Trabalho de Conclusão de Curso

A brincadeira e o desenvolvimento psicomotor de crianças na Educação Infantil em uma Escola Pública no Distrito de Pedras - Barreirinha/AM

This article is the result of concerns about the psychomotricity development process, through games and play in Early Childhood Education, important practices for teaching and learning. It aimed to analyze how play develops the child's psychomotricity in Early Childhood Education in a rural school....

ver descrição completa

Autor principal: Santana, Maurício Paz
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7212
id oai:localhost:prefix-7212
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-72122023-12-13T00:58:54Z A brincadeira e o desenvolvimento psicomotor de crianças na Educação Infantil em uma Escola Pública no Distrito de Pedras - Barreirinha/AM Santana, Maurício Paz Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira http://lattes.cnpq.br/8874787175007937 Soares, Maria das Graças Pereira http://lattes.cnpq.br/2176422240033123 Martins, Kézia Simeia Barbosa da Silva http://lattes.cnpq.br/9887743290929524 GPC - Grupo de Pesquisa Canoa Psicomotricidade Educação do Campo Educação Infantil Jogos e Brincadeiras CIENCIAS HUMANAS Aprendizagem motora Desempenho psicomotor Jogos educativos This article is the result of concerns about the psychomotricity development process, through games and play in Early Childhood Education, important practices for teaching and learning. It aimed to analyze how play develops the child's psychomotricity in Early Childhood Education in a rural school. Playing with a view to the development of psychomotricity helps the child to excel in physical activities, allowing physical, cognitive, affective development, in addition to socialization with classmates and the basic principles of rules of conduct. This article is based on studies by Vygotsky (1991), Almeida (2019), Fonseca (2008), Kishimoto (2005). The study has a qualitative and descriptive approach based on observation and an interview with a teacher at a rural school in the municipality of Barreirinha-AM. The results state that psychomotor development stimulates the child's learning process, as games are an important form of communication between children, it is through these that children produce knowledge, develop reasoning skills, autonomy and creativity. It is concluded that there is a greater participation of children in traditional games, and the teacher has the necessary knowledge to work with the ludic, in which it is a facilitating development at the time of learning, such as, for example, personal, social and cultural development, however to Quality and enjoyable learning requires a suitable environment for innovative activities and resource materials in the countryside school. O presente artigo resulta de inquietações sobre o processo de desenvolvimento da psicomotricidade, por meio de jogos e brincadeira na Educação Infantil, as práticas importantes para ensino aprendizagem. Teve como objetivo analisar quão a brincadeira desenvolve a psicomotricidade da criança na Educação Infantil em uma escola do campo. A brincadeira com vistas ao desenvolvimento da psicomotricidade ajuda a criança a se destacar nas atividades físicas, permitindo o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, além da socialização com os colegas de classe e os princípios básicos das regras de conduta. Este artigo fundamenta-se nos estudos de Vygotsky (1991), Almeida (2019), Fonseca (2008), Kishimoto (2005). O estudo é de abordagem qualitativa e de natureza descritiva com base na observação e na entrevista realizada com a professora de uma escola do campo no munícipio de Barreirinha-AM. Os resultados afirmam que o desenvolvimento psicomotor estimula no processo de aprendizagem da criança, pois as brincadeiras são uma importante forma de comunicação entre as crianças, é por meio destas que as crianças produzem conhecimentos, desenvolvem habilidades de raciocínio, autonomia e criatividade. Conclui-se que ocorre maior participação das crianças em brincadeiras tradicionais, e a professora tem o conhecimento necessário para trabalhar o lúdico, no qual é um desenvolvimento facilitador na hora da aprendizagem, como por exemplo, desenvolvimento pessoal, social e cultural, no entanto para uma aprendizagem de qualidade e prazerosa precisasse de um ambiente adequado, para as atividades inovadoras e materiais de recursos na escola do campo. 3 por enquanto melhorar essas coisas que eu citei e fazer mais divulgação do site RIU, eu vim conhecer agora e sem nenhuma ajuda eu estou me virando aqui. Sim Algumas de ajuda elas estão um pouco sem cor, como no CNPq, currículo latte é difícil de encontra dos professores, as vezes da erro e tem que ficar tentando várias vezes. 2023-12-13T00:57:39Z 2023-12-13T00:57:39Z 2023-07-12 Trabalho de Conclusão de Curso SANTANA, Maurício Paz. A brincadeira e o desenvolvimento psicomotor de crianças na educação infantil em uma escola pública no Distrito de Pedras - Barreirinha/AM. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia)- Universidade Federal do Amazonas, Parintins, 2023 http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7212 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Pedagogia - Licenciatura - Parintins
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Psicomotricidade
Educação do Campo
Educação Infantil
Jogos e Brincadeiras
CIENCIAS HUMANAS
Aprendizagem motora
Desempenho psicomotor
Jogos educativos
spellingShingle Psicomotricidade
Educação do Campo
Educação Infantil
Jogos e Brincadeiras
CIENCIAS HUMANAS
Aprendizagem motora
Desempenho psicomotor
Jogos educativos
Santana, Maurício Paz
A brincadeira e o desenvolvimento psicomotor de crianças na Educação Infantil em uma Escola Pública no Distrito de Pedras - Barreirinha/AM
topic_facet Psicomotricidade
Educação do Campo
Educação Infantil
Jogos e Brincadeiras
CIENCIAS HUMANAS
Aprendizagem motora
Desempenho psicomotor
Jogos educativos
description This article is the result of concerns about the psychomotricity development process, through games and play in Early Childhood Education, important practices for teaching and learning. It aimed to analyze how play develops the child's psychomotricity in Early Childhood Education in a rural school. Playing with a view to the development of psychomotricity helps the child to excel in physical activities, allowing physical, cognitive, affective development, in addition to socialization with classmates and the basic principles of rules of conduct. This article is based on studies by Vygotsky (1991), Almeida (2019), Fonseca (2008), Kishimoto (2005). The study has a qualitative and descriptive approach based on observation and an interview with a teacher at a rural school in the municipality of Barreirinha-AM. The results state that psychomotor development stimulates the child's learning process, as games are an important form of communication between children, it is through these that children produce knowledge, develop reasoning skills, autonomy and creativity. It is concluded that there is a greater participation of children in traditional games, and the teacher has the necessary knowledge to work with the ludic, in which it is a facilitating development at the time of learning, such as, for example, personal, social and cultural development, however to Quality and enjoyable learning requires a suitable environment for innovative activities and resource materials in the countryside school.
author_additional Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira
author_additionalStr Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Santana, Maurício Paz
title A brincadeira e o desenvolvimento psicomotor de crianças na Educação Infantil em uma Escola Pública no Distrito de Pedras - Barreirinha/AM
title_short A brincadeira e o desenvolvimento psicomotor de crianças na Educação Infantil em uma Escola Pública no Distrito de Pedras - Barreirinha/AM
title_full A brincadeira e o desenvolvimento psicomotor de crianças na Educação Infantil em uma Escola Pública no Distrito de Pedras - Barreirinha/AM
title_fullStr A brincadeira e o desenvolvimento psicomotor de crianças na Educação Infantil em uma Escola Pública no Distrito de Pedras - Barreirinha/AM
title_full_unstemmed A brincadeira e o desenvolvimento psicomotor de crianças na Educação Infantil em uma Escola Pública no Distrito de Pedras - Barreirinha/AM
title_sort brincadeira e o desenvolvimento psicomotor de crianças na educação infantil em uma escola pública no distrito de pedras - barreirinha/am
publisher Brasil
publishDate 2023
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7212
_version_ 1787225644593053696
score 11.653393