatura - Manaus
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Artefato Cultural Linguístico
Linguistic Cultural Artifact
Libras
Sujeito Surdo
Ambiente Familiar
Deaf Subject
Family Environment
CIENCIAS HUMANAS
Lingua brasileira de sinais
Lingua de sinais
Surdos - Meios de comunicação
spellingShingle Artefato Cultural Linguístico
Linguistic Cultural Artifact
Libras
Sujeito Surdo
Ambiente Familiar
Deaf Subject
Family Environment
CIENCIAS HUMANAS
Lingua brasileira de sinais
Lingua de sinais
Surdos - Meios de comunicação
Melgueiro, Maria Neide Gomes
A Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo
topic_facet Artefato Cultural Linguístico
Linguistic Cultural Artifact
Libras
Sujeito Surdo
Ambiente Familiar
Deaf Subject
Family Environment
CIENCIAS HUMANAS
Lingua brasileira de sinais
Lingua de sinais
Surdos - Meios de comunicação
description This research presents Libras as a Linguistic Cultural Artifact in the Family Environment of the Deaf Subject, in which it promotes the knowledge and importance of sign language in the family environment and the relationship of the hearing family with the deaf person, where it reveals the linguistic cultural ignorance that involves the deaf; in addition to the struggle undertaken by the deaf community to have the right to information and access to knowledge through sign language. With the general objective to know the importance of Libras as a linguistic cultural artifact in the family environment of the deaf person, having as theorists the authors Strobel (2008) with linguistic and family cultural artifacts, Sacks (2010) with reports of families and deaf people showing their reality, and Gesser (2009) where she presents the importance of sign language for the knowledge and learning of the deaf person. A bibliographic methodology was used with texts, articles and books and qualitative methods such as a small questionnaire with mothers who have deaf children in the Letras Libras course, whether it is a transforming contribution in a given social and cultural reality. Finally, the results found through the parents of deaf children realize the importance of sign language in the family environment and that through communication they begin to have access and a new language learning in their family environment.
author_additional Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de
author_additionalStr Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Melgueiro, Maria Neide Gomes
title A Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo
title_short A Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo
title_full A Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo
title_fullStr A Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo
title_full_unstemmed A Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo
title_sort libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7190
_version_ 1831969986869985280
score 11.753735