/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso
Realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos Iniciais do ensino fundamental
The objective of this study was to investigate the reality experienced by Physical Education teachers in their pedagogical practices in the initial years of elementary school, in state schools in the public education network in the city of Parintins - AM. The sample was formed by a group of 10...
Autor principal: | Barbosa, Tainara Batista |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brasil
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7352 |
id |
oai:localhost:prefix-7352 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:localhost:prefix-73522025-03-10T21:14:37Z Realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos Iniciais do ensino fundamental Barbosa, Tainara Batista Nascimento, Roseane Oliveira do http://lattes.cnpq.br/4653931476593854 Trindade, Patrícia dos Santos Gadelha, Hélida Roseline Cardoso Educação Física Práticas Pedagógicas Anos Iniciais Ensino Fundamental LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Educação física para crianças Professores de educação física The objective of this study was to investigate the reality experienced by Physical Education teachers in their pedagogical practices in the initial years of elementary school, in state schools in the public education network in the city of Parintins - AM. The sample was formed by a group of 10 (ten) teachers of both sexes, aged between 31 and over 50 years old. As an instrument, we used a questionnaire for teachers composed of open and semi-open questions regarding: the socioeconomic and cultural profile; academic education; professional experience and teaching experience in elementary education. Through the questionnaire, teachers reported that the reality of state public schools in the Municipality of Parintins-AM is challenging, there are numerous factors that affect the effectiveness of Physical Education classes, making teachers feel dissatisfied regarding their pedagogical practices. Based on the findings, it was possible to achieve the objectives of this study, as the results showed that it was possible to understand the reality that teachers in the initial years of elementary education in the public schools investigated in the state network of Parintins-AM face in the face of their pedagogical practices. Keywords: Physical Education; Pedagogical practices; Early Years; Elementary School. O objetivo deste estudo foi investigar a realidade vivenciada pelos professores(as) de Educação Física em suas práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental, das escolas estaduais da rede pública de ensino da cidade de Parintins - AM. A amostra foi formada por um grupo de 10(dez) professores(as) de ambos os sexos, na faixa etária entre 31 e acima de 50 anos. Utilizamos como instrumento um questionário destinado aos professores(as) composto por perguntas abertas e semiabertas referentes sobre: o perfil socioeconômico e cultural; formação acadêmica; experiência profissional e sobre a atuação docente no ensino fundamental. Por meio do questionário os professores(as) relataram que a realidade das escolas públicas estaduais no Município de Parintins-AM é desafiadora, são inúmeros fatores que afetam a efetividade das aulas de Educação Física, fazendo com que os professores(as) se sintam insatisfeitos diante suas práticas pedagógicas. A partir dos achados, foi possível atingir os objetivos deste estudo, pois os resultados evidenciaram que foi possível compreender a realidade que os professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas investigadas da rede estadual de Parintins-AM, enfrentam diante suas práticas pedagógicas. Palavras-chave: : Educação Física; Práticas Pedagógicas; Anos Iniciais; Ensino Fundamental. 3 Não 2024-01-29T23:43:19Z 2024-01-29T23:43:19Z 2023-11-03 Trabalho de Conclusão de Curso http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7352 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ Brasil ICSEZ - Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Parintins) Parintins (AM) Educação Física - Licenciatura - Parintins |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
RI-UFAM |
language |
por |
topic |
Educação Física Práticas Pedagógicas Anos Iniciais Ensino Fundamental LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Educação física para crianças Professores de educação física |
spellingShingle |
Educação Física Práticas Pedagógicas Anos Iniciais Ensino Fundamental LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Educação física para crianças Professores de educação física Barbosa, Tainara Batista Realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos Iniciais do ensino fundamental |
topic_facet |
Educação Física Práticas Pedagógicas Anos Iniciais Ensino Fundamental LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Educação física para crianças Professores de educação física |
description |
The objective of this study was to investigate the reality experienced by Physical
Education teachers in their pedagogical practices in the initial years of elementary
school, in state schools in the public education network in the city of Parintins -
AM. The sample was formed by a group of 10 (ten) teachers of both sexes, aged
between 31 and over 50 years old. As an instrument, we used a questionnaire for
teachers composed of open and semi-open questions regarding: the socioeconomic
and cultural profile; academic education; professional experience and teaching
experience in elementary education. Through the questionnaire, teachers reported
that the reality of state public schools in the Municipality of Parintins-AM is
challenging, there are numerous factors that affect the effectiveness of Physical
Education classes, making teachers feel dissatisfied regarding their pedagogical
practices. Based on the findings, it was possible to achieve the objectives of this
study, as the results showed that it was possible to understand the reality that
teachers in the initial years of elementary education in the public schools
investigated in the state network of Parintins-AM face in the face of their
pedagogical practices.
Keywords: Physical Education; Pedagogical practices; Early Years; Elementary
School. |
author_additional |
Nascimento, Roseane Oliveira do |
author_additionalStr |
Nascimento, Roseane Oliveira do |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso |
author |
Barbosa, Tainara Batista |
title |
Realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos Iniciais do ensino fundamental |
title_short |
Realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos Iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos Iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos Iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos Iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
realidade vivida pelos professores de educação física em suas práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2024 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7352 |
_version_ |
1831970024621867008 |
score |
11.755432 |