/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
A Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo
This research presents Libras as a Linguistic Cultural Artifact in the Family Environment of the Deaf Subject, in which it promotes the knowledge and importance of sign language in the family environment and the relationship of the hearing family with the deaf person, where it reveals the linguis...
Autor principal: | Melgueiro, Maria Neide Gomes |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7190 |
id |
oai:localhost:prefix-7190 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-71902025-03-10T21:14:39Z A Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo Melgueiro, Maria Neide Gomes Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de http://lattes.cnpq.br/6205231136528785 Vale, Janderclei da Silva Gomes, Lívia Martins Artefato Cultural Linguístico Linguistic Cultural Artifact Libras Sujeito Surdo Ambiente Familiar Deaf Subject Family Environment CIENCIAS HUMANAS Lingua brasileira de sinais Lingua de sinais Surdos - Meios de comunicação This research presents Libras as a Linguistic Cultural Artifact in the Family Environment of the Deaf Subject, in which it promotes the knowledge and importance of sign language in the family environment and the relationship of the hearing family with the deaf person, where it reveals the linguistic cultural ignorance that involves the deaf; in addition to the struggle undertaken by the deaf community to have the right to information and access to knowledge through sign language. With the general objective to know the importance of Libras as a linguistic cultural artifact in the family environment of the deaf person, having as theorists the authors Strobel (2008) with linguistic and family cultural artifacts, Sacks (2010) with reports of families and deaf people showing their reality, and Gesser (2009) where she presents the importance of sign language for the knowledge and learning of the deaf person. A bibliographic methodology was used with texts, articles and books and qualitative methods such as a small questionnaire with mothers who have deaf children in the Letras Libras course, whether it is a transforming contribution in a given social and cultural reality. Finally, the results found through the parents of deaf children realize the importance of sign language in the family environment and that through communication they begin to have access and a new language learning in their family environment. Esta pesquisa apresenta a Libras como Artefato Cultural Linguístico no Ambiente Familiar do Sujeito Surdo, na qual promove o conhecimento e a importância da língua de sinais no ambiente familiar e a relação da família ouvinte com a pessoa surda onde revela o desconhecimento cultural linguístico que envolve o surdo; além da luta percorrida pela comunidade surda para ter direito à informação e o acesso ao conhecimento por meio da língua de sinais. Com o objetivo Geral conhecer a importância da Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar da pessoa surda tendo como teóricos os autores Strobel (2008) com artefatos culturais linguísticas e familiar, Sacks (2010) com relatos de famílias e pessoas surdas mostrando suas realidade, e Gesser (2009) onde ela apresenta a importância da língua de sinais para o conhecimento e o aprendizado da pessoa surda. Foi usada uma metodologia bibliográfica com textos, artigos e livros e métodos qualitativos como um pequeno questionário com mães que têm filhos (a) surdos que fazem o curso de Letras Libras, seja uma contribuição transformadora em determinada realidade social e cultural. Por fim, os resultados encontrados através dos pais de filhos (as) surdos perceberem a importância da língua de sinais no ambiente familiar e que através da comunicação começa ter acesso e um novo aprendizado linguístico no seu ambiente familiar. 4 Falta acessibilidade para os alunos surdos. Fazer vídeo explicação do auto depósito em Libras. Sim O passo a passo. 2023-12-05T18:41:49Z 2023-12-05T18:41:49Z 2023-07-17 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7190 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil FLET - Faculdade de Letras Manaus (AM) Letras - Libras - Licenciatura - Manaus |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Artefato Cultural Linguístico Linguistic Cultural Artifact Libras Sujeito Surdo Ambiente Familiar Deaf Subject Family Environment CIENCIAS HUMANAS Lingua brasileira de sinais Lingua de sinais Surdos - Meios de comunicação |
spellingShingle |
Artefato Cultural Linguístico Linguistic Cultural Artifact Libras Sujeito Surdo Ambiente Familiar Deaf Subject Family Environment CIENCIAS HUMANAS Lingua brasileira de sinais Lingua de sinais Surdos - Meios de comunicação Melgueiro, Maria Neide Gomes A Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo |
topic_facet |
Artefato Cultural Linguístico Linguistic Cultural Artifact Libras Sujeito Surdo Ambiente Familiar Deaf Subject Family Environment CIENCIAS HUMANAS Lingua brasileira de sinais Lingua de sinais Surdos - Meios de comunicação |
description |
This research presents Libras as a Linguistic Cultural Artifact in the Family
Environment of the Deaf Subject, in which it promotes the knowledge and
importance of sign language in the family environment and the relationship of the
hearing family with the deaf person, where it reveals the linguistic cultural ignorance
that involves the deaf; in addition to the struggle undertaken by the deaf community
to have the right to information and access to knowledge through sign language.
With the general objective to know the importance of Libras as a linguistic cultural
artifact in the family environment of the deaf person, having as theorists the authors
Strobel (2008) with linguistic and family cultural artifacts, Sacks (2010) with reports
of families and deaf people showing their reality, and Gesser (2009) where she
presents the importance of sign language for the knowledge and learning of the deaf
person. A bibliographic methodology was used with texts, articles and books and
qualitative methods such as a small questionnaire with mothers who have deaf
children in the Letras Libras course, whether it is a transforming contribution in a
given social and cultural reality. Finally, the results found through the parents of deaf
children realize the importance of sign language in the family environment and that
through communication they begin to have access and a new language learning in
their family environment. |
author_additional |
Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de |
author_additionalStr |
Oliveira, Vanessa Nascimento dos Santos de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Melgueiro, Maria Neide Gomes |
title |
A Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo |
title_short |
A Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo |
title_full |
A Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo |
title_fullStr |
A Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo |
title_full_unstemmed |
A Libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo |
title_sort |
libras como artefato cultural linguístico no ambiente familiar do sujeito surdo |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2023 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7190 |
_version_ |
1831969986869985280 |
score |
11.753735 |