Trabalho de Conclusão de Curso

Realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos Iniciais do ensino fundamental

The objective of this study was to investigate the reality experienced by Physical Education teachers in their pedagogical practices in the initial years of elementary school, in state schools in the public education network in the city of Parintins - AM. The sample was formed by a group of 10...

ver descrição completa

Autor principal: Barbosa, Tainara Batista
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2024
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7352
id oai:localhost:prefix-7352
recordtype dspace
spelling oai:localhost:prefix-73522025-03-10T21:14:37Z Realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos Iniciais do ensino fundamental Barbosa, Tainara Batista Nascimento, Roseane Oliveira do http://lattes.cnpq.br/4653931476593854 Trindade, Patrícia dos Santos Gadelha, Hélida Roseline Cardoso Educação Física Práticas Pedagógicas Anos Iniciais Ensino Fundamental LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Educação física para crianças Professores de educação física The objective of this study was to investigate the reality experienced by Physical Education teachers in their pedagogical practices in the initial years of elementary school, in state schools in the public education network in the city of Parintins - AM. The sample was formed by a group of 10 (ten) teachers of both sexes, aged between 31 and over 50 years old. As an instrument, we used a questionnaire for teachers composed of open and semi-open questions regarding: the socioeconomic and cultural profile; academic education; professional experience and teaching experience in elementary education. Through the questionnaire, teachers reported that the reality of state public schools in the Municipality of Parintins-AM is challenging, there are numerous factors that affect the effectiveness of Physical Education classes, making teachers feel dissatisfied regarding their pedagogical practices. Based on the findings, it was possible to achieve the objectives of this study, as the results showed that it was possible to understand the reality that teachers in the initial years of elementary education in the public schools investigated in the state network of Parintins-AM face in the face of their pedagogical practices. Keywords: Physical Education; Pedagogical practices; Early Years; Elementary School. O objetivo deste estudo foi investigar a realidade vivenciada pelos professores(as) de Educação Física em suas práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental, das escolas estaduais da rede pública de ensino da cidade de Parintins - AM. A amostra foi formada por um grupo de 10(dez) professores(as) de ambos os sexos, na faixa etária entre 31 e acima de 50 anos. Utilizamos como instrumento um questionário destinado aos professores(as) composto por perguntas abertas e semiabertas referentes sobre: o perfil socioeconômico e cultural; formação acadêmica; experiência profissional e sobre a atuação docente no ensino fundamental. Por meio do questionário os professores(as) relataram que a realidade das escolas públicas estaduais no Município de Parintins-AM é desafiadora, são inúmeros fatores que afetam a efetividade das aulas de Educação Física, fazendo com que os professores(as) se sintam insatisfeitos diante suas práticas pedagógicas. A partir dos achados, foi possível atingir os objetivos deste estudo, pois os resultados evidenciaram que foi possível compreender a realidade que os professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas investigadas da rede estadual de Parintins-AM, enfrentam diante suas práticas pedagógicas. Palavras-chave: : Educação Física; Práticas Pedagógicas; Anos Iniciais; Ensino Fundamental. 3 Não 2024-01-29T23:43:19Z 2024-01-29T23:43:19Z 2023-11-03 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7352 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Educação Física - Licenciatura - Parintins
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas
collection RI-UFAM
language por
topic Educação Física
Práticas Pedagógicas
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Educação física para crianças
Professores de educação física
spellingShingle Educação Física
Práticas Pedagógicas
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Educação física para crianças
Professores de educação física
Barbosa, Tainara Batista
Realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos Iniciais do ensino fundamental
topic_facet Educação Física
Práticas Pedagógicas
Anos Iniciais
Ensino Fundamental
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Educação física para crianças
Professores de educação física
description The objective of this study was to investigate the reality experienced by Physical Education teachers in their pedagogical practices in the initial years of elementary school, in state schools in the public education network in the city of Parintins - AM. The sample was formed by a group of 10 (ten) teachers of both sexes, aged between 31 and over 50 years old. As an instrument, we used a questionnaire for teachers composed of open and semi-open questions regarding: the socioeconomic and cultural profile; academic education; professional experience and teaching experience in elementary education. Through the questionnaire, teachers reported that the reality of state public schools in the Municipality of Parintins-AM is challenging, there are numerous factors that affect the effectiveness of Physical Education classes, making teachers feel dissatisfied regarding their pedagogical practices. Based on the findings, it was possible to achieve the objectives of this study, as the results showed that it was possible to understand the reality that teachers in the initial years of elementary education in the public schools investigated in the state network of Parintins-AM face in the face of their pedagogical practices. Keywords: Physical Education; Pedagogical practices; Early Years; Elementary School.
author_additional Nascimento, Roseane Oliveira do
author_additionalStr Nascimento, Roseane Oliveira do
format Trabalho de Conclusão de Curso
author Barbosa, Tainara Batista
title Realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos Iniciais do ensino fundamental
title_short Realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos Iniciais do ensino fundamental
title_full Realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos Iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos Iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos Iniciais do ensino fundamental
title_sort realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental
publisher Brasil
publishDate 2024
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7352
_version_ 1831970024621867008
score 11.755432